Caruru é planta usada em alimentos e de forma medicinal

Inicio » Agricultura » Caruru é planta usada em alimentos e de forma medicinal
11/04/2019 Por
Caruru é planta usada em alimentos e de forma medicinal

O caruru é uma planta conhecida pelo uso na culinária e de forma medicinal

O caruru é uma espécie de planta muito comum em diferentes partes do Brasil. Assim, seu cultivo é voltado principalmente para o uso culinário e medicinal, oferecendo melhorias importantes para o corpo e garantindo o seu bom funcionamento.

As folhas de caruru são consideradas muito versáteis, pois se adaptam facilmente a diferentes situações climáticas. Além disso, é considerada por muitos como uma planta invasora, e costuma surgir repentinamente em diferentes tipos de plantação. 

Caruru recebendo sol, pronto para ser utilizado

O que é caruru?

Caruru é uma espécie de planta muito conhecida, especialmente dentro da culinária brasileira. No Nordeste do país, a erva também é conhecida como bredo, e é utilizada em diferentes pratos da culinária local; atraindo turistas e amantes do seu sabor. No entanto, também há pratos típicos dessa região do país que, mesmo sem contar com a planta entre os seus ingredientes, também levam o nome de caruru. 

O caruru também tem função significativa quando usado de forma medicinal, pois tem utilidade no combate direto a infecções do organismo de um indivíduo. Além disso, a erva é um ótima aliada no fortalecimento dos ossos, ajudando a evitar doenças como a osteoporose, por exemplo.

As folhas dessa erva podem ser usadas de diferentes maneiras, sempre de acordo com a necessidade de quem irá consumi-la; e seu consumo pode ser feito em forma de folha ou até mesmo de grão. Entre os principais alimentos feitos com o caruru, estão:

  • Saladas
  • Molhos
  • Refogados
  • Massas
  • Pães

Quando acrescentado na composição de receitas, elas se tornam mais ricas e com valor nutricional mais elevado, tendo o poder de oferecer mais qualidade de vida para quem consome o prato; no longo prazo.

Por ser considerada uma planta considerada versátil e que se adapta bem aos diferentes climas presentes no país, a planta pode ser cultivada em diferentes regiões com tranquilidade. Todavia, a sua presença costuma ser maior na região Nordeste, em cidades diversas de estados como Bahia e Pernambuco.

Por ser vista, por muitos, como uma planta inoportuna – já que é comum que invada plantios dos mais variados – há partes do país que costumam tentar evitar ao máximo o surgimento da planta; mesmo sabendo das suas muitas possibilidades de uso. 

Planta caruru sendo segurada

Benefícios do caruru

Os benefícios e propriedades da planta caruru são muitos e, por isso, a planta é considerada indispensável para muitos. Além de conter as vitaminas A, B1 e C, a erva destaca importantes nutrientes como o cálcio, ferro e potássio. Em regiões menores, onde o contato com a medicina é relativamente menor, é comum a automedicação com a planta caruru.

O bredo, como também é conhecida a planta, é dividido dentro de duas classes: amaranthus viridis e amaranthus spinosus. As duas espécies são diferenciadas pela presença de espinhos ou não em seu corpo, o que influencia diretamente no seu consumo.

Alimentar-se da amaranthus spinosus deve exigir um pouco de atenção, pois, consumi-la com frequência pode trazer efeitos prejudiciais a saúde humana. Isso porque ela possui substâncias nefrotóxicas (ou seja, tóxicas para os rins), e a ingestão exagerada pode causar problemas. 

Origem do caruru

A planta caruru é conhecida por ser de origem africana. Durante a época da colonização do Brasil, os escravos que vinham do continente africano para a América do Sul traziam consigo as receitas de alimentos produzidos com a erva.

Atualmente, alimentos preparados com a planta são tradicionais em diferentes estados brasileiros, como a Bahia. Com isso, receitas que levam a planta na receita ou que têm o seu nome se tornaram muito populares, e inclusive atraem turistas em busca de pratos típicos da região. 

Durante longos anos, pratos feitos com caruru eram servidos como acompanhamento de outros alimentos, como arroz, por exemplo. Hoje, o prato é feito da maneira mais original possível, assim como os africanos faziam; com quiabo, pimenta, camarão e azeite de dendê na mistura de ingredientes. 

Caruru vegano

Os diferentes pratos de caruru são conhecidos, principalmente, pela presença de camarão – um fruto do mar extremamente característico e conhecido por seu ótimo sabor. Todavia, veganos não comem alimentos que tenham animais e, com isso, a criação de pratos como o caruru vegano tornou-se importante para atrair diferentes públicos para esse tipo de receita. Entre os principais pratos de caruru voltados para o público vegano, podemos citar:

    1. Caruru com tofu
    2. Caruru com gengibre
    3. Caruru com farinha de castanhas

A criação da culinária vegana é importante para a inclusão de diferentes alimentos na vida das pessoas. Além disso, a existência desse tipo de prato em diferentes partes do Brasil incentiva, ainda mais, o turismo e o conhecimento de diferentes culinárias dessa cultura para todos. 

Importância do caruru na agricultura

Por ser uma planta que surge de forma natural, a sua aparição em plantações pode significar que um ambiente está totalmente fértil e pronto para receber diferentes tipos de cultivo. Além disso, pode ser uma ótima opção para pequenos agricultores que necessitem de renda extra, que podem “se livrar”das plantas invasoras as vendendo para mercados regionais.

Em regiões urbanas, a erva pode ser vendida facilmente; uma vez que essas cidades, diferentes das zonas rurais, não registram o surgimento da planta com frequência. Por isso, em populares casas da região Norte, a procura pelo caruru é alta.

Com o crescimento da indústria alimentícia, cada vez mais pessoas estão interessadas por diferentes tipos de alimentos; a fim de conhecer outras culturas regionais e até incluí-las na dieta do dia a dia. Desse modo, o caruru é apenas um dos pratos que ganha força fora de seu estado de origem.

Cururu surgindo no solo, próximo as pedras

Mesmo surgindo de maneira natural e sem a necessidade de qualquer incentivo para que apareça, agricultores podem também intensificar a produção da planta. Isso porque, por ser uma planta popular e com grande demanda, o seu cultivo pode gerar lucros. Além disso, os agricultores que cultivam a planta também podem usá-la como alimento dentro do seu próprio lar.

Fica claro, portanto, que o caruru é uma planta muito versátil e importante para a composição de diferentes alimentos – além de servir de maneira medicinal como auxiliar no combate a infecções do organismo e até problemas hepáticos. 

One Reply to “Caruru é planta usada em alimentos e de forma medicinal”

  • Emanoeltadeudutra disse:

    Aqui na região que eu moro tem de mais no meio das lavouras de café nos quintais no meu é o puro tem dos dois tipos aqui é conhecido como cariru bravo e branco bravo o que contém espinhos

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo