Carvalho é nome comum dado a mais de 600 espécies

Inicio » Agronegócio » Carvalho é nome comum dado a mais de 600 espécies
27/09/2020 Por
Carvalho é nome comum dado a mais de 600 espécies

A árvore nativa do hemisfério norte inclui espécies que podem ser perenes ou não, sendo o carvalho utilizado na produção de móveis. Ele é muito utilizado para a maturação e envelhecimento do vinho, na vitivinicultura. É fabricado um barril com a madeira da árvore, onde é depositada a bebida por anos, até que o seu sabor fique em harmonia com as notas amadeiradas.

Do mesmo modo, é apreciado pela carpintaria, resultando em móveis belíssimos. No entanto, o carvalho inclui mais de 600 espécies que podem  ser diferentes e isso pode influenciar no uso da madeira.

carvalho

O que é carvalho?

A árvore carvalho é uma espécie vegetal, cujo uso inicial era para a fabricação de canoas. Mas o que é carvalho?

É uma árvore pertencente ao gênero Quercus e também Lithocarpus. O significado de carvalho está relacionado ao nome de uma cidade na Espanha, cujo sentido é “forte”, devido à dureza da madeira. Apesar de seu lenho ser resistente, o carvalho oferece uma madeira muito apreciada pela carpintaria, pois é fácil de ser moldada.

A árvore possui grande porte, chegando a existir alguns exemplares com até 40 metros de diâmetro e chegando a 45 metros de altura. É uma árvore longeva e, por este motivo, existem exemplares tão magníficos, os quais podem ter a idade de 700 anos.

No entanto, acredita-se que o tempo do ciclo de vida do carvalho tangencia os mil anos. O carvalho possui raiz pivotante, a qual fixada no solo permite grande estabilidade.

A árvore é comum de climas temperados e, por este motivo, pode se desenvolver bem em regiões do sul do Brasil. A sua origem é europeia, a qual possuía grandes áreas contendo a espécie. Entretanto, o desenvolvimento urbano modificou a paisagem de tal forma que se tornou difícil encontrar florestas de carvalho semelhantes.

Características do carvalho

As suas folhas possuem formatos característicos lobadas, as quais protegem o fruto, mas não são modificadas em pétalas. Logo, a flor é cilíndrica e não possui pétalas.

O carvalho pode cruzar entre diferentes espécies na natureza, formando híbridos e os mais distintos tipos de carvalho. E por este motivo existem diversas espécies da planta conhecidas em todo o planeta. Logo, a folha pode ser diferente e o seu meio de adaptação ao ambiente também.

Existem espécies perenes e outras que perdem as suas folhas no outono, entre outras características. O fruto do carvalho é chamado de bolota e serve de alimento para alguns animais que costumam alimentar-se de nozes, como os esquilos. Cada fruto contém apenas uma semente, e são frutos não carnosos, lembrando uma noz.

A partir do fruto, é possível reproduzir a espécie. No entanto, é importante saber como plantar carvalho adequadamente para que a criação da espécie seja bem-sucedida.

Quando germinado, dá origem ao que chamamos de plântulas, e nas condições ideais de luz, calor e disponibilidade hídrica, ele vai crescer e se desenvolver. Entretanto, o carvalho começa a sua produção de sementes apenas aos 50 anos depois de sua germinação.

carvalho

O carvalho e a história

O carvalho foi uma árvore de grande importância para povos antigos como os gregos, bem como para os povos germânicos. Para eles, a árvore era considerada um deus. Durante a cristianização da Germânia, houve um fato simbólico em que um carvalho sagrado fora utilizado na construção de um templo.

O carvalho era utilizado por muitos povos, abrigando-os à sua sombra para reuniões e lazer. Desta forma, muitos países europeus a utilizam como símbolo de sua nação. O pintor francês Gustave Courbet realizou uma de suas mais famosas obras, O Grande Carvalho, durante o movimento realista francês.

A utilização do carvalho

É muito utilizado na construção de barcos. Isso ocorre devido à sua característica marcante de grande impermeabilidade e também para fabricação de barris de vinho. Muitos elementos da construção civil utilizavam ou ainda utilizam a madeira que é sinônimo de requinte e sofisticação.

O carvalho branco também é muito utilizado, sendo apreciado para móveis de alto valor agregado. O carvalho também é utilizado para a produção de instrumentos musicais, além de existirem diversas esculturas na madeira de carvalho.

As bolotas do carvalho branco costumam ter sabor mais doce do que as do vermelho, sendo consumidas em maior quantidade por animais. A árvore, apesar de suas diversas utilizações, permite que seu fruto seja consumido a partir de seu cozimento ou da fabricação de farinhas, entretanto, o seu uso tem sido menor a cada ano.

Na Coreia, o fruto costumava ser utilizado para a fabricação de doces. Os animais suínos têm o costume de alimentar-se da iguaria na região da Espanha.

carvalho

Valores nutricionais do carvalho

O fruto do carvalho possui muitos compostos que são importantes do ponto de vista nutricional. Possui em sua composição proteínas, óleos, carboidratos, além de nutrientes e vitaminas.

O óleo presente na bolota é uma gordura monoinsaturada, que atua retirando radicais livres das células a partir de sua ação antioxidante. Desta forma, o óleo pode ser extraído para consumo, trazendo diversos benefícios para o consumidor.

Os principais benefícios em consumir o óleo desse fruto são a prevenção contra o câncer e contra doenças cardíacas, pois ele age impedindo a obstrução de vasos sanguíneos pelo controle do colesterol ruim.

Deste modo, doenças como arteriosclerose e acidentes vasculares cerebrais, bem como o mal de Alzheimer, podem ser evitadas. A sua ação antioxidante ajuda também na saúde da pele e, dele, podem ser extraídos óleos naturais de massagem para uso na pele.

O fruto também é fonte muito rica de cálcio e fósforo, o que permite o fortalecimento dos ossos e unhas, também auxiliando no desempenho muscular ao realizar exercícios físicos. No entanto, a dieta com as bolotas deve ser feita de maneira complementar a uma dieta saudável que possua outras fontes desses nutrientes e proteínas.

Existem diversas espécies da árvore, sendo que as mais conhecidas são o  vermelho americano, o lusitano e o sobreiro, o qual possui um súber lenhoso também muito utilizado na produção de embarcações. O carvalho é uma árvore de beleza exuberante e que possui muitas curiosidades a seu respeito, acompanhando diversas gerações.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo