Castanha do Brasil é altamente nutritiva e ajuda na prevenção de câncer

Inicio » Agronegócio » Castanha do Brasil é altamente nutritiva e ajuda na prevenção de câncer
22/09/2020 Por
Castanha do Brasil é altamente nutritiva e ajuda na prevenção de câncer

Castanha do Brasil contém elevado teor de proteína e minerais benéficos para a saúde. Uma das árvores mais altas das matas brasileiras é a castanheira, que dá origem ao fruto oleaginoso, sendo sua semente chamada de castanha do Brasil.

A árvore da castanha do Brasil pode chegar a medir de 30 a 50 metros de altura, e pode viver mais de 500 anos.

castanha do Brasil é uma fruta nativa vinda da castanheira

O que é castanha do Brasil?

De nome científico Bertholletia excelsa, fruto do extrativismo, essa castanha é categorizada como fruta nativa, vinda da castanheira. Oficialmente chamado de castanha do Brasil, como é conhecido mundo a fora – Brazil nut, teve seu nome alterado pelo Ministério da Agricultura (MAPA) em 1976.
Em terras brasileiras, é mais conhecido como castanha do Pará, ou até castanha do Acre, tocari e tururi.

A maior parte da produção brasileira se concentra no Norte do país, onde pode ser consumida in natura logo após ser colhida. Contudo, seu sabor logo ao sair do pé é diferente do que a maioria de nós conhece.

Mas não existe castanha do Brasil só no Brasil. Em outros países da América Latina, a produção dessa fruta também se destaca, como no Peru e na Bolívia, onde é chamada de nuez del Brasil ou nuez amazónica. Aliás, a Bolívia é o principal exportador de castanha do mundo.
Contudo, aqui no Brasil,  Amazonas, Acre e Pará são os principais produtores da castanha.

Benefícios da castanha do Brasil

Altamente nutritiva, para se ter uma ideia, duas castanhas equivalem ao valor nutritivo de um ovo. Contém cerca de 18% de proteína e ainda mineiras como potássio, fósforo, selênio, ferro e zinco. O selênio presente na castanha ajuda na prevenção de alguns tipos de câncer, como de mama, e ainda atua na redução dos níveis de colesterol.
Porém, não exagere, a recomendação é não ultrapassar a ingestão de 3 castanhas ao dia. Ademais, faça bom proveito dessa fruta nativa!

Além dos benefícios para a saúde, ainda pode ser uma fonte de renda interessante, tendo em vista a procura crescente por alimentos saudáveis. Em algumas comunidades amazônicas é, inclusive, a única fonte de renda.

Também ganhando cada vez mais espaço na culinária, a castanha é muito utilizada para fazer doces e bolos, e seu óleo pode ser utilizado semelhante ao azeite de oliva. E, ainda, com a prensagem da amêndoa no processo de extração do óleo é obtida a farinha e o farelo.

castanha do Brasil é altamente nutritiva

Abaixo, uma dica para utilizar a castanha:

Salada de Morango com castanhas do Brasil

Você vai precisar de 50 gramas de castanha do Brasil; 4 folhas de alface; 1 abacate; 300 gramas de morangos;
para reabastecer: 1 colher de sopa de suco de limão e mel; 50 gramas azeite de oliva; 0,5 colheres de sopa de açúcar.
No preparo, deve misturar os primeiros ingredientes para o recheio e leve a geladeira.

Em seguida, lave as folhas de alface para colocá-las no fundo de um recipiente. Corte o abacate ao meio, retire o caroço e corte o abacate em pedaços menores e corte também os morangos. Disponha os pedaços do abacate no recipiente em cima da alface e em seguida os morangos por cima. Ao final, amasse um pouco a castanha do Brasil e polvilhe na salada.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo