Castanheira é uma árvore de grande porte muito comum em Portugal

Inicio » Agricultura » Castanheira é uma árvore de grande porte muito comum em Portugal
27/09/2020 Por
Castanheira é uma árvore de grande porte muito comum em Portugal

A castanheira portuguesa é uma das espécies de castanheira existentes e que produz um fruto saboroso. O consumo de castanhas é bastante comum tanto no Brasil, como em diversos outros países. Isso porque a castanheira produz frutos com importantes valores nutricionais e que agradam o paladar do público consumidor.

Assim como a castanheira portuguesa em Portugal, no Brasil temos diversas espécies nativas como a castanha de caju, as quais são consumidas por países como os Estados Unidos. Entretanto, muitos outros produtores dessas iguarias são líderes no ranking, como a China.

Castanheira

O que é castanheira?

Castanheira é uma árvore cujo fruto abriga a semente, conhecida como castanha. É uma angiosperma e existem diferentes espécies, as quais em sua maioria são de grande porte. No Brasil existe a castanheira do Pará, a castanha de caju, a macadâmia, nozes, pistache, amêndoas e avelã.

Cada uma das castanheiras do Brasil tem propriedades semelhantes e muitos benefícios para a saúde. A castanheira planta é conhecida desde os tempos em que o homem desenvolveu os primeiros instrumentos para quebra de nozes, caça e coleta de alimentos.

Apesar de muito semelhantes, o modo de cultivo das plantas pode ser diferente e as suas adaptações aos climas também. A planta desse tipo que melhor se adapta a qualquer tipo de clima, seja ele temperado, tropical, subtropical ou mediterrâneo, é a castanheira portuguesa, ou lusitana.

Outra espécie muito peculiar da Amazônia brasileira é a castanheira do Brasil, a qual pode atingir 60 metros de altura e já foi um dos principais produtos do extrativismo da região. As castanhas são oleaginosas e contribuem de forma benéfica para a saúde de seus consumidores.

Como plantar castanheira?

Há muitos modos de como plantar castanheira. Elas podem ser cultivadas a partir de sementes ou de mudas. O local ideal deve ter uma grande oferta luminosa e bom espaço, visto que a castanheira é uma árvore de grande porte.

O solo deve ser bem drenado, de preferência. Por este motivo, terrenos inclinados são uma alternativa. São plantas que se desenvolvem bem em solos ácidos, logo, não se faz necessário a regulação frequente do seu pH.

São plantas mais rústicas, resistentes, então, quando são cultivadas a partir da semente, necessitam de boa disponibilidade hídrica apenas para germinar. Aconselha-se que seja feita a germinação da planta em um vaso e depois este seja transplantado para o solo. Isso evita que a semente seja predada por animais, mantendo-a segura.

Para transplantar a muda da árvore castanheira para o solo, deve-se cavar uma cova com 10 centímetros de profundidade e a planta deve ser colocada juntamente à terra que já está no vaso, sem expor a raiz. Ao ser colocada no solo, não se deve compactar a terra ao seu redor, permitindo que a raiz possa se acomodar e respirar.

É uma planta que se desenvolve bem e precisa de espaço para seu crescimento. Logo, deve-se evitar plantar a castanheira próximo a outras árvores em pomares, pois ela pode prejudicar as outras espécies.

Castanheira

Castanheira de Pera, a comunidade portuguesa

Castanheira de Pera é uma comunidade localizada no centro de Portugal, que possui cerca de 1300 habitantes. A cidade que abriga a comunidade é a Província de Beira Litoral, a qual possui grande centro histórico.

Em Castanheira de Pera existe a Praia de Rocas, um lugar lindo que é ponto turístico preferido por muitos turistas.

Frutos da castanheira

O fruto da castanheira é a castanha e ela varia conforme a espécie. Eles podem levar mais de um ano para amadurecer. Algumas castanheiras, como a castanheira do Brasil, podem produzir 24 castanhas por fruto. Já outras, como a castanha portuguesa, podem produzir no máximo 2 castanhas por fruto. São saborosos e muito nutritivos.

As castanhas podem variar nos teores de óleos e gorduras polinsaturadas como o ômega 6. Alguns tipos de castanheira produzem frutos com maior teor de amidos. Essas propriedades, bem como a proteína e as vitaminas presentes na castanha, são muito benéficas para o organismo.

Castanheira

Benefícios do consumo de castanhas

As castanhas provenientes da planta castanheira têm propriedades antioxidantes que ajudam na prevenção contra o câncer. A gordura poliinsaturada ajuda a reduzir os radicais livres e isso implica na manutenção da saúde das células. Evitando o envelhecimento celular e a mutação, evita a formação de tumores.

Também previne o desenvolvimento de doenças cardiovasculares como a arteriosclerose, acidentes vasculares cerebrais, reduz a pressão arterial e os riscos de infarto. São fontes de vitamina C, que auxiliam na imunidade, e também são ricas nutrientes importantes para os ossos e que evitam a fadiga muscular.

As proteínas são uma grande fonte de aminoácidos essenciais, os quais devem ser incluídos na dieta alimentar diária se possível. São utilizados para produção de leites vegetais, alimentos, doces, salgados.

São deliciosos e muito utilizados nas atividades de confeitaria, como sendo aplicada na torta tradicional Marta Rocha, bem como doces como camafeus e também brigadeiros gourmet. Esses frutos são sofisticados e custam cerca de R$14,00 reais por 100 gramas.

A castanheira é fonte de madeira para a elaboração de artefatos de madeira e móveis. No Brasil, era explorada como recurso vegetal, e devido ao comércio desenfreado da madeira dessa árvore o governo viu-se diante da necessidade de estabelecer regras para a sua extração.

Com o risco de diminuir as espécies de castanheira madeira, ela tornou-se madeira de lei, pois foi regulamentada a sua extração vegetal. Atualmente, os óleos essenciais das castanhas são utilizados para elaboração de óleos de massagem no mundo todo.

A iguaria na culinária nordestina é mais comum do que nas demais regiões do Brasil. Castanhas de diversos tipos e gostos movimentam a economia local. Além disso, alguns tipos, como a castanha de caju, são exportadas até mesmo para os Estado Unidos.

Outras utilizações da castanheira

Concomitante ao comércio do fruto e a utilização da madeira para construções civis, e a produção de móveis, a árvore castanheira também é utilizada como planta de ornamentação. Em zonas de experimentos, a matéria-prima oferecida pelo recurso vegetal é tema de estudo para o desenvolvimento de produtos de perfumaria, bem como de medicamentos e fármacos.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo