Cebola é safra de agricultura familiar e repleta de nutrientes

Inicio » Agricultura » Cebola é safra de agricultura familiar e repleta de nutrientes
21/06/2019 Por
Cebola é safra de agricultura familiar e repleta de nutrientes

Cebola é fonte de nutrientes e vem da agricultura familiar

A cebola é uma das hortaliças “queridinhas” da culinária, com uso em temperos e demais receitas. Desde os preparos mais simples até refogados com outros ingredientes, ela é a base que dá o gosto diferente e todo especial à refeição.

Cebola empanada, assada ou frita, a hortaliça traz uma série de benefícios para a saúde. Suas versatilidade faz com que seja uma das mais cultivadas pelo mundo inteiro. E o que muita gente não sabe é que esse alimento compõe uma estimativa de safra em 70% provinda de agricultura familiar. Uma média, portanto, de 180 mil microempreendedores que trabalham de forma direta na plantação da cebola; a especiaria saborosa já faturou cerca de 3 bilhões em um ano. Quer saber mais? Confira, a seguir.

Cebola

Tipos de Cebola e Plantio

Os tipos desta hortaliça mais conhecidos são a Granex, a Diamantina e a Ibiapaba. Cada cultivar é classificado pelo processo de formação e de desenvolvimento do bulbo, conforme a luminosidade diária.

Os três formatos mais comuns do plantio deste alimento são:

  • pelas sementes;
  • transplante de mudas;
  • produtividade de bulbos pequenos.

No primeiro formato, e mais comum, esse plantio é elaborado pelos canteiros permanentes que se distanciam entre 10cm, em um a dois centímetros de profundidade. É preciso, em seguida, cobrir as sementes com dois centímetros de composição orgânica.

Tanto a duração do dia, quanto a temperatura são fatores imprescindíveis na interferência direta para que a planta, em questão, evolua. Essa hortaliça é capaz de tolerar o frio, mas só se desenvolve em clima quente, entre temperaturas que variam de 19ºC a 25ºC. Isto, de acordo com cada fase do cultivo.

Cebola Roxa

A cebola roxa, ou ibiapaba, apresenta um ciclo curto-médio de 160 dias, bem como uma cor diferente e intensa do roxo. Seus bulbos são uniformes e, a hortaliça, ainda apresenta uma excelente cerosidade das suas folhas. É híbrida com vigor e pesa entre 140 a 160 gramas.

Benefícios da cebola

Allium cepa, como é conhecida cientificamente a cebola, é um tipo de hortaliça consumida no mundo inteiro. Sua origem vem da Ásia Central, com cultivo na China e Índia desde muito tempo. Foi, então, carregada até a Pérsia e se disseminou pela Europa e por todo o continente africano. No país brasileiro, chegou a partir dos colonizadores de Portugal.

O alimento é classificado como um vegetal comestível, de mesma classe do alho e com mais funcionalidades do que somente dar gosto à culinárias. A hortaliça é fonte de fibras que auxiliam o intestino a funcionar adequadamente e a eliminar toxinas.

Além disso, a hortaliça apresenta pouquíssimas calorias e é livre de colesterol. É, ainda, uma excelente alternativa para quem procura estender a saciedade. Uma pequena porção do alimento, todos os dias, é capaz de fornecer a quantidade necessária de manganês, vitamina C e B6 para o organismo, diariamente.

Há também um grande concentrado de vitaminas E, ácido fólico e vitamina A. É um antioxidante repleto ferro, sódio e potássio. Por isso, é fundamental à saúde humana.

Cebola fatiada

Cebola Caramelizada

Esse procedimento de caramelizar a hortaliça consiste, basicamente, em deixá-la refogada junto de outros elementos deliciosos, até que aparente uma tonalidade mais escura e uma textura mais suave e amolecida. É o acompanhamento perfeito para diversos pratos e especiarias que podem ser elaboradas de modo muito especial.

Uma receita que agrada os amantes da hortaliça faz a mistura do vinho tinto com sal, manteiga e pimenta moída. Tudo isso, junto do alimento, em questão, transforma qualquer prato em uma refeição de sucesso.

Cebola empanada

Um dos petiscos mais consumidos pelo público brasileiro, a cebola empanada é crocante e, ao mesmo tempo, macia. O melhor é que não é preciso ser fã da hortaliça para gostar dessa opção deliciosa.

O tipo empanado do alimento pode ser complemento de lanches e pratos exclusivos. Sozinho, contudo, também dá água na boca. Se quiser variar as receitas adicionando queijo, o resultado é ainda mais autêntico e saboroso.

Cebola em conserva

Um dos tipos mais saudáveis do alimento, portanto, é a hortaliça em conserva. Essa alternativa ajuda na redução da rigidez de vasos de sangue, de maneira a deixar o sangue fluído, auxiliando a reduzir os problemas de hipertensão, bem como diabetes. As substâncias fitoquímicas presentes na conserva, reduzem os riscos de AVC e demais doenças do gênero.

Se você gosta de complementar a refeição com a hortaliça em conserva, saiba que está prevenido contra câncer e, ainda, colabora para uma manutenção diária da sua saúde.

Receitas com Cebola

Nada melhor do que aproveitar todos os benefícios dessa hortaliça cheia de nutrientes com receitas deliciosas, não é mesmo? Com uma produção variada do alimento, pode beneficiar a mesa do consumidor com os tipos:

  • roxa;
  • branca;
  • amarela;
  • pérola;
  • chalotas.

Receita com cebola

Uma deliciosa torta

Com a agricultura familiar, portanto, é fácil perceber como este alimento ganha receitas deliciosas para incrementar as refeições. A torta da hortaliça é composta pela massa e recheio. Nesta especialidade, é preciso utilizar 200 gramas de margarina e misturar com a farinha de trigo até que se obtenha uma massa consistente. Com ela, você irá forrar a forma, fazendo furos com um garfo pelo fundo do recipiente e deixar assando.

Para rechear, você vai precisar de:

  • três cebolas em rodelas;
  • um caldo de carne;
  • um ovo;
  • uma lata de creme de leite;
  • margarina;
  • queijo ralado.

Dourar as hortaliças junto da margarina e colocar o caldo de carne. Em seguida, despejar o creme de leite. Tirar do fogo e acrescentar o ovo bem batido. Despejar o recheio na forma que já está com a massa bem assada. Depois disso é só salpicar o queijo e levar, de novo, ao forno, para atingir o estado gratinado.

Sopa de Cebola

O agronegócio sustenta inúmeros ingredientes da culinária. A sopa de cebola, por isso, não poderia ficar de fora das especialidades. Além de ser uma delícia, é capaz de ajudar a curar aquele resfriado e mal estar da mudança de clima. E que tal, ainda, preparar uma salada desta planta e aproveitar todas as vantagens que o alimento é capaz proporcionar?

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo