Celeiros são locais ideais para garantir a maior durabilidade dos produtos
Encontrado principalmente no meio rural, o celeiro auxilia produtores e agricultores armazenando grãos ou servindo de acomodação para o gado.
Assim, o celeiro permite maior conservação dos alimentos e ainda contribuem para uma comercialização mais eficiente.
O que é celeiro?
Celeiro é uma espécie de construção usada para a armazenagem de grãos, principalmente por parte dos agricultores rurais. Posto no meio rural, o celeiro armazena alimentos como cereais e legumes, usados para abastecimento. Além disso, em Portugal, por exemplo, os celeiros agrícolas são usados como local de trabalho, com uma cobertura. Alguns também podem ser utilizados para acomodar o gado (este recebe o nome de estábulo), guardar equipamentos ou veículos agrícolas.
Os principais tipos de celeiros são:
- Silos de barro (ou celeiros melhorados): possuem baixo custo de produção e manutenção, alta durabilidade e protegem os produtos contra ratos e insetos;
- Celeiro tradicional (feito de palhas, bambus ou paus): possui baixo custo e fácil construção, embora seja tenha manutenção mais complicada e pouca durabilidade;
- Celeiros metálicos: possui longa durabilidade mas sofre alterações de umidade e temperatura, que podem danificar a conservação dos alimentos.
Armazenagem de produtos agrícolas
Por serem ideais na armazenagem e conservação dos produtos, estão entre os produtos agrícolas mais armazenados:
- Arroz;
- Milho;
- Feijão;
- Ervilha;
- Tomate;
- Batata doce;
- Mandioca.
Com o uso dos celeiros, os agricultores e produtores podem escolher a melhor época de venda dos produtos, uma vez que eles poderão ficar armazenados por períodos longos de tempo. Por exemplo, os produtos podem ser vendidos quando o preço subir, assim será possível cobrir os custos gastos na produção e comercialização.
No entanto, tudo dependerá da quantidade da colheita armazenada, principalmente a lucratividade. Mas, como há produtos que são poucos perecíveis, a comercialização deverá ser feita imediatamente.
Importância dos celeiros
Conservação e armazenamento dos celeiros
A durabilidade de conservação dos alimentos também dependerá do local qual o celeiro foi construído. Locais com baixas temperaturas e umidade, são ideais para a conservação e armazenamento. Por isso, é importante que o material usado na construção do celeiro não transmita as variações de temperatura e umidade para a parte interna do local.
Boa drenagem, circulação de ar e entrada de luz são os pontos mais importantes. Ele deve ser construído em locais sem risco de alagamento ou deslizamento. Além disso, podem ser pintados de branco, para que a luz solar seja refletida através das paredes.
Construção de celeiro para gado
Para a construção eficiente de um celeiro é preciso de:
- Lugar apropriado: analisar as regras de construção e a zona que será utilizada. Dessa forma, pode-se saber qual tipo de celeiro será ou não construído. Selecionar uma localização com boa drenagem, com uma superfície levemente inclinada.
- Direção do vento: analisar em qual direção o vento sopra mais forte e construir o celeiro em um ângulo de 45° em relação à ela, isso facilitará uma circulação de ar propicia. No entanto, se a direção do vento for em todas as direções, o celeiro deverá ser construído em modelo quadrado com quatro entradas.
- Áreas de acordo com o modo de trabalho: na sala usada para trabalho, por exemplo, as tarefas realizadas com mais frequência devem estar juntas. E então, as tarefas menos realizadas colocadas mais distantes. No celeiro de gado por exemplo, as baías de alimentação dos animais também podem ser postas juntas, para que a limpeza e remoção do estrume sejam feitas de forma mais eficiente.
- Pisos: o uso de concreto para o piso possibilita uma superfície mais plana e lisa, para melhor manejo do local. Isso dificulta o cavamento por parte dos animais próximo as baías. Entretanto, por ser uma material muito rígido, o concreto deve ser posto sob asfalto ou materiais de borracha no centro dos corredores.
- Corredores centrais e baías com espaçamentos largos: espaços largos são importantes por possibilitar um local mais adequado. Além disso, são mais propícios para a realização das atividades.
- Entrada de luz e ar: a boa circulação de ar ajuda na saúde dos animais e a entrada de luz impossibilita a incidência de moscas. Por isso, janelas com maior ventilação postas na altura dos animais e luzes individuais acima das baias são mais eficientes.
- Eletricidade e água: cada par de baía necessita de tomadas, torneiras e interruptores, isto facilitará o abastecimento interno.
Pontos importantes no celeiro de cavalo
No caso de acomodação do gado, a construção adequada de um celeiro de cavalo (ou estábulo), por exemplo, pode favorecer economia de tempo, energia e dinheiro. Dessa forma, pode oferecer um espaço acomodável e prazeroso para realizar as atividades trabalhistas.
Além destes pontos, também é importante que o celeiro tenha armários. Equipamentos e produtos de limpeza devem ser guardados em um local mais preciso, facilitando o acesso dos trabalhadores. Além disso, selaria, equipamentos e alimentos devem ser armazenados separadamente.
A armazenagem de alimentos, por exemplo, deve ser feita com estoque para uma semana. Isto possibilita maior manuseio no momento de alimentação dos bichos.
Curiosidades sobre celeiros

Fundador do Portal Vida no Campo e Agro20, Mayk é neto de Lavradores. Desde cedo esteve envolvido com as atividades do campo e, em 2014, uniu sua paixão pela comunicação com o tradicionalismo do campo. Tem como missão levar informações sobre o agronegócio de forma dinâmica, interativa e sem filtros.