Couve é hortaliça saudável e repleta de nutrientes e benefícios

Inicio » Agricultura » Couve é hortaliça saudável e repleta de nutrientes e benefícios
02/07/2019 Por
Couve é hortaliça saudável e repleta de nutrientes e benefícios

Couve faz parte da família de outras hortaliças populares e nutritivas

Embora a aparência da couve em nada se assemelhe à da couve-flor, os dois alimentos provém de mesma planta. O incrível é que, a partir desta hortaliça, é possível obter o plantio de três tipos de verduras comuns pela gastronomia do Brasil: couve, couve-flor e brócolis.

Definida como uma das variedades da espécie brassica oleracea, a couve é uma das mais conhecidas e populares verduras do nosso país; sendo um acompanhamento considerado como indispensável na composição da mais famosa e típica receita brasileira: a feijoada. Originária da família das brassicaceae, a hortaliça destaca uma série de benefícios para a saúde humana, sendo inclusive consumida em forma de suco por muitos que sofrem com problemas envolvendo o estômago.

Couve

O que é couve?

A couve é uma verdura que pode ser classificada em diferentes tipos e, na sua versão mais comum e conhecida, tem a cor verde; que pode variar de tonalidade. Reunindo uma série de nutrientes importantes para a saúde, a hortaliça destaca a capacidade de ajudar na renovação celular, tendo o seu consumo indicado para pessoas que buscam o rejuvenescimento por meio da alimentação.

Em relação a flores e folhas, bem como pedúnculos, podem ser consumidos e são destaques como elementos poderosos para a saúde. Ao ter colhimento, não deve ter demora na ingestão, pois apresenta uma vida curta pós-colheitas e diversas modificações do sabor, cor e aroma.

Benefícios da couve

Ela é composta por fibras que promovem o aumento da saciedade do organismo. É fonte de calorias e, portanto, tem uso em alimentação que reduz o peso. É fonte de glicosinolatos. São substâncias fitoquímicas naturais com efeito desintoxicante. É capaz de estimular a eliminação de elementos tóxicos presentes no corpo.

Além disso, consegue reduzir inchaços e melhorar as texturas da pele, de forma principal da acne. É fonte em elemento vitamínico A, que atua como uma substância antioxidante. Estes elementos se responsabilizam pelo combate dos radicais livres que, portanto, têm associação ao envelhecimento precoce da derme.

Dentre as propriedades e nutrientes da couve que auxiliam o organismo, pode-se mencionar também a saúde óssea. O alimento é rico em cálcio e magnésio em proporções ideais. Portanto, é capaz de melhorar a densidade dos ossos efetivamente.

Esse magnésico é essencial para que se formem e que haja um funcionamento adequado dos neurotransmissores. Eles se responsabilizam pelo mantimento do bom humor. Ela é rica, portanto, em minerais e vitaminas do complexo B. Seus caules e folhagens são excelentes fontes de:

  • fósforo;
  • cálcio;
  • manganês;
  • ferro;
  • selênio;
  • zinco;
  • potássio;
  • vitamina E;
  • proteínas.

Tipos de couve

Existem, pelo menos, três tipos de couve bem conhecidas pelos brasileiros. Dentre vários tipos de couve, confira as principais.

Couve

Couve de Bruxelas

Tem uma forma mais arredondada, parecido com repolho. O alimento conta um tamanho reduzido, em comparação à versão do tipo manteiga. A tonalidade das folhas, portanto, é mais clara e o gosto um tanto amargo. A substância de sulforafano, é responsável pelo gosto e é um elemento antioxidante e anticancerígeno.

Diz-se que este alimento se originou no país bélgico, em uma área que se aproxima de Bruxelas, no séc XVI. Em seguida a esse fato, teve disseminação pelo continente europeu, logo por conseguinte a 1ª Guerra do Mundo, e teve cultivo em demais regiões globais, especialmente nas Américas.

Esse tipo de verdura pode estar disponível em embalagens de hortifrutis ou madura, em mercados e afins. Essa versão apresenta sementes e mudas para plantação.

Plantio

O pé da versão de Bruxelas apresenta um tamanho mediano, capaz de chegar a até 1m de altura. Seu crescimento é médio e lento. Os solos têm drenagem e devem ser fontes de elemento orgânico como as substâncias humíferas.

O ideal é que o plantio dessa versão da hortaliça aconteça entre 12º C a até 21º C. A temperatura fria é capaz de promover o formato compacta das cabeças das verduras, em questão. Em relação ao plantio em local quente, varia com resistência ao calor.

Sua rega deve apresentar um grau de tolerância à seca, porém deve ocorrer continuamente de modo que solo permaneça úmido, sem encharcar. A planta gosta de luz solar e o ideal é que seja plantada em áreas que recebam a iluminação diretamente. O pH essencial fica entre 6,5.

A espécie tem floração até o segundo período anual do ciclo, adequando-se ao ambiente para se desenvolver. A germinação ocorre dentro de sete dias depois da plantação. Ela se multiplica através das sementes, que devem ser colocadas em aparatos de sementeira e, em seguida, ter o transplante para a situação permanente.

Couve-flor

Esse é outra variação da hortaliça. A couve-flor é um tipo de vegetal da classe crucífera brassicaceae, em que se inclui o brócolis, este alimento e o repolho. Em virtude de se caracterizar um tipo de hortaliça com alta nutrição e sabor, tem o cultivo e é apreciada pelo mundo todo. Em nosso país, tem produção no ano inteiro e cultivo em vários municípios, destacando-se Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.

Couve Roxa

Assim como o nome diz, essa hortaliça apresenta folhagens roxas que podem ter confusão fácil com o repolho roxo. Esses elementos nutricionais fazem a inclusão de ferro, cálcio e demais vitaminas essenciais. É muito importante para prevenir catarata e degenerações maculares, além do fortalecimento do sistema cardíaco e da imunidade com elementos antioxidantes.

Receitas com couve

E como não aproveitar as receitas com couve que podem proporcionar uma saúde ainda mais efetiva e pratos deliciosos? Confira algumas dicas!

Couve

Charuto com carne moída

Essa receita leva, portanto, alho, cebola, tomate, bacon e demais ingredientes que, cozidos, transformam um molho delicioso. Com a hortaliça, faz-se o charuto que leva o recheio da carne moída bem preparada. Essa receita é feita por quem adora reunir a família e amigos para comer bem.

Suco de cpuve

No mundo fitness, essa é uma receita que não sai de moda. O suco de couve é caracterizado como uma substância tônica e mineralizante, ótima para a saúde e que atua como um aliviador e beneficiador de problemas estomacais como a gastrite. Dentre suas propriedades, está a de ser um vermífugo potente.

Ainda que tenha um teor calorias baixíssimo, a couve também é capaz de satisfazer a vontade excessiva de comer. Dessa forma, pode ter recomendação para tratamento específico de obesidade. É possível, ainda, mesclar gengibre e laranja na receita.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo