5 chás para ansiedade que podem ajudar no seu tratamento

Inicio » Agronegócio » 5 chás para ansiedade que podem ajudar no seu tratamento
27/09/2020 Por
5 chás para ansiedade que podem ajudar no seu tratamento

Cada vez mais procurados pelos brasileiros, os chás para ansiedade são importantes para a economia. Hoje em dia, é difícil não encontrar pessoas que tenham a vida repleta de afazeres. Este grande número de tarefas a serem cumpridas em tão pouco tempo faz com que o estresse atinja níveis alarmantes. Com isso, a sensação de ansiedade é uma constante que paralisa a vida de muitos brasileiros, e os chás para aliviar o problema despontam como um auxílio.

Pesquisas recentes apresentam um cenário preocupante em relação ao crescimento da ansiedade. A Universidade de São Paulo constatou que o número de população ansiosa na cidade está próxima aos 20%, caso também consideremos a região metropolitana. Por isso, a aposta nos chás para ansiedade se tornou uma constante para boa parte da população, que está sempre buscando opções para atingir um grau de relaxamento no organismo.

chás para ansiedade

O que são chás para ansiedade?

Chás para ansiedade são bebidas preparadas com base nas plantas que mais trazem a sensação de tranquilidade.

Eles funcionam basicamente como calmantes naturais e também podem ser chamados de elementos fitoterápicos, apesar de não serem considerados medicamentos. Destaca-se que a ingestão não traz prejuízos para a saúde, podendo ser feita sem o acompanhamento de um profissional.

Por não trazerem nenhuma toxidade na composição, os chás para acalmar são muito importantes no dia a dia. Porém, é fundamental não utilizar qualquer erva em busca do relaxamento.

Muitos chás também possuem propriedades contrárias, que estimulam uma vida mais ativa. Algumas plantas contam com a presença de cafeína, o que deixaria a ansiedade ainda mais acelerada. É caso do chá preto e do chá mate.

Sintomas da ansiedade

Os chás para acalmar tornam-se vitais no momento em que você identifica a presença da ansiedade em seu comportamento. Ela cresce nos momentos que antecedem um acontecimento importante, como um evento, uma reunião ou uma comemoração.

Porém, o que prejudica a saúde é a ansiedade em excesso, que torna complicada a ação da pessoa e surge como uma espécie de distúrbio que atrapalha totalmente a rotina.

Entre os principais sintomas, é possível identificar insônia, falta de ar, dores de estômago e compulsão alimentar, além das fortes dores musculares. Mas também existem outros tratamentos que fogem da ingestão de chás para acalmar, como é o caso da terapia e do consumo de remédios com prescrição médica. Também são recomendadas a prática de atividades físicas e uma boa alimentação.

chás para ansiedade

Chás para ansiedade na economia

A chegada das novas opções de chá para relaxar é absolutamente importante para o crescimento do setor.

Nos últimos 15 anos, as principais empresas deste ramo de atividade conseguiram aumentar as vendas de 5% a 15% graças à diversificação de compra. O que antigamente era concentrado na aquisição de chá mate e chá preto, hoje expandiu-se para uma série de outras opções presentes no mercado.

E a busca pelos novos tipos de chá, segundo o setor, já está alcançando cerca de 63% do total de faturamento. Isso se dá justamente por estes efeitos medicinais encontrados em boa parte destes produtos, como a capacidade de tranquilizar, relaxar a musculatura e até repor nutrientes.

Além da atuação no sistema nervoso, os chás também são excelentes para hidratação do corpo.

Chá de camomila

Com presença forte em supermercados de todo o país, o chá de camomila é uma das melhores opções para o controle da ansiedade.

Por ter uma ação sedativa um pouco mais leve, o chá é feito com flores e é ótimo para tranquilizar o sistema e nervos, facilitando o sono durante a noite.

O consumo também é muito indicado para mulheres grávidas, que precisam de um repouso mais longo.

Chá de mulungu

Também famoso entre os tipos de chá, o chá de mulungu controla quadros mais leves de ansiedade. Ele também é considerado um calmante de níveis menores, mas que é extremamente eficiente no controle da qualidade do sono.

Ideal para quem costuma ter insônia, o chá é produzido com a casca da planta. Ferva com água durante 5 minutos, coe e consuma na temperatura que desejar.

Chá de maracujá

O suco do maracujá não é a única opção para quem precisa de um tranquilizante. O chá produzido com as folhas do maracujá, que não possuem relação com o fruto, é altamente eficiente para o controle da ansiedade.

Porém, tomar este líquido constantemente pode trazer altos níveis de sonolência. Assim, procure não consumir mais de duas xícaras por dia.

É possível conseguir a folha do maracujá em uma série de farmácias, além de lojas direcionadas para a venda de produtos naturais. É muito importante certificar-se de que a procedência é segura, garantindo que você está consumindo um item de qualidade.

Basta ferver com água e consumir sem adicionais de açúcar para obter o resultado desejado.

chás para ansiedade

Chá de valeriana

Também encontrada na composição de comprimidos, a valeriana é muito importante entre os tipos de chá para acalmar.

Além da redução da ansiedade, a substância é importante para constatar uma melhoria no quadro do relaxamento muscular, o que consequentemente facilita um sono tranquilo. Assim, para fazer o chá em casa, você precisará não só do caule, adicionando também a raiz.

Chá de erva-cidreira

Confundida com o chá de melissa, a erva-cidreira também se destaca entre os chás para acalmar. Com fortes propriedades tranquilizantes, é extremamente útil em momentos que a ansiedade está se manifestando de maneira constante. Mas o melhor deste elemento é que ele não compromete as demais atividades do seu dia, não gerando uma sonolência considerável.

Entretanto, há uma consideração que não pode ser esquecida no momento do consumo: pessoas com baixa pressão devem escolher outra opção ou consumir a substância em níveis mais baixos, pois a ingestão fará com que o nível caia ainda mais.

Este chá é um dos que precisam da presença das folhas na fervura para que o resultado seja satisfatório.

Agora que você conhece os principais chás para ansiedade, é hora de escolher a melhor opção para inserir no seu cotidiano. Destacamos que você deve procurar um especialista caso as manifestações de ansiedade continuem atingindo níveis alarmantes, pois, em alguns casos, a prescrição médica é fundamental para o consumo de medicamentos mais fortes.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo