Chá de camomila é muito popular por seus efeitos calmante e analgésico

Inicio » Agricultura » Chá de camomila é muito popular por seus efeitos calmante e analgésico
23/09/2019 Por
Chá de camomila é muito popular por seus efeitos calmante e analgésico

Para acalmar ânimos e dar mais vigor ao agronegócio, o chá de camomila também é fonte de renda para produtores brasileiros

Visando o combate dos males do corpo e da mente, muitos médicos receitam ansiolíticos naturais, como o chá de camomila. Ele também ajuda no controle da ansiedade e da depressão. Entretanto, apesar de ser uma planta segura e de reconhecido valor medicinal, o uso de qualquer flora medicinal precisa ser orientado.

Por outro lado, essa demanda moderna pelos medicamentos antidepressivos fomenta a produção de plantas próprias para suas finalidades. Afinal, com base no consumo do chá de camomila, culturas medicinais aumentaram cerca de um terço apenas no Brasil. Confira em seguida mais informações sobre esse assunto!

chá de camomila

O que é chá de camomila?

Chá de camomila é a forma mais popular de utilização dessa planta para fins medicinais. A camomila tem várias utilidades, inclusive no comércio de fitocosméticos, na indústria farmacêutica e em alimentos como chás.

Para o setor do agronegócio, a maior dificuldade está na rapidez da colheita. O desafio do agricultor é trabalhar contra o relógio, pois a camomila tem como sua estação o inverno. Assim, ela é sensível a grandes mudanças climáticas e de temperatura.

No caso da saúde de quem consome, o excesso de chá de camomila pode trazer dependência e outros efeitos colaterais graves. Certos fitoterápicos podem ser feitos com tipos de plantas que atuam como uma droga sintética.

Benefícios da camomila

Já é de conhecimento popular que os benefícios da camomila são milenares. Afinal, essa é uma das plantas chamadas de medicinais mais utilizadas e conhecidas. Seus compostos são importantes para o funcionamento de funções importantes ao nosso organismo.

Apenas nas flores, a camomila apresenta ótimos níveis de substâncias como cumarinas, óleos essenciais e flavonoides. Ou seja, são empregadas para tratar vários problemas de saúde.

Assim, dentre os grandes benefícios do chá de camomila, encontramos as ações:

  • Ansiolítica;
  • Antibacteriana;
  • Calmante;
  • Anti-inflamatória;
  • Cicatrizante;
  • Analgésica.

Além do mais, a planta é usada para fins comerciais, sendo empregada na produção de sabonetes, aromatizante, perfumes, cremes, xampus, bebidas e alimentos. Por outro lado, ela ajuda na limpeza de pele e até clareamento dos cabelos.

O chá de camomila é comumente usado para os seguintes tratamentos:

  • Febre;
  • Doença inflamatória;
  • Cólica gastrointestinal;
  • Gripe;
  • Queimaduras;
  • Diarreia;
  • Dor de dente;
  • Insônia;
  • Constipação;
  • Indigestão;
  • Ferida estomacal.

chá de camomila

A camomila no mercado brasileiro

O grande sucesso da planta no Brasil ocorreu em Mandirituba, no Paraná, há quase quarenta anos. Imigrantes europeus viram que a camomila adaptou-se bem às condições de solo e clima da região. Com isso, a produção aumentou sua escala, servindo indústrias de cosméticos, alimentos e medicamentos para diversos Estados.

Claro que, à época, diversos agricultores decidiram entrar no plantio e investir mais em chá de camomila. Mesmo assim, no início das atividades locais, os desafios foram muitos, inclusive no preparo da planta e na colheita.

Isso porque a escassez de maquinário próprio e adequado demandava um trabalho manual. Entretanto, apesar dos problemas e muita improvisação, para colher as flores, foi usada a tração animal. Na hora da secagem, era preciso colocar lonas ao sol para tratar as plantas, requerendo dias para fechar o trabalho.

Atualmente, quase todas as colheitas são feitas com máquinas novas, com um beneficiamento total em bem menos tempo. Assim, cerca de uma tonelada da camomila verde pode virar cerca de duzentos quilos de produto pronto para a venda.

O custo de produção para se cultivar a camomila é até baixo, saindo por menos de mil reais por hectare. Ou seja, estamos considerando o insumo, a contratação de mão-de-obra e a compra das sementes. Com isso, o rendimento de produtores pode alcançar dois mil reais por hectare.

Propriedades da camomila

Falando em valores, nas últimas safras, a média chegou a passar as mil toneladas apenas no Paraná. Ainda assim, seu quilo de produto seco anda abaixo dos dez reais, ao passo em que essa cultura chega a movimentar quase dez milhões de reais.

Como resultado, essa produção acabou por abastecer até mesmo demais Estados, além de ser exportada para a Europa. De qualquer forma, falando em chá de camomila, os paranaenses são os grandes produtores da planta. Por outro lado, embora seja conhecida como um valioso calmante natural, essa alternativa do chá de camomila tem excessos.

Assim, para quem procura as propriedades da camomila, vale salientar que esses remédios são do tipo fitoterápico, ou seja, se usados como medicamento, também precisam passar por várias pesquisas visando comprovação de sua eficiência.

Já as plantas medicinais podem ser usadas de outras maneiras, como no preparo de chá de camomila, segundo especialistas em farmacologia. Mesmo assim, muitos remédios naturais não têm a garantia dos cientistas.

Assim, ainda é preciso conhecer bem cada um antes de ir a uma farmácia. Para isso, ao comprar seu fitoterápico, fique sempre atento ao rótulo de cada produto. Eles precisam apresentar um registro relativo à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Em poucas palavras, para ser registrado, um remédio precisa passar por testes controlados. Segundo especialistas na área de fitoterápicos, eles comprovam segurança, qualidade e eficácia.

chá de camomila

O chá de camomila, do Brasil para a Europa

Foi a partir do talento brasileiro que pequenos produtores alavancaram a produção e a colheita da camomila. Afinal, se antes não possuíam máquinas adequadas, hoje as propriedades do chá de camomila são exportadas para o mundo, além de movimentar a economia no interior do Brasil.

Com a técnica de usar o trator em marcha ré, foi possível dar início nos primeiros passos dessa conquista para nosso agronegócio. Usando essa saída, o país já conseguiu aumentar em cerca de vinte por cento a produção de camomila.

Se antes tínhamos que importar a planta de países como o Egito, hoje a produção nacional cobre a demanda interna e ainda é exportada para terras europeias. A camomila é destaque econômico na região curitibana. Apenas com cerca de vinte e cinco mil habitantes, Mandirituba ajuda a manter o Paraná como o grande produtor no setor de ervas medicinais brasileiras.

Entretanto, as cidades dessa região também investem na produção da erva. Com isso, apenas em um ano, produtores paranaenses deram início às exportações para a Itália. Como prova do sucesso do chá de camomila mundo afora, os pedidos já chegaram até a Alemanha.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo