Chicória é rica em nutrientes e apresenta diversas formas de preparo

Home » Agricultura » Chicória é rica em nutrientes e apresenta diversas formas de preparo
21/06/2019 by
Chicória é rica em nutrientes e apresenta diversas formas de preparo

Chicória é um dos alimentos mais benéficos para o organismo humano

A chicória é uma planta oriunda dos continentes europeu e asiático, sendo tradicionalmente usada como erva medicinal e apresentando apenas 23 calorias por porção de 100 gramas.

Além de extremamente nutritiva, a chicória é uma importante fonte de vitaminas (C, B6 e A), aportando magnésio, ferro, cálcio, potássio, carboidratos, proteínas e fibras para quem a incorpora em suas refeições.

Chicória

O que é chicória?

A chicória é popularmente utilizada no tratamento de problemas relacionados ao intestino e ao fígado. Também é conhecida como chicória-selvagem, chicória-amarga, almeirão-selvagem, almeirão e chicória-do-café. Trata-se de uma planta perene, herbácea, pertencente à família das Asteraceae (que inclui espécies como margaridas, girassóis e alfaces).

Atualmente cultivada em quase todas as regiões temperadas, subtropicais e tropicais do planeta, a chicória alcançou enorme reconhecimento. Isso porque destaca uma série de propriedades medicinais e nutritivas.

As principais propriedades da chicória

A planta possui, também, propriedades que podem ajudar no tratamento das dores musculares. Por isso, é benéfica para o fortalecimento do sistema imunológico, prevenção de doenças cardiovasculares e digestão.

Os diversos nutrientes proporcionados pela chicória somam-se, assim, aos inúmeros benefícios que seu consumo gera para o corpo. Sua presença em dietas saudáveis se torna indispensável.

Devido às suas ações na regulação intestinal, as propriedades dessa verdura fazem dela uma excelente aliada na prevenção de diferentes tipos de câncer, à medida que reduz os níveis de toxina existentes nos órgãos.

Quanto às propriedades diuréticas da chicória, deve-se mencionar o valioso auxílio ao tratamento das infecções urinárias e na prevenção dos cálculos renais. Com efeito, esse alimento contém fibras solúveis em quantidade suficiente para gerar a sensação de saciedade. Dessa forma, pode reduzir a fome e evitar o acúmulo de colesterol.

Benefícios da chicória

O sabor amargo da chicória não pode servir de desculpa para deixar de incluí-la em seu dia a dia.

Depois de conhecer melhor os benefícios da chicória, ela certamente terá um lugar cativo na sua próxima lista de compras. Afinal, a chicória é capaz de:

  • Fortalecer o sistema imunológico

Enquanto fonte de antioxidantes como betacaroteno e flavonoides, a chicória remove substâncias nocivas como os radicais livres (resultados de processos oxidativos inerentes ao organismo humano e que podem se originar pela má-alimentação, fumo, álcool, poluição e estresse).

  • Melhorar o funcionamento intestinal

A chicória tem elementos (como o probiótico, a fibra e a inulina) que favorecem a produção de bifidobactérias e lactobacilos.

  • Proteger a vesícula, o fígado e os rins

Sua ação antioxidante, combinada com as propriedades diuréticas, auxilia os órgãos na eliminação de toxinas. O consumo regular dessa planta, portanto, aumentará a sua produção de urina, evitando a formação de cálculos renais e infecções.

Chicória

  • Diminuir o LDL (colesterol ruim) e aumentar o HDL (colesterol bom)

Uma vez que seu índice glicêmico é 0, o consumo de chicória está liberado aos diabéticos, pois sua absorção é lenta, fazendo com que o sangue receba pouca glicose.

  • Tonificar os músculos

A vitamina C não traz benefícios restritos à imunidade. Esse nutriente, articulado à ação anti-inflamatória, beneficia tanto os músculos quanto as articulações. Isso leva os nutricionistas a recomendarem a chicória para todos, sobretudo para os praticantes de esportes. A verdura contribui para a preservação dos tendões, ligamentos e juntas, bem como a recuperação muscular do pós-treino.

  • Aliviar as dores da artrite

As cartilagens das articulações são comprometidas pela artrite, que produz dores intensas na região do fêmur. Embora a ação anti-inflamatória e a vitamina C, por si só, não curem doenças, mas a chicória ajuda a amenizar essas dores.

Vantagens do consumo da chicória

Além dos benefícios que a chicória promove para o funcionamento do organismo, ela também é capaz de provocar melhorias na pele, no controle de peso e até na saúde psicológica; conforme exposto a seguir:

  • Manter a saúde da pele

Os antioxidantes – o betacaroteno e a vitamina C – são elementos que, presentes na chicória, removem toxinas, protegem a pele dos raios do sol e estimulam a produção de elastina e colágeno – substâncias responsáveis por coibirem o envelhecimento precoce e conferir firmeza à pele.

  • Amenizar o estresse e a ansiedade

As vitaminas presentes no complexo B são fundamentais para o bom funcionamento do sistema nervoso. Por exemplo, a vitamina B6 relaciona-se à formação da serotonina – neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar. Portanto, a chicória deve integrar o cardápio das pessoas com estresse e ansiedade.

  • Potencializar as dietas voltadas ao emagrecimento

Talvez você não saiba, mas a chicória, de fato, emagrece. A fibra inulina, anteriormente mencionada, reduz consideravelmente os níveis da grelina, o hormônio que emite sinais de fome ao nosso cérebro.

Receitas com chicória

A chicória serve de ingrediente para as mais diferentes e saborosas saladas. Todavia, como ela também é de fácil manuseio, muitos se esquecem de alguns cuidados essenciais na hora de preparar a refeição. O mais indicado é selecionar as folhas interiores, a fim de aproveitar todos os seus benefícios nutritivos.

O sabor característico da verdura – ligeiramente amargo – deve ser utilizado como um interessante contraponto em suas saladas. A coloração das folhas (que podem ser avermelhadas ou verdes), por sua vez, confere lindos tons aos pratos, por exemplo.

Como se não bastasse, sua textura, a um só tempo, crocante e tenra, faz com que a chicória seja um dos itens mais interessantes para servir uma salada verdadeiramente saborosa.

Quer saber como preparar chicória? Então confira, a seguir, duas receitas simples e práticas que selecionamos para você!

Chicória

Chicória refogada e picante

Caso você já esteja farto das tradicionais saladas de alface, certamente apreciará a nossa sugestão. Para tanto, você precisará de:

  • Uma colher de sopa de pimenta calabresa;
  • Dois dentes de alho previamente amassados;
  • Glutamato monossódico;
  • Sal a gosto;
  • Três colheres de sopa de azeite de oliva;
  • Um pé de chicória.

Para começar, você deverá colocar o alho e o azeite em uma panela. Frite por alguns segundos, sempre evitando deixar que o alho queime. Então, coloque a pimenta calabresa, o glutamato monossódico, o sal e a chicória. Deixe cozinhar por cerca de sete minutos, sempre misturando.

Chicória crespa com bacon

Essa receita, além de saborosa e fácil de fazer, leva apenas 20 minutos para ficar pronta, rendendo quatro porções. Quanto aos ingredientes, você precisará de:

  • Uma xícara de chá de bacon previamente picado;
  • Sal e pimenta do reino a gosto;
  • Meia cebola picada;
  • Dois dentes de alho cortados;
  • Um maço de chicória picado e lavado.

Para a preparação, você deve fritar, em uma panela, o bacon, deixando-o dourar em sua própria gordura. Adicione, na sequência, o alho e a cebola por dois minutos. Então, junte a chicória e refogue por três minutos ou até que ela murche – o que vier primeiro.

Após esse processo, é só desligar o fogo e temperar com pimenta e sal. Com isso, transfira tudo para uma travessa, polvilhando com o bacon que você deixou reservado e pronto: basta servir a sua receita de chicória com o acompanhamento de sua preferência.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo