O biscoito conhecido como chimango está relacionado à mandioca, alimento que tem o Brasil como um dos principais produtores. A receita chamada chimango deriva-se da mandioca, alimento eleito pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o mais importante do século XXI. Sim, mesmo o século ainda nem perto de acabar, estudiosos sobre alimentação apontam a mandioca como um dos maiores trunfos da humanidade para o combate à fome.
Isto porque a mandioca é de cultivo fácil e barato, além de ser muito rica nutricionalmente. O biscoito chimango trata-se da fécula da mandioca, subproduto da mandioca que tem o Brasil como o maior exportador mundial.
O que é chimango?
Chimango é um biscoito provindo da fécula da mandioca, ou seja, polvilho. Segundo historiadores, este petisco salgado teria chegado ao Brasil por meio da família real portuguesa, em 1808, em polvorosa com a ameaça napoleônica.
O local de desembarque teria sido na Bahia, o que certamente enriqueceu mais ainda a já rica gastronomia local.
Contudo, se você usar essa expressão “chimango” para se referir ao biscoito de polvilho em determinadas regiões do país, pode ser mal (ou bem) interpretado, pois essa palavra carrega vários significados.
No Rio Grande do Sul, por exemplo, chimango era usado para designar um representante do partido “moderado” durante o período conhecido como “Regências Trinas” ou ao partido como um todo. Ele era oposto ao que era conhecido como “farroupilha”.
Ainda no campo político, chimango também serviu para se referir aos membros do Partido Republicano com a instalação da República.
Esse nome também tem aplicação na zoologia. É usado para designar o gavião-da-praia. Contudo, não se engane com o nome, pois apesar de ser chamada de gavião, essa ave está mais próxima dos falcões, pois pertence à família dos Falconídeos.
É encontrada na América do Sul, inclusive no Brasil. Seu nome científico é Milvago chimango. No entanto, alguns pesquisadores defendem que deva ser escrever chimango com “x”, pois o termo teria origem no tupi: “xim’ xima”.
Contudo, como não há um consenso, não é considerado errado escrever com uma das grafias, dependerá do critério e gosto de cada um.
Produção de mandioca e fécula no Brasil
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção anual de mandioca no Brasil gira em torno de 20 milhões de toneladas. A produção de raiz de mandioca atingiu a marca de 23,71 milhões de toneladas anuais em 2016.
O país é o maior exportador de fécula (polvilho) do mundo, subproduto que é utilizado não só na produção de alimentos, como o chimango, mas também em indústrias têxteis, farmacológicas, siderúrgicas, de calçados, explosivos e até de madeira onde é transformada em cola.
A fabricação da farinha de mandioca se concentra no Triângulo Mineiro, já o polvilho está mais concentrado na região sul de Minas Gerais e principalmente Paraná, que detém cerca de 70% da produção nacional.
Bahia e Pará são os maiores produtores de mandioca do país.
A região Nordeste, contudo, apesar de ser a segunda maior consumidora do país, não é autossuficiente, como o Norte, líder de consumo, pois sofre com os problemas da seca.
Receitas de chimango
Com a descrição acima do biscoito chimango, pode parecer que se trata de um simples biscoito de polvilho, mas não é bem assim. De fato, a sua principal substância é a fécula e uma de suas formas de consumo é em estado puro.
Entretanto, nada impede que sejam misturados outros elementos na fórmula para dar uma boa incrementada no biscoito e, assim, render receitas especialíssimas e deliciosas.
Nos próximos tópicos, vamos nos dedicar a passar algumas dessas receitas irresistíveis de biscoito de chimango, da mais simples até a mais trabalhosa.
Receita simples
Para fazer uma receita simples e rápida de biscoito de chimango, reúna os seguintes ingredientes:
- Três (03) colheres de sopa de manteiga;
- Quinhentas (500) gramas de polvilho azedo;
- Uma (01) xícara de água fervente;
- Dois (02) ovos;
- Sal (a gosto).
Para fazer o preparo da receita, o caminho é simples.
- Misture polvilho e sal dentro de uma tigela. Feito isso, adicione a água e misture;
- O próximo passo é adicionar os ovos junto à manteiga. Mexa de forma a gerar uma massa homogênea e firme. Caso necessite, adicione mais água ou farinha de polvilho à mistura;
- Coloque um pouco da massa, mas fazendo formato de “cobrinha”, em uma assadeira untada;
- Faça esse procedimento até acabar com toda a massa;
- Se for o caso, utilize mais de uma assadeira;
- Coloque-a em um forno pré-aquecido e deixe por cerca de 40 minutos. Depois é só servir.
Chimango com banha de porco
Essa é uma das receitas de chimango para quem certamente está a fim de uma alimentação mais encorpada.
Para fazer essa receita, precisará destes ingredientes:
- Quinhentas (500) gramas de polvilho;
- Meia (1/2) xícara de banha de porco;
- Duas (02) xícaras de mandioca assada;
- Uma (01) colher de manteiga;
- Uma (01) xícara de leite;
- Dois (02) ovos;
- Uma (01) colher de fermento em pó;
- Sal (a gosto).
Apesar dessa receita de chimango ter mais ingredientes o seu modo de fazer é tão simples quanto à primeira.
- Você precisará adicionar o polvilho em uma tigela. Depois, acrescentar a mandioca, a banha, o sal, o fermento e os ovos;
- Misture;
- O objetivo é fazer uma massa homogênea consistente, então, vá acrescentando o leite na massa até chegar ao ponto ideal;
- Com a massa pronta, faça formatos de “C” e coloque em uma (ou mais) forma untada;
- Coloque-a em um forno pré-aquecido e aguarde 30 minutos para se servir.
Chimango de queijo
Para os que adoram qualquer coisa que tenha queijo, uma boa notícia. Também tem receita de chimango de queijo. A exemplo dos demais, o seu modo de preparo é simples e rápido, sem dúvida.
Os ingredientes que com certeza não podem faltar:
- Meia (1/2) colher de chá de sal;
- Uma (01) xícara de queijo ralado;
- Quatrocentas e cinquenta (450) gramas de polvilho;
- Dois (02) ovos;
- Cem (100) gramas de margarina;
- Uma (01) caixinha de creme de leite.
O modo de preparo é o seguinte:
- Misture em uma tigela: o queijo, os ovos, a margarina, o creme de leite e o sal;
- Vá adicionando aos poucos o polvilho até a massa ficar homogênea e consistente;
- Separe a massa em pedaços e os modele, enrolando. Coloque esses pedaços enrolados em formas untadas;
- Coloque-as em um forno pré-aquecido por 20 minutos, depois sirva o biscoito de chimango.