Chocadeira proporciona facilidade e boas condições de choca

Inicio » Pecuária » Chocadeira proporciona facilidade e boas condições de choca
01/05/2019 Por
Chocadeira proporciona facilidade e boas condições de choca

Entenda o que a chocadeira é capaz de fazer

A chocadeira é um equipamento utilizado por muitas dos criadores que não pretendem esperar a choca dos ovos. O uso dela é capaz de facilitar a choca e ainda proporcionar aumento nos lucros de médios e grandes criadores. Além disso, é ótima opção para os avicultores que possuem projetos com fins comerciais.

Existem tipos de chocadeira que podem auxiliar ainda mais na chocagem dos ovos. É recomendado que os criadores estejam atentos antes mesmo de adquirir a sua. Algumas observações e pesquisas são necessárias, além de terem ciência que o custo benefício não é barato em comparação a ter somente galinhas chocadeiras.

Chocadeira: galinha chocadeira

O que é chocadeira?

Chocadeira é o nome dado a um equipamento utilizado para chocar ovos de galinha nas granjas. Nele, há um controle de umidade e temperatura. Sua principal função é incubar os ovos chocados. Ela pode ser confeccionada de diversos materiais, como a madeira ou o acrílico. Além disso, pode ter um motor movido a gás ou a eletricidade.

A chocadeira tem sua capacidade indicada pela quantidade de ovos de galinha. Assim, se são ao todo 60 ovos, ela terá a disponibilidade de comportar 40 ovos de gansa, por exemplo.

O investimento neste tipo de equipamento não é baixo, mas ele é totalmente recomendado para o criador de galinhas que não tem a intenção de aguardar a disponibilidade de outra ave em choco que pode servir de ama para a incubação.

Pintinhos na chocadeira

Após os pintinhos nascerem nas chocadeiras, eles podem ser postos em outro equipamento com aquecimento, equipamento este que é chamado de criadeira. Como os pintinhos nascem úmidos, eles devem ser secados antes de serem postos no outro aparelho, pois geralmente ele é elétrico ou a gás.

Nele é preciso que haja ração suficiente para pintinhos de um dia, já que essas aves recém-nascidas não podem se alimentar nas primeiras 24 horas de vida. Isso não pode ocorrer pois consiste no período que ainda estão digerindo a gema.

Essas criadeiras também são utilizadas caso o produtor deseje “dobrar o choco” – esse é um jargão utilizado pelos criadores quando o intuito é liberar a galinha para que elas incubem novos ovos – ou deseje evitar que os filhotes chocados sejam agredidos pelas amas. Isso pode acontecer pois há casos em que galinhas que chocam ovos de gansas não aceitam os filhotes ao nascerem, podendo agredi-los, bicando na cabeça ou, até mesmo, levando-os a morte.

O que é choco?

Como dito anteriormente, choco é o ato de chocar ou de incubar, realizado pelas galinhas chocadeiras.

Galinhas chocadeiras

As galinhas chocadeiras costumam botar um ovo por dia. Sendo assim, conseguem atingir a média de 13 a 15 ovos em todo o período. No entanto, há algumas que possuem a capacidade de botarem até 20 ovos ao todo. Tudo dependerá da genética de cada uma das aves.

Assim que eles são botados, as galinhas começar a chocar o ovo – essa é uma das etapas de incubação realizadas pela própria galinha no intervalo da parada de produção. Este processo da etapa demora mais ou menos 21 dias ou até que ocorra o nascimentos dos filhotes.

Durante toda a choca deve haver alimento e água fresca próximos ao ninho, pois as galinhas não costumam sair de cima dos ovos nem para se alimentar. Durante o período, a alimentação mais recomendado para cada ave são os grãos de milho. É preciso disponibilizar o milho à vontade e fazer o acompanhamento da frequência das refeições, para que então possa saber se a galinha está se alimentando corretamente ou não.

Enquanto acontece a choca dos ovos, é comum o aparecimento de piolhos – parasitam que costumam desenvolver-se em ambientes quentes. Como esses parasitas se alimentam de sangue, eles podem causar anemia às aves. Por isso é importante que um tratamento adequado seja realizado, caso contrário isso pode levar os animais e toda a ninhada à morte.

Chocadeira: galinha e pintinhos

Após o primeiro dia do nascimento, quando eles já estão secos, os pintinhos podem sair do ninho acompanhados pela mãe. Então, a partir disso, já podem se alimentar de ração inicial para filhotes de um dia. Essa ração pode ser adquirida em centro comerciais de produtos agropecuários.

Entretanto, há algumas raças de galinhas que não chocam seus próprios ovos. Isso faz com que o criador procure outra ave que também esteja na mesma fase de choco para poder realizar a função de ama aos filhotes rejeitados.

Quando isso não é possível ou quando o criador pretende não esperar que aconteça, a chocadeira pode então ser utilizada. No entanto, antes de os ovos serem transferidos para este equipamento, eles podem ser guardados por aproximadamente sete ou dez dias.

As condições na chocadeira

A incubação na chocadeira leva 21 dias, ou seja, especificamente 504 horas. Quando o processo de incubação é iniciado, ele precisa de calor. A partir do terceiro ou do quarto dia de incubação, o embrião que está se desenvolvendo começa a produzir calor. Então, ao longo do período de incubação nesses 21 dias, ele vai aumentando sua produção de calor.

Em contrapartida, principalmente após o décimo ou oitavo dia, na transferência desses ovos para uma incubadora há uma redução de temperatura:

  • Do 1° dia ao 18° dia: 37,4°C a 37,8°C.
  • A partir do 19° dia há uma redução até o 21° dia: aproximadamente 36,9°C.

Diferença entre a chocadeira e a galinha que choca

Há duas opções a partir do momento em que se decide chocar os ovos: usar uma chocadeira ou uma galinha que choca. No entanto, há algumas diferenças entre as duas que podem ser levadas em consideração e em contraponto.

  • Chocadeira: ambiente fechado com umidade, ventilação e temperatura controladas. Na chocadeira, o criador é o único responsável pelos ovos. É possível prepará-la, acompanhar sua temperatura, ventilação interna, umidade e, até mesmo, virar os ovos. Este equipamento pode ser feito ou comprado.
  • Galinha chocadeira (que choca): ela pode ser utilizada para incubar e chocar os ovos de galinha, mesmo se não forem seu próprios ovos. É recomendável analisar quais raças de galinha usar para que elas possam chocar com eficiência, como, por exemplo, as da raça Sedosa, Orpingtons, Cochins e Old English Games.

Vantagens da chocadeira

A chocadeira é uma ótima opção para o criador que não consegue ter acesso a uma galinha chocadeira ou que está realizando a choca de ovos pela primeira vez.

Ela é capaz de possibilitar que os criadores tenham controle do processo por completo. Além disso, é uma ótima opção para chocar grandes quantidades de ovos.

Desvantagens da chocadeira

Uma das principais desvantagens da chocadeira é que a operação a partir dela necessita completamente de um fonte de energia confiável, sendo totalmente dependente dela.

Caso venha a faltar energia ou ela seja desligada acidentalmente, isso pode prejudicar diretamente os ovos, podendo até levar à morte os filhotes que estão sendo gerados dentro deles.

Além disso, o custo benefício do equipamento é muito alto dependendo do tamanho e da qualidade do produto.

Dicas antes de adquirir uma chocadeira de ovo

Adquirir uma chocadeira automática é muito indicado para criadores ou avicultores que possuem um projeto de criação de galinhas para fins comerciais. Este equipamento auxilia no aumento dos lucros devido às várias vantagens que ele possui.

Chocadeira: filhote

Veja a seguir algumas das principais dicas antes de adquirir um chocadeira automática

Segue abaixo algumas dicas que podem auxiliar o avicultor no momento da compra de sua chocadeira elétrica automática:

  • Opte pelas chocadeiras com controle automático de umidade e temperatura;
  • Opte por um modelo que corresponda eficientemente às exigências de umidade interna;
  • Opte por um modelo que não somente circule o ar mas tenha oxigenação adequada;
  • Opte por um modelo com sistema de viragem automático, capaz de realizar giros de 45°;
  • Opte por modelos que tenham ovoscópios já acompanhados (eles são capazes de fazer a realização da seleção dos ovos);
  • Opte por chocadeiras automáticas pois estas facilitam a higienização da parte interna;
  • Consulte o tipo de material da porta, pois ele pode interferir diretamente na temperatura interna do equipamento;
  • Realize sempre uma manutenção preventiva no equipamento, para que seja garantido a eficiência do produto.

Além dessas dicas, é importante estar atento principalmente a temperatura do equipamento. É fundamental observar a disposição dos ovos em relação ao isolamento térmico, à resistência e aos níveis de ventilação. Todas essas variações podem impactar diretamente na taxa de germinação dos ovos, no consumo de energia e na durabilidade da chocadeira.

O giro nas chocadeiras

Assim como as galinhas, há tipos de chocadeira em que se é possível girar os ovos.  Esta ferramento é importante pois ela gira os ovos no momento da choca, para que o embrião tenha um desenvolvimento normal e não fica permaneça na parte interna. As chocadeiras giram o ovo constantemente até que o filhote esteja pronto para nascer.

Ao fazer isso na chocadeira, ela permite que o pintinho fique centralizado dentro do ovo, ou seja, sem o perigo de que fique grudado na casca. Caso não fizesse isso, ele não se desenvolveria por completo e o ovo não germinaria. Elas firam os ovos a 45°, de um lado para o outro, a cada uma hora. Assim, isso deve ser feito sem parar por 18 dias seguidos.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo