Chucro: entenda o significado deste conhecido termo

Inicio » Pecuária » Chucro: entenda o significado deste conhecido termo
26/02/2019 Por
Chucro: entenda o significado deste conhecido termo

O adjetivo chucro é utilizado na pecuária para se referir à animais selvagens

O termo chucro ou xucro é muito utilizado no mundo agro como forma de mencionar que um animal não foi domesticado.

Também utilizado como ofensa, o termo chucro pode se referir à uma pessoa mal educada, que fala de forma grosseira ou ignorante.

O que é chucro?

Chucro é um adjetivo utilizado para definir os animais que ainda não foram domesticados. Também pode ser escrito como “xucro“. Um animal chucro é aquele que ou não passou por treinamento ou não é apto ao mesmo. Ou seja, é mesmo que dizer o animal não saiu de seu estado selvagem.

Este termo é comumente utilizado no universo da pecuária para se referir aos cavalos. Isso porque são muito utilizados no transporte de carga, e a necessidade de que sejam treinados é grande.

cavalo chucro

Origem da palavra chucro

Advindo da língua dos Quínchuas. Esta palavra toma espaço na época em que o povo indígena habitava a América do Sul na região que engloba a Argentina, Bolívia, Equador e Peru. A língua ainda é falada em algumas regiões do Peru e Norte da Argentina.

Em seu idioma de origem o significado é um pouco diferente de como é utilizado hoje, e se refere à algum material de propriedade dura. Com o decorrer do tempo, este termo passou a ser utilizado para se referir à pessoas que possuíam uma maneira rude ou agressiva de falar ou agir.

Como age o cavalo chucro?

No Brasil, o uso de cavalos no universo da pecuária e dos esportes é bastante frequente. Por isso, ter animais chucros é um grande prejuízo ao pecuarista.

O animal chucro age de maneira selvagem com seu dono e pode não deixar que ele se aproxime, por exemplo. Outra situação comum é tentar atacar tanto os outros animais da fazenda quanto o próprio vaqueiro. O animal chucro também pode se isolar em todas as atividades do dia a dia e não se aproximar dos demais.

Os motivos para que um animal seja chucro estão diretamente relacionados ao seu temperamento. Um motivo para isso, inclusive, pode ser relacionado a maus-tratos quando filhote – embora isso nem sempre seja verdade.

cavalos chucro

Para que este cenário mude, é preciso que o animal passe por um processo de cuidados e aproximação com o dono, até que ganhe confiança e seja domado.

Uma maneiras muito utilizada para aqueles que o cabresteamento com equinos seja feito é o uso de cabresto feito com uma corda resistente. O uso de argolas de metal na boca do animal deve ser evitado, pois elas se rompem facilmente e irritam o cavalo.

Também existem métodos em que a dominação do animal é feita à força. E, embora em alguns casos este processo seja eficiente, em outros pode desencadear ainda mais a agressividade do animal.

É importante ressaltar que o cavalo, mesmo quando não domado e chucro, não é um animal predador. Portanto, o seu manejo e treinamento ainda é considerado relativamente simples de ser executado.

Agro20 | Portal Vida No Campo