Ícone do site Agro20
Agricultura

Cinturão verde e sua importante contribuição para a agricultura

Como o cinturão verde tem participado positivamente da agricultura

Considerado um grande contribuidor da economia local, o cinturão verde tem auxiliado na preservação das áreas verdes em torno das grandes cidades.

Além disso, o papel do cinturão verde nas atividades da agricultura tem resultado melhor qualidade e produtividade dos alimentos produzidos e comercializados.

O que é cinturão verde?

Cinturão verde consiste em um espaço de terra com área verde e espaço aberto. Ele pode ser composto tanto por reservas ambientais, quanto por parques, jardins, pomares e chácaras localizados em volta das grandes áreas urbanas.

Contribuições do cinturão verde

A importância do cinturão verde é, então, preservar a qualidade de vida da população urbana e das metrópoles, principalmente. No entanto, por serem áreas com grande risco de desmatamento devido às construções civis, são muitas as vantagens do cinturão:

Dessa forma, há alguns cinturões espalhados pelo Brasil, sendo os principais:

Em contrapartida, há algumas desvantagens classificadas como ameaças e agravos. Isso se deve, principalmente, ao forte crescimento das áreas urbanas e das populações ao redor deles. Os principais agravos são:

Cinturão verde na agricultura

Sua influência na agricultura está concentrada especialmente nas pequenas áreas, como nas utilizadas para a agricultura de subsistência e para a familiar. A importância para a agricultura consiste no auxílio para a geração de renda das propriedades, além disso, o custo baixo de produção e o crescimento da procura por plantações de hortaliças tem resultado em grandes oportunidades de investimentos aos agricultores.

Os plantações mais comuns dentro deste segmento na agricultura são, basicamente:

Assim, por serem produtos com pouca durabilidade e com frágeis condições após a colheita, estes alimentos devem ser rapidamente vendidos. Dessa forma, o segmento auxilia por localizar-se próximo à grandes cidades, diminuindo o tempo de percurso até o local da comercialização, seja em feiras, mercados, quitandas ou sacolões.

Portanto, há tecnologias inovadoras associadas ao cinturão verde. Elas visam garantir a melhor qualidade das produções, resistência a pragas e doenças, durabilidade, rendimento e boas condições físicas, contribuindo com o gosto e com as escolhas dos consumidores.

Sair da versão mobile