O lavrador e seu papel no crescimento econômico do Brasil

Inicio » Agricultura » O lavrador e seu papel no crescimento econômico do Brasil
31/01/2019 Por
O lavrador e seu papel no crescimento econômico do Brasil

Como as atividades realizadas pelo lavrador contribuem para uma economia

O papel do lavrador tem uma grande importância na agricultura do Brasil. Cuidar de terras, lavrar ou realizar atividades nas lavouras são atividades desenvolvidas por ele com o objetivo de qualificar ainda mais o resultado das produções.

Agricultura biodinâmica, de precisão e familiar são partes do setor agro em que o lavrador está incluso. A biodinâmica, por exemplo, o faz preservar a ecologia a partir da ausência de substâncias prejudiciais ao solo.

Lavrador nas atividades rurais

O que é lavrador?

O significado de lavrador está associado com a definição de pessoa que lavra ou cultiva terras, sendo assim, o lavrador é quem realiza trabalho no campo . A definição também faz referência ao agricultor que realiza atividades nas lavouras ou tem posse de terras boas para isso. Diferente do camponês, que trabalhava nos feudos e eram sujeitos a péssimas condições de trabalho.

Portanto, o significado de agricultor está mais relacionado com quem realiza a cultivo da terra ou o plantio, sendo assim, agricultor é quem trabalha na agricultura . Lavrador também se aplica aos donos das terras em que a agricultura e a pecuária são realizadas. Assim, os agricultores podem ser encontrados na agricultura familiar, de precisão, de subsistência e biodinâmica, entre outras.

Agricultura biodinâmica

A biodinâmica é um modelo de produção livre de adubos químicos, herbicidas, venenos, transgênicas, hormônios e antibióticos. Ela busca integrar as atividades da horta, criação de animais e o campo de cereais de uma mesma propriedade.

A agricultura biodinâmica incorpora áreas da geologia, astrologia e química. A faz a fertilidade do solo e do desenvolvimento das plantas através de conceitos místicos presentes na ecologia. Suas principais características são:

  • Culturas diversas
  • Livrar o solo de tratamentos químicos e insumos não agrícolas
  • Disposição e produção descentralizadas
  • Influência da Terra e dos astros celestiais em estruturas biológicas

O trabalho do lavrador na agricultura biodinâmica

O trabalho na agricultura

O trabalho na agricultura realizado pelo lavrador ou agricultor está sujeito às atividades por produtores. Isso, com o intuito de aumentar o aproveitamento da terra e aumentar a produtividade e os lucros.

O agricultor rural , aquele que explora uma terra e produz para fins lucrativos; e o agricultor familiar, que faz da agropecuária sua fonte de renda – são importantes para a economia e para a qualidade de vida das pessoas.

A produção dos pequenos produtores está sendo uma monocultura e mercado interno do país, sem alcance internacional. A importância do agricultor vai além da fonte de suprimentos alimentares, influenciando a economia do agronegócio no país.

O agricultor brasileiro – ou homem da roça , como é conhecido por alguns – tem se esforçado ainda mais para obter bons resultados nas produções. Além disso, no campo, as obras são pertencentes ao setor são comuns entre todos os da família. O trabalho na agricultura está sendo feito no meio rural, e é comum que o pai, o filho ou o avô de uma família (ou todos eles) seja agricultor.

Dessa forma, tanto as atividades exercidas pelo lavrador quanto as exercidas pelo agricultor têm grande influência na escala de produção do agronegócio. Os investimentos e as tecnologias adotadas são a maior produtividade e lucratividade do setor, uma vez que os pequenos projetos colaboram para o crescimento do mercado interno do país.

Tags: ,

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo