O lavrador e seu papel no crescimento econômico do Brasil

Inicio » Agricultura » O lavrador e seu papel no crescimento econômico do Brasil
24/02/2021 Por
O lavrador e seu papel no crescimento econômico do Brasil

O papel do lavrador tem uma grande importância na agricultura do Brasil. Cuidar de terras, lavrar ou realizar atividades nas lavouras são atividades desenvolvidas por ele com o objetivo de qualificar ainda mais o resultado das produções.

Agricultura biodinâmica, de precisão e familiar são partes do setor agro em que o lavrador está incluso. A biodinâmica, por exemplo, o faz preservar a ecologia a partir da ausência de substâncias prejudiciais ao solo.

  1. O que é lavrador?
  2. O trabalho do lavrador na agricultura
  3. O que faz um lavrador?
  4. Lavrador de café
  5. Lavrador de cana
  6. O trabalho do lavrador no campo
  7. Qual a diferença entre agricultor e lavrador?
  8. Qual a diferença entre camponês e lavrador?
  9. O que representa o lavrador na bíblia
  10. O que são terras lavradias?
  11. Quais ferramentas o lavrador utiliza?
  12. O homem da roça e a agropecuária brasileira
  13. Mercado das lavouras no Brasil

lavrador

O que é lavrador?

O significado de lavrador está associado com a definição de pessoa que lavra ou cultiva terras, sendo assim, o lavrador é quem realiza trabalho no campo. A definição também faz referência ao agricultor que realiza atividades nas lavouras ou tem posse de terras boas para isso. Diferente do camponês, que trabalhava nos feudos e eram sujeitos a péssimas condições de trabalho.

Portanto, o significado de agricultor está mais relacionado com quem realiza a cultivo da terra ou o plantio, sendo assim, agricultor é quem trabalha na agricultura. Lavrador também se aplica aos donos das terras em que a agricultura e a pecuária são realizadas. Assim, os agricultores podem ser encontrados na agricultura familiar, de precisão, de subsistência e biodinâmica, entre outras.

Agricultura biodinâmica

A biodinâmica é um modelo de produção livre de adubos químicos, herbicidas, venenos, transgênicas, hormônios e antibióticos. Ela busca integrar as atividades da horta, criação de animais e o campo de cereais de uma mesma propriedade.

A agricultura biodinâmica incorpora áreas da geologia, astrologia e química. A faz a fertilidade do solo e do desenvolvimento das plantas através de conceitos místicos presentes na ecologia. Suas principais características são:

  • Culturas diversas
  • Livrar o solo de tratamentos químicos e insumos não agrícolas
  • Disposição e produção descentralizadas
  • Influência da Terra e dos astros celestiais em estruturas biológicas

O trabalho do lavrador na agricultura

O trabalho na agricultura realizado pelo lavrador ou agricultor está sujeito às atividades por produtores. Isso, com o intuito de aumentar o aproveitamento da terra e aumentar a produtividade e os lucros.

O agricultor rural, aquele que explora uma terra e produz para fins lucrativos; e o agricultor familiar, que faz da agropecuária sua fonte de renda – são importantes para a economia e para a qualidade de vida das pessoas.

A produção dos pequenos produtores está sendo uma monocultura e mercado interno do país, sem alcance internacional. A importância do agricultor vai além da fonte de suprimentos alimentares, influenciando a economia do agronegócio no país.

O agricultor brasileiro – ou homem da roça, como é conhecido por alguns – tem se esforçado ainda mais para obter bons resultados nas produções. Além disso, no campo, as obras são pertencentes ao setor são comuns entre todos os da família. O trabalho na agricultura está sendo feito no meio rural, e é comum que o pai, o filho ou o avô de uma família (ou todos eles) seja agricultor.

Dessa forma, tanto as atividades exercidas pelo lavrador quanto as exercidas pelo agricultor têm grande influência na escala de produção do agronegócio. Os investimentos e as tecnologias adotadas são a maior produtividade e lucratividade do setor, uma vez que os pequenos projetos colaboram para o crescimento do mercado interno do país.

lavrador

O que faz um lavrador?

Para saber o que faz um lavrador, o papel do lavrador de terra é realizar as atividades de plantio e cultivo das terras onde o principal meio de produção é o manual. Isso acontece em muitos tipos de produção onde não há utilização de grandes maquinários agrícolas e formas tecnológicas.

Como mencionado acima, uma das principais importâncias de atuação do lavrador de terra é para quem trabalha na agricultura familiar. Pois, esse tipo de agricultura se administra por membros da família e de uma forma mais artesanal.

No entanto, não há empecilhos de se utilizar alguns equipamentos. Ao contrário, mesmo na agricultura familiar existe auxílio de alguns maquinários.

A diferença é na proporção do auxílio humano e tecnológico, pois o lavrador de terra é muito mais voltado ao trabalho direcionado à produção local. Isso porque, em geral, a agricultura familiar e outras onde não se usa o potencial máximo do agronegócio, não trabalham com fornecimento de grandes demandas.

Esse não é o propósito do tipo de trabalho na agricultura que um lavrador realiza. Muitas vezes, inclusive, o lavrador é o próprio dono da terra e do trabalho no campo, sendo uma pessoa da família que instrui as demais a realizar os afazeres necessários.

Dessa forma, existem lavradores de diversos tipos de lavouras. Abaixo você vai ver alguns dos tipos.

Lavrador de café

O café é uma das plantações que possui mais importância no país, pois a demanda é enorme e o mercado é grande.

Dentro disso, as plantações de café são variadas, pois existem desde nas grandes plantações em que o agronegócio se utiliza de tecnologia e evolução de maquinários para se tornar cada vez mais produtivo, até plantações menores.

Nessas plantações menores, o café é um produto que oferece grande benefício ao lavrador, pois se tudo for feito de forma adequado, a venda é certa.

Ademais, o lavrador de terra na plantação de café consegue realizar diversas ações, tanto como plantação até a colheita. Porém, o café é um tipo de cultivo que costuma ser muito atacado por pragas.

Com isso, também é trabalho do lavrador de café tomar conta do cultivo e verificar a ocorrência das pragas que são próprias do cafezal. Além disso, a escolha da forma de evitar pragas e de resolver quando os ataques ocorrem, fica a cargo do lavrador.

Por isso, é uma função de muito significado, pois muitas vezes a eficiência e qualidade da plantação de café irão depender dele. Ademais, para isso, pode se valer de auxílios para conseguir melhores resultados.

Dentro da agricultura familiar, por exemplo, uma forma de obter auxílio é instruindo os outros membros da família para que possam executar as tarefas necessárias. Assim, tanto o lavrador de terra quanto funcionários ou familiares, tomam conta da plantação de café, sempre com a orientação profissional, e com isso você pode entender melhor o que é lavrador e o que o lavrador faz.

Lavrador de cana

Outro tipo de lavrador existente é o de cana, pois é outro cultivo muito comum em diversas regiões do país. A cana tem grande demanda, pois se utiliza para muitas indústrias na produção de insumos.

Com isso, o lavrador de cana realiza todos os passos do plantio da cana, como:

  • Preparo da terra;
  • Separação dos materiais;
  • Plantio;
  • Cultivo;
  • Colheita.

Dessa forma, a respeito de qual a função do lavrador e seu papel no cultivo de cana, a importância é grande para o crescimento econômico do Brasil. Isso porque, sem os pequenos agricultores, haveria falta de insumos para diversas produções em que a cana é necessária.

Com isso, é um trabalho árduo realizado, mas que oferece bom retorno profissional tanto para o lavrador quando para a fazenda e a plantação, sede dele próprio ou de algum produtor rural local.

lavrador

O trabalho do lavrador no campo

O trabalho no campo possui várias etapas e é um tipo de trabalho que necessita de grande conhecimento para que seja feito de forma eficiente. O campo possui muitas peculiaridades, pois cada cultura reage de uma forma e tem necessidades diferentes para o pleno desenvolvimento.

Dentro disso, o trabalho no campo conta com diversos trabalhadores, como o lavrador de terra, o posseiro, o fazendeiro e muitos outros.

Dependendo do tamanho do campo e do foco, as nuances são diferentes. Quanto maior for a plantação, maior é a necessidade de realizar aperfeiçoamentos com utilização de mecanismos tecnológicos.

Isso porque o agronegócio está cada vez mais produtivo, o que decorre do desenvolvimento de maquinários e de conhecimento. Assim, quando o foco é a produção de grande escala, o trabalho é muito maior, obviamente.

Já em relação à agricultura familiar e local, o trabalho também é grande e exaustivo. Mesmo que a demanda seja consideravelmente menor, a ajuda mecânica e de mão de obra também é menor, de forma que se torna proporcional.

Com isso, o pequeno agricultor e o lavrador de terra trabalham tanto quanto se possuíssem campos maiores e se produzissem mais cultivos. Afinal, eles é quem fazem o trabalho com mão de obra própria, o que é cansativo e precisa de grande preparo.

Qual a diferença entre agricultor e lavrador?

Primeiramente é importante dizer que, em muitas vezes, essas palavras podem se referir ao mesmo significado. Isto porque as funções podem se confundir e ser exercidas pela mesma pessoa.

Porém, para poder criar uma distinção mais precisa, é possível dizer o seguinte. O lavrador é a pessoa que realiza o cultivo, que planta e que lida diretamente com a terra e todos os afazeres que o plantio envolve.

Já o agricultor brasileiro é a pessoa que possui a propriedade sobre a terra que está sendo lavrada, é a pessoa que fornece os meios para que o lavrador possa executar suas tarefas, como insumos, equipamentos e o que mais for preciso.

No entanto, essas duas figuras nem sempre são tão separadas assim. Afinal, como o lavrador é uma figura mais típica do pequeno agronegócio, em grande parte das vezes a mesma pessoa reúne essas duas atividades.

Isso porque o próprio agricultor rural possui conhecimento e disposição para realizar o cultivo de sua lavoura, sem precisar de mão de obra de terceiros. Pode até ter auxílio, mas também emprega força bruta além dos meios produtivos. Com isso, se vê a importância do agricultor.

Portanto, para fazer essa diferenciação, você precisa verificar o caso para poder dizer se há diferença ou se as duas funções estão sendo exercidas pela mesma pessoa.

Qual a diferença entre camponês e lavrador?

O significado de lavrador você já tem conhecimento. Também já sabe quem é o agricultor. Porém, camponês, ainda não. Portanto, aqui a situação é semelhante ao tópico anterior.

Isso porque a definição de camponês é de uma pessoa que trabalha na agricultura familiar e que pode ou não empregar trabalhadores assalariados para auxiliar nas funções do campo.

Com isso, podemos dizer que o camponês seria a figura do agricultor familiar, porém em outra forma de nominar.

Além disso, o camponês também é denominado por alguém que possui a totalidade ou parte da propriedade sobre a produção de uma plantação. O que também pode ocorrer com o lavrador se ele for o dono do campo e da plantação.

Portanto, essas denominações nem sempre se diferenciam de forma clara, pois depende muito da situação. Ademais, dependendo da região onde se está, as funções se chamam de formas diferentes.

Outra questão importante é em relação ao tempo, pois em momentos diferentes as funções são nominadas de formas diferentes. A expressão “camponês” pode ser mais antiga e não se utilizar nos dias atuais.

O que representa o lavrador na Bíblia?

Além do que já foi mencionado, o lavrador também pode ter um contexto bíblico. Dentro disso, a lavoura aparece várias vezes na Bíblia, pois os hebreus eram um povo agrícola.

Assim, dentre algumas menções, Adão teria sido colocado no jardim do Éden para que o cultivasse, assim como Noé teria sido agricultor.

Ademais, o contexto bíblico diz que Deus seria o lavrador. Com isso, se pode fazer relação com os parágrafos anteriores, onde foi dito no significado de agricultor que ele é o proprietário do campo e, o lavrador, a pessoa que planta e executa os cuidados com a terra.

lavrador

O que são terras lavradias?

Cada tipo de cultivo necessita de nutrientes diferentes, o que quer dizer que não é em toda terra que todo cultivo pode ser feito.

Dentro disso, uma terra lavradia é um local que é propício para ser lavrado, cultivado ou plantado. Isso quer dizer que a terra é produtiva, que nela se pode plantar culturas para que se desenvolvam de forma plena e saudável.

Assim, o contrário de uma terra lavradia seria uma terra onde os cultivos não vingam e não se desenvolvem. Como, de fato, existem casos, pois há terras que não são boas para receber plantações.

Igualmente, existem terras lavradias para determinados cultivos e não para outros. E isso o lavrador tem conhecimento para que possa saber o que pode ser plantado e que não daria resultado conforme o esperado.

Quais ferramentas o lavrador utiliza?

Para que o lavrador consiga desenvolver seu trabalho de forma satisfatória, ele utiliza várias ferramentas. Algumas principais são a enxada e a pá. Com elas, se torna possível realizar o preparo da terra para receber as plantações.

A enxada é muito utilizada para remexer a terra, o que é feito para cultivar as sementes desejadas.

Além disso, outra ferramenta muito importante é o carrinho de mão. Afinal, é nessa ferramenta que o lavrador leva terra, adubo, sementes e tudo que precisar, até o local da plantação.

Assim, o trabalho consegue ser mais prático e eficiente, além de permitir que o trabalhador consiga carregar pesos consideráveis, o que seria difícil sem o auxílio de uma ferramenta como essa.

Ademais, o pulverizador é outra ferramenta que o lavrador utiliza muito, pois ela permite que se cuide da plantação. O pulverizador serve para pulverizar agrotóxicos ou outros tipos de produtos para que insetos, ervas daninhas e pragas em geral não interfiram no desenvolvimento da plantação.

Outra ferramenta que é muito útil para o lavrador é a pá reta. Essa pá é diferente da pá comum, pois ela é um pouco mais côncava e pequena, servindo para que espaços menores sejam abertos na terra.

Assim, com o auxílio desse instrumento, se torna possível abrir espaço no solo para semear o tipo de cultura escolhida.

Mais um instrumento que possui a função parecida com o anterior é o plantador. Ele é um pedaço roliço de madeira que possui em torno de 30 cm e que se usa para abrir os espaços no solo, pequenas covas e sulcos no chão. Assim, o trabalhador planta com maior facilidade, sem necessidade de utilizar equipamentos mecânicos.

Existem muitos outros tipos de instrumentos utilizados, pois a intenção é facilitar o trabalho. Esses, portanto, são apenas alguns.

O homem da roça e a agropecuária brasileira

O homem da roça pode ser definido como aquele trabalhar rural, seja empregado ou dono da terra, que realiza suas atividades como o lavrador. Em geral, o homem da roça é um produtor rural de pequeno ou médio porte, que realiza agricultura biodinâmica familiar e local.

E isso é extremamente importante para a agropecuária brasileira, pois muitas vezes o homem da roça não realiza somente cultivos, como também cria animais, tem produção de derivados como leite e ovos e muito mais.

Com isso, é um tipo de agropecuária que também é essencial, pois consegue movimentar economias locais que nem sempre giram pela grande agropecuária.

lavrador

Mercado das lavouras no Brasil

O ano de 2020 está com crescimento dentro do mercado de lavouras e agronegócio no Brasil. As lavouras cresceram cerca de 11%, com R$ 469,8 bilhões. Junto a isso, a pecuária teve crescimento de 3,9% ao ano, o que chegou a R$ 234 bilhões no ano de 2020.

Dentro disso, as lavouras de soja, café e milho tiverem fortes elevações, com índices de 11,8%, 20,4% e 19,7% respectivamente.

Aliando isso à alta do dólar, os resultados são bem favoráveis para o mercado das lavouras no Brasil, o que beneficia a todos, desde o lavrador até o produtor rural de grande porte.

Tags: ,

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo