Citronela e os muitos benefícios de seu óleo e aroma

Inicio » Agricultura » Citronela e os muitos benefícios de seu óleo e aroma
31/05/2019 Por
Citronela e os muitos benefícios de seu óleo e aroma

Conheça o que a citronela é capaz de fazer

A citronela passou a ser mais conhecida no Brasil por conta da sua ação repelente de insetos. Ela foi altamente utilizada em terras brasileiras devido às epidemias de zika, chikungunya e dengue, além de outras doenças também causadas por mosquitos.

No entanto, a citronela é muito mais do que isso. Seu óleo essencial, incenso e velas podem ser usados, por exemplo, para proporcionar relaxamento, sensação de conforto, aliviar sintomas, dores de cabeça e muito mais. Dessa forma, fazer uso desta planta, tanto para fins medicinais quanto de decoração, traz muitos benefícios e muitas vantagens.

Plantio de citronela

O que é citronela?

Citronela (Chymbopogon winterianus), também conhecida como capim-citronela, cidró do Paraguai, citronela de java e do Ceilão, é uma planta pertencente à família Poaceae. Sua origem vem principalmente da Ásia, Sri Lanka, Indonésia e Índia. O ciclo de vida é favorável em locais com o clima tropical, oceânico, subtropical e equatorial.

Características da citronela

Todos os tipos de citronela são de cultura perene. Eles têm o crescimento ereto e podem atingir até um metro de altura. Suas folhas são bastante largas (chamadas de lanceiformes) e seu aroma forte é semelhante ao cheiro do eucalipto e do limão.

Além disso, ela forma touceiras densas (uma espécie de moita), muito parecidas com a do capim-limão; por isso, é uma planta muito confundida com ele.

Como dito anteriormente, ela é de clima tropical e, por isso, não exige muito das condições do solo. No entanto, se recomenda que ela seja plantada em um solo úmido e fértil.

Sua aparência é muito próxima de uma forração herbácea. Além disso, é uma planta capaz de produzir uma substância com ação repelente.

Como plantar citronela?

  1. Primeiro passo: as espécies Cymbopogon nardus e Cymbopogon winteranius são as encontradas no Brasil. Pode-se obter mudas de citronela através de produtores locais, além de universidade e hortos municipais.
  2. Local: deve ter luz intensa na maior parte do dia e temperaturas elevadas. No entanto, ela não tolera frio e pode morrer quando submetida à ele. Chuvas em excesso pode alterar a qualidade e o teor do óleo obtido.
  3. Propagação: ela é composta por divisão de touceira, uma vez que não produz sementes distintas. Arranque toda a parte ou somente parte da planta matriz e separe os ramos laterais mais visíveis. Depois disso, tire as folhas e as partes secas dos ramos, formando a muda com o pedaço que estiver sobrando.
  4. Plantio: deve ser feito em solos ricos em matéria orgânica e nutrientes, bem drenados e porosos. Realizado principalmente durante a primavera, especialmente em setembro. Prefira dias chuvosos ou nublados. Regue as raízes nas primeiras duas semanas. É necessário fazer o replantio de dois em dois anos, porque as touceiras costumam sair da terra.
  5. Espaçamento: Vai de acordo com a fertilidade do solo. Na maioria das vezes, se indica afastar as linhas de 0,8 a 1 metro e entre plantas de 0,4 a 0,5 metros. Este espaço será suficiente para que as touceiras se formem. Use as mãos para puxar a terra e firmar as plantas.
  6. Cuidados: faço uso de estrume de gado seco e curtido, revire a terra para incorporar. Após a etapa de quinze dias, regue apenas por dois dias. Assim, para fazer a recuperação no período de inverno, retire com as mãos as hastes floridas e use também uma tesoura de poda.
  7. Produção: a partir de 90 dias depois do transplante as primeiras folhas podem ser colhidas. Assim, corte as folhas a 5 centímetros acima do solo, pela manhã. Em plantios mais coordenados, se pode realizar até três cortes anualmente. Pelo fato das folhas terem bordas cortantes, se faz necessário usar luvas de proteção quando for colhê-las. A citronela que será usada para a extração de óleo deve ser levada em seguida para o processo de destilação.

Para que serve a citronela?

A citronela é comumente usada como repelente natural, tanto em forma de óleo quanto em forma de vela ou de incensos. Portanto, ela ajuda a prevenir doenças transmitidas por mosquitos, como é o casa da dengue, da febre amarela, da zika, entre outras.

No entanto, seu óleo essencial também pode ser usado para fins de perfumaria e cosméticos. Como planta medicinal, por exemplo, a planta é usada como anti reumático e anti inflamatório.

Ela é também muito usada na aromaterapia. A vela de citronela exala o cheiro marcante da planta, ajudando a combater a fadiga e a aliviar as dores de cabeça e enxaqueca.

Óleo de citronela

Óleo de citronela

óleo de citronela é a sua característica mais conhecida. Ele é então retirado das folhas por meio de um processo de “arrasto de vapor”. É muito usado na aromaterapia e traz diversos benefícios.

Este “arrasto de vapor” é um procedimento industrial em que as folhas são submersas em um recipiente e recebem vapor de água sem pausa. Sendo assim, o vapor de água penetra nas folhas e carrega o óleo essencial, separando-o da água pela condensação da mistura.

Já no modo caseiro, as folhas da planta são colocadas em uma panela de pressão com água e depois de um certo tempo se notará que o vapor exalado já está com o óleo essencial. Entretanto, este método é mais complicado na hora de extrair e recolher todo o óleo.

As propriedades deste óleo essencial são:

  • Desodorizante;
  • Estimulante;
  • Tônico geral;
  • Antidepressivo;
  • Antisséptico;
  • Inseticida.

Os benefícios do óleo de citronela são:

  • Consegue aliviar sintomas de depressão;
  • Repelente natural contra mosquitos;
  • Ameniza enxaqueca e dores de cabeça;
  • Livra gatos e cães de pulgas;
  • Funciona como tônico para o organismo todo;
  • Equilibra o coração e o sistema nervoso;
  • Ajuda a restabelecer o equilíbrio, a tonicidade e o humor;
  • Afasta germes;
  • Suaviza a pele;
  • Refresca mãos e pés cansados e suados.

Citronela

Propriedades da citronela

  • Ajuda a manter a pele saudável e limpa, por conta do seu efeito antifúngico e bactericida;
  • Espanta mosquitos, moscas e formigas;
  • Quando usada na limpeza ajuda a manter a casa desinfectada e perfumada;
  • Ajuda a manter a concentração e facilita o relaxamento através da aromaterapia.

Onde comprar citronela?

Seu óleo pode ser encontrado em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação. Dessa forma, custa em média de 15 a 50 reais. Isso irá depender da marca, do local de venda e da quantidade.

No entanto, as mudas de citronela podem ser encontradas em centros de paisagismo ou em viveiros. O kit com 10 mudas pode chegar a custar de 30 a 90 reais.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo