Clima mediterrâneo tem verões secos e invernos chuvosos

Inicio » Meio Ambiente » Clima mediterrâneo tem verões secos e invernos chuvosos
18/01/2021 Por
Clima mediterrâneo tem verões secos e invernos chuvosos

Ao contrário do que se pensa, o clima mediterrâneo não se localiza apenas próximo ao Mar Mediterrâneo. Certamente, ele pode ser encontrado em outras regiões. O clima é parecido com o tropical, contudo, apresenta diferenças notáveis.

Considera-se o clima mediterrâneo favorável para a prática de agricultura. Principalmente para determinados tipos de cultivo, com destaque para azeitonas, batatas, entre outros. O clima é marcado por ter duas estações definidas: verão seco e períodos de chuva.

Clima mediterrâneo

O que é clima mediterrâneo?

Clima mediterrâneo é uma das variáveis atmosféricas presentes em determinados períodos do ano em algumas regiões do mundo. Algumas regiões apresentam mais de uma variável, outras permanecem o tempo todo com o mesmo tipo de clima.

Ao todo, o planeta Terra conta com 10 tipos de clima. A saber:

  • Equatorial;
  • Tropical;
  • Temperado;
  • Subtropical;
  • Mediterrâneo;
  • Frio;
  • Frio de Montanha;
  • Polar;
  • Desértico;
  • Semiárido.

O clima mediterrâneo, como exposto, se trata de mais uma categoria de clima. Isso quer dizer que mesmo tendo algumas semelhanças com algum outro tipo, certamente tem suas particularidades.

Ele recebe esse nome por estar próximo a regiões do Mar Mediterrâneo. Contudo, é um erro pensar que se restringe a apenas essas regiões. O clima mediterrâneo, sem dúvida, encontra-se em vários lugares do globo.

Mas, se não se trata de uma exclusividade do mediterrâneo, por que recebeu esse nome? Porque a região é a maior área do planeta a exibir esse tipo de clima.

Essa condição climática sofre influência direta do mar. Saiba mais a respeito disso a seguir.

Características do clima mediterrâneo

Por sofrer influência direta do mar, isso afeta a sua temperatura.

Uma das características do clima mediterrâneo é o tempo quente e seco. Contudo, sua maior diferença em relação ao clima tropical é o de ter inverno ameno.

Mesmo a temperatura nesse período não sendo tão baixa, o fato de apresentar uma variação significativa demonstra que seu clima não se mantém constante por um ano inteiro. Diferente do que ocorre em locais de clima tropical.

Isso certamente deixa evidente que o clima mediterrâneo tem estações definidas. Mais especificamente, uma é mais quente e outra é mais fria.

Quanto ao calor, a temperatura dos tempos de estiagem gira em torno de 25 °C a 35 °C. Por apresentar temperatura alta, então, considera-se de clima temperado.

Quanto ao seu inverno, a temperatura média é de 15 °C. Contudo, pode cair e ficar na faixa de 0 a 10 °C no inverno úmido.

Isso nos leva a outro aspecto do clima mediterrâneo: chuvas, principalmente no inverno. Elas ocorrem por volta de 3 a 4 meses. No entanto, a densidade anual é baixa. Fica em torno de 500 mm.

A distância em relação ao mar certamente influencia a temperatura. Igualmente, motiva a instauração de subtipos na categoria.

Quanto mais a área for afastada do mar, mais o seu clima poderá ser alterado. A temperatura pode ser mais elevada ou não passar do mínimo da costumeira próxima à costa.

Outra interferência do mar diz respeito à umidade relativa do ar. Quanto mais próximo às águas marítimas, maior será a umidade. A umidade anual de áreas de clima mediterrâneo gira em torno de 80%.

Clima mediterrâneo

Clima temperado mediterrâneo

Como viu acima, por apresentar período quente e seco, considera-se o clima mediterrâneo temperado.

Portanto, não incorre em erro chamá-lo de clima temperado mediterrâneo. Logo, entende-se que o clima se trata de uma variação dos tipos de clima temperados.

O clima temperado trata-se de uma condição atmosférica com estações bem definidas. Ou seja, as áreas em que predominam passam por variação de clima e umidade no decorrer de um ano.

A diferença, contudo, está nas estações definidas e na temperatura. O clima temperado tem 4 estações definidas, enquanto o seu subtipo, o clima mediterrâneo, tem apenas duas. O verão é quente e seco; o inverno, ameno. Porém, isso não se trata de uma regra.

Outros tipos de clima temperado apresentam variação diversa quanto a frio e calor. Em algumas, os verões são fortes e o inverno é ameno. Em outros, o inverno se destaca rigoroso e o verão é ameno.

Essas diferenças certamente acabam sendo fundamentais para classificar os diferentes tipos de clima temperados.

Por falar neles, agora é uma ocasião adequada para listá-los:

  • Clima temperado oceânico;
  • Temperado continental;
  • Temperado mediterrâneo.

Vegetação mediterrânea

Essas condições específicas de clima influenciam na qualidade de vegetação a ser desenvolvida nas áreas que prevalece.

Contudo, que tipo de vegetação propicia? Quais são as suas principais características? Desenvolve uma vegetação densa e rica devido à estação de chuvas? Ou a vegetação é escassa e pobre em razão do tempo quente e seco?

Bom, em primeiro lugar, a vegetação desse clima chama-se de Vegetação Mediterrânea ou Floresta Mediterrânea.

Em segundo lugar, grande parte das espécies dessa vegetação – a maioria – é exclusiva dessa formação vegetal.

A vegetação inicial do clima mediterrâneo era conhecida como plantas arbóreas. Entretanto, devido a ações antrópicas, ou seja, ações humanas, essa qualidade de vegetação praticamente extinguiu-se.

Elas acabaram sendo substituídas por plantas arbóreas de pequeno porte e plantas rasteiras, mais conhecidas como garrigue e maquis.

A vegetação do clima mediterrâneo tal como está hoje se caracteriza por ser, portanto, arbustiva e esparsa devido à necessidade de boa adaptação ao clima quente. Portanto, isso faz desse tipo de vegetação ser entendida como xerófila.

Tal tipo de planta consegue armazenar líquido para os períodos mais quentes e secos do ano. Por isso, consegue sobreviver a verões longos e secos.

Em geral, as árvores desse tipo de floresta tratam-se de pinheiros ou carvalhos. Há também árvores frutíferas – no caso, figos, videiras e frutas cítricas.

Clima mediterrâneo

Onde predomina o clima mediterrâneo?

Como apontado logo de começo, identifica-se o clima mediterrâneo em várias regiões do planeta e não só em áreas próximas ao Mar Mediterrâneo.

Apesar do clima se destacar na região por ocupar muito de sua área, em termos de dimensão territorial, o mediterrâneo não monopoliza esse clima.

O clima mediterrâneo se encontra também ao Sul da Europa e em parte do Oriente Médio. Outras regiões em que costuma figurar são no extremo Norte da África e em parte da África do Sul. Ásia, continente Americano e Oceania completam a lista de localidades.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo