Cobra cotiara é uma serpente da família Viperidae

Inicio » Meio Ambiente » Cobra cotiara é uma serpente da família Viperidae
30/10/2020 Por
Cobra cotiara é uma serpente da família Viperidae

A cobra é um dos animais que mais causam pânico, fascínio e aversão em uma grande quantidade de pessoas. Além disso, o medo é constante quando o assunto é esse. Entretanto, tal sentimento é completamente compreensível, ainda mais quando se trata da cobra cotiara.

Em suma, a cobra cotiara é um animal muito agressivo e pode tentar atacar facilmente. Mesmo que não seja de sua natureza dar botes por nada, assim que se sente ameaçada, pode se tornar muito perigosa, seja para outros animais como para seres humanos.

Cobra cotiara

O que é cobra cotiara?

Cobra cotiara é uma das cobras que fazem parte da família Viperidae e do gênero Bothrops. Para se ter uma ideia sobre essa cobra, a sua família, Viperidae, é a família das víboras. Logo, a cotiara é uma cobra considerada muito perigosa para os seres vivos.

Além disso, também é conhecida por outros nomes, tais como:

  • Boicotiara;
  • Jararaca preta;
  • Quatira.

Em suma, os locais de maior avistamento são a Argentina e também o Brasil, principalmente locais como Paraná, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Além disso, se trata de uma espécie muito associada às matas.

Porém, a cotiara não é somente uma das principais cobras venenosas. Foi descoberto recentemente que extratos retirados da cobra são extremamente eficazes para a inibição do câncer de mama e demais células cancerígenas que podem se apresentar nos pulmões.

Cobra cotiara

Características da cobra cotiara

Mesmo que tenha grande preferência pelas matas, a cobra cotiara é considerada uma cobra de estilo de vida livre. Afinal, também pode ser encontrada em bordas de matas, mas não necessariamente na mata em si. Porém, é raramente vista em campos abertos, já que se sente vulnerável e exposta.

Além disso, podem ser consideradas serpentes de porte médio, com desenhos de trapézio, barriga preta e coloração castanha ou esverdeada. Em geral, adoram se alimentar de mamíferos e fazem deles o seu principal prato.

Porém, quando o assunto é a sua reprodução, essa cobra se caracteriza como vivípara. Ou seja, todos os seus embriões são desenvolvidos dentro da sua placenta. Diferente de outras espécies, dá à luz aos filhotes em vez de colocar ovos para eclosão.

Cobra cotiara

Veneno da cobra cotiara

A cobra cotiara é venenosa e considerada uma das piores cobras peçonhentas. Em geral, é extremamente agressiva e 80% das mortes causadas por picadas de cobra são de autoria da cotiara. Quando sente-se ameaçada ou o cheiro da vítima agrada, ela já arma e prepara o bote.

Além disso, um dos maiores erros de quem é picado pela cobra é tentar chupar ou veneno ou amarrar algo apertado em volta da picada. Isso pode ser decisivo para que o veneno seja letal. O método mais correto de se salvar é tomando soro antibotrópico.

Entretanto, como o efeito do veneno é muito rápido, grande parte das vítimas morre ou acaba com amputações ou estados vegetativos. Para se proteger dessa cobra, é altamente indicado utilizar botas de cano alto e todas as proteções possíveis, principalmente nas pernas, troncos e braços. Dessa forma, é possível estar seguro aos ataques da cobra cotiara.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo