Como fazer caldinho de feijão delicioso e lucrativo? Descubra aqui!

Inicio » Agronegócio » Como fazer caldinho de feijão delicioso e lucrativo? Descubra aqui!
04/10/2020 Por
Como fazer caldinho de feijão delicioso e lucrativo? Descubra aqui!

De todas as coisas que os vegetarianos temem perder ao se livrar da carne, o feijão lidera junto ao bacon. Mas você sabia que tem como fazer caldinho de feijão vegetariano também? De fato, fazer um caldo adequado sem nenhuma adição de origem animal, para a maioria das pessoas, parece quase impossível. No entanto, os legumes realmente podem adicionar uma variedade de aromas e sabores sutis ao caldinho.

Além disso, o cogumelo enche a panela com muito sabor, dando um toque de variedade à receita. Ervas também podem adicionar complexidade. Na sopa, a base de proteínas pode fazer falta. Mas esse não é o caso do caldo de feijão. Quer a prova disso? Confira nossa variedade de receitas e modos de como fazer caldinho de feijão a seguir.

Como fazer caldinho de feijão

O que é caldinho de feijão?

Caldinho de feijão é um ensopado preparado à base do caldo engrossado do feijão. De fato, a receita é tão saborosa para quem consome carne quanto para aqueles que seguem uma dieta vegetariana. Nesse quesito, o caldinho de feijão pode ser comparado à sopa de missô.

Afinal de contas, o molho de soja, conhecido por seu sabor complexo, também é fermentado. Com base no que o missô traz para a mesa, não é de surpreender que o caldo preparado à base de feijão possa agradar tanto o paladar de vegetarianos quanto de carnívoros.

Sem dúvida, no entanto, o modo de preparo do caldinho de feijão é muito mais simples do que o preparo tradicional de missô. Afinal, comparado com a fermentação, levar uma panela de água e feijão para ferver é uma maneira rápida e fácil de liberar o poder gastronômico das leguminosas.

De fato, a forma mais pura de utilizar o caldo de leguminosas para fins alternativos e vegetarianos é através da conhecida “aquafaba”. Isto é, a palavra francesa recém-cunhada que se refere à água restante dos grãos de cozinha.

Em suma, a palavra literalmente significa “água de feijão”, vinda do latim “aqua”, que significa “água”, e “faba”, que por sua vez significa “feijão”.

A aquafaba, essa forma de caldo de leguminosas, se tornou uma estrela na comunidade vegana, especialmente aquela feita a partir de grão de bico. Isso se dá graças a um conjunto exclusivo de propriedades que os chefs veganos têm explorado. Afinal de contas, quando batida, a água de feijão endurece, assim como uma clara de ovo.

Além de ser um popular substituto de ovo, é usado para fazer merengue, pudim e maionese veganos.

Seja você vegetariano, vegano ou não, você veio até aqui para aprender como fazer caldinho de feijão, certo? E, para isso, nós separamos diversas alternativas de receitas de caldinho de feijão para todos os paladares e dietas! Confira a seguir.

Como fazer caldinho de feijão

Caldo de feijão

Sem dúvida, existem muitos modos de como fazer caldo de feijão. Por exemplo, algumas receitas deliciosas são caldinho de feijão com bacon, caldinho de feijão com calabresa, caldinho de feijão com charque e caldinho de feijão com couve. Essas e outras deliciosas alternativas você confere abaixo!

Receita de caldo de feijão

 Caldinho de feijão com bastante tempero

Em geral, o caldo de feijão pode variar tanto de um sabor marcante quanto para um sabor neutro. O que determina o sabor, de fato, é a seleção de ingredientes e o preparo. Para um caldo de feijão apimentado e muito saboroso, é necessário investir nos seus temperos favoritos.

Caldinho de feijão com alho poró

Outro clássico, essa versão do caldinho se destaca em razão do protagonismo único do alho poró. Sem dúvida, o ingrediente adiciona sabor à receita. Para preparar o prato, além de bastante feijão, você precisará de ingredientes como manjericão, pimenta, sal, molho inglês, alho, cebola e azeite.

Caldinho de feijão com calabresa e batata

Se você não sabe como preparar caldo de feijão com batata e calabresa, definitivamente precisa aprender! Afinal, essa é uma receita de caldo de feijão super clássica e fácil.

No passo a passo desse prato, a proposta é adicionar a batata ao caldo. Assim, você obtém um caldo de feijão muito mais encorpado e suculento. Para deixar tudo mais gostoso, acrescente calabresa em cubinhos e experimente o prato acompanhado de pães secos ou torradinhas.

Caldinho de feijão com cebolinha e salsinha

Outro clássico para quem procura uma opção saborosa, mas sem carne, é o caldo de feijão com salsinha e cebolinha. Sem dúvida, esses são condimentos certeiros na hora de trazer um diferencial para a receita.

Afinal de contas, além de potencializar muito o sabor sem, para tanto, acrescentar proteína, a salsinha e a cebolinha tornam o prato mais charmoso e colorido. Para dar a sua cara à receita, acrescente temperos variados de sua preferência.

Como fazer caldinho de feijão

Caldo de feijão com calabresa e bacon

Se você é do time da carne, não tem jeito, precisa aprender como fazer caldo de feijão com bacon e calabresa! Para tanto, só é necessário cortar o bacon em cubos e picar bem a calabresa. Já o tempero desse caldo fica na conta da clássica folha do louro, além de molho de pimenta, sal, alho e cebola.

Esse acompanhamento para o caldo do feijão é uma alternativa certeira para jantares ou ocasiões onde diversos paladares estão em jogo. Afinal, não há quem não se delicie com essa saborosa receita!

Caldinho de feijão preto

Se está procurando uma receita de caldinho de feijão preto, existe uma clássica da qual não dá para escapar: caldo de feijão preto com linguiça.

A versão de caldinho de feijão preto com linguiça leva sal, azeite e alho – além dos ingredientes principais, claro, a linguiça e o feijão.

A princípio, inicie a receita fritando bem a linguiça enquanto refoga os demais ingredientes. Em seguida, deixe ferver o feijão preto e retire uma certa quantia para bater junto ao liquidificador. No fim, é só misturar tudo e está pronto para servir.

Agora você sabe como fazer caldinho de feijão para todos os gostos e pode variar e surpreender na cozinha, seja em refeições em família ou mesmo desacompanhado. Não se esqueça de escolher bem os ingredientes.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo