Saiba como fazer coalhada e conheça suas principais receitas

Inicio » Agronegócio » Saiba como fazer coalhada e conheça suas principais receitas
03/07/2020 Por
Saiba como fazer coalhada e conheça suas principais receitas

Conheça as técnicas atuais de como fazer coalhada

Com certeza você conhece aquela antiga receita que ensina como fazer coalhada para aproveitar o leite que azedou. No entanto, devido aos riscos dessa receita, que trabalha com a fermentação natural do leite, pode trazer, foram desenvolvidos outros métodos de produção.

Essa técnica é muito nutritiva e possui diversos benefícios para a saúde, tais como alto teor de cálcio, outros minerais e vitaminas. Por isso, hoje você aprenderá como fazer coalhada de maneira que seja segura para a sua saúde.

Como fazer coalhada

O que é e como fazer coalhada?

Coalhada é uma receita bem antiga que era feita exclusivamente com a fermentação natural do leite. No entanto, conforme fomos desenvolvendo novos métodos de preparo, essa preparação natural passou a ser proibida para comercialização. Isso porque pode causar malefícios à saúde humana.

Para maior segurança, a coalhada passou a ser feita com fermentos industriais para iogurte ou mesmo com aquele iogurte natural que é facilmente encontrado nos supermercados.

Tipos de coalhada

Preparo do leite para a receita coalhada

A seguir, veremos uma receita de coalhada para fazer com leite cru ou aquele leite de saquinho. Para a segurança de quem vai ingerir o alimento, a temperatura desse leite deverá atingir os 90 °C. Você deverá regular esse aquecimento a cada 2 minutos de micro-ondas.

Assim que você medir a temperatura do leite e perceber que ele chegou aos 90 °C, deverá resfriá-lo gradativamente até que ele chegue aos 45 °C. Esse processo de resfriamento servirá para que sejam eliminados todos os microrganismos do fermento lácteo ou do iogurte natural que será adicionado a seguir.

Portanto, assim que o leite chegar aos 45 °C, você deverá misturá-lo com fermento lácteo ou iogurte natural. Se, no entanto, você optar por comprar um leite de caixinha, não precisará executar o primeiro passo – esquentá-lo até 90 °C. Como o leite de caixinha já vem pasteurizado, basta que você o esquente até os 45 °C e adicione o fermento ou o iogurte.

Se não houver um termômetro culinário para saber se o leite atingiu os 45 °C, basta que você coloque o seu dedo indicador dentro do recipiente com o leite e conte até 10. Se ao chegar aos 10 segundo a sensação de calor for suportável, então o seu leite já está na temperatura ideal para o próximo ingrediente.

Como fazer coalhada

Coalhada Fresca

A medida correta dessa mistura é de 2 colheres de sopa de iogurte integral – o que equivale a 170 g – para um litro de leite.

Após adicionar o iogurte, cubra o recipiente com papel alumínio e coloque-o dentro de um isopor fechado. Caso não tenha isopor em casa, você poderá envolver o pote com a mistura em alguns panos de prato e colocá-lo dentro do forno desligado.

Após fazer a receita, o processo para que a fermentação ocorra pode demorar até 6 horas. Porém, você não deve ficar abrindo o pote o tempo inteiro. Espero o período passar e verifique se está com consistência de coalhada.

Assim que sua coalhada estiver pronta, leve-a à geladeira e logo ela estará disponível para consumo. Algumas pessoas preferem adoçar no momento de comer ou mesmo misturar a coalhada fresca com polpa de frutas.

Coalhada Seca

A coalhada seca é uma receita de coalhada mais consistente do que a receita fresca. Isso porque todo o soro do alimento é retirado, sobrando apenas o sólido.

Esse alimento é frequentemente consumido em restaurantes árabes e pode ser misturado a quibes, pães, saladas e até sanduíches. No entanto, o tempo de preparo é ainda maior do que o tempo de fazer a receita fresca. Portanto, se você precisa dessa receita para o jantar de amanhã, deve começar a prepará-la hoje mesmo.

Para iniciar o preparo da sua coalhada, separe um litro de leite integral, semi desnatado ou desnatado de caixinha, um pote de iogurte natural e, se desejar, duas colheres de sopa de leite em pó. Não se esqueça dos recipientes limpos para armazenamento e da peneira para coar o soro.

Do mesmo modo que foi explicado na receita de coalhada fresca, você deverá ferver o seu leite de caixinha até que ele atinja os 45 °C. Se não tiver termômetro culinário, você poderá fazer o teste com o dedo.

Em uma vasilha menor, misture o leite em pó com um pouco do leite morno e, em seguida, misture o iogurte natural. Misture bem e logo após despeje no restante do leite.

Em seguida você pode colocar esse recipiente dentro de um isopor ou, caso não o tenha, enrolar em panos de prato ou em uma toalha de mesa e guardá-lo no forno desligado.

Como fazer coalhada

Separe o soro da coalhada

Deixe essa mistura guardada por 8 horas, sem mexer. Esse será o tempo ideal para a fermentação.

Agora se inicia o passo que será o grande diferencial da sua receita. Você deverá separar uma peneira e um recipiente que se encaixe bem a ela (para não haver quedas ou perdas de alimento).

Cubra a peneira com um pano limpo e novo que seja fino – como, por exemplo, uma fralda de algodão utilizada para bebês.

Derrube todo o iogurte sobre esse pano, que estará acima da peneira. Amarre o pano de modo que envolva todo o conteúdo do iogurte e deixe pendurado em algum lugar – pode ser na torneira da sua pia. Enquanto isso, o soro irá escorrer.

A quantidade de tempo para que esse soro escorra dependerá da consistência da coalhada que você gosta mais. O mínimo de tempo para ficar na consistência adequada é de 6 horas.

Assim que chegar no ponto que mais lhe agrada, abra o pano e transfira a sua coalhada para um recipiente onde será servida. Tempere-a a gosto com sal e azeite. Está pronta para o seu jantar!

Aprenda como fazer coalhada e surpreenda na cozinha!

Uma vez sabendo como fazer coalhada, você poderá escolher entre as duas receitas listadas acima.

Aliás, você pode fazer das duas maneiras, haja vista que a receita de como fazer coalhada fresca fica mais adequada para os lanches da manhã e da tarde. Já a receita de como fazer coalhada seca é bem adequada para um almoço em família, um jantar romântico ou mesmo uma noite de aperitivos com os amigos.

Basta seguir nossas orientações sobre como fazer coalhada, escolher um bom acompanhamento e aproveitar a refeição.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo