Aprenda como fazer feijoada da forma mais prática e saborosa

Inicio » Agronegócio » Aprenda como fazer feijoada da forma mais prática e saborosa
04/10/2020 Por
Aprenda como fazer feijoada da forma mais prática e saborosa

Você sabe como fazer feijoada? De fato, o Brasil é um país com muita culinária típica e regional. Contudo, o prato que melhor traduz a culinária nacional é, sem dúvida, a tão querida feijoada. Como é de se adivinhar, o termo “feijoada” é derivado da conhecida palavra “feijão”.

Mas, quando o assunto é como fazer feijoada, esse ingrediente não basta. Afinal, uma feijoada é feita de muitas variedades além de seu protagonista. Essencialmente, a feijoada se trata de um ensopado preparado com feijão e combinado com cortes de carne suína e bovina. Quer aprender como fazer feijoada, bem como a história e a receita mais completa e gostosa desse prato? Confira a seguir!

como fazer feijoada

O que é feijoada?

Feijoada é uma espécie de ensopado com feijão, preparado com uma variedade de carne suína salgada e defumada, bem como cortes de carne de gado, carne seca a costelinha de porco defumada. Além disso, o tipo mais tradicional do prato ainda inclui cortes de carne mais acessíveis e baratos como, por exemplo, língua bovina e cauda, pés e orelhas suínas.

Para preparar uma rica feijoada, além de peças de defumadas de carne, você precisará de outros ingredientes: laranja fatiada, farofa (tostado de farinha de mandioca) e couve crua ou refogada. Essa forma de como fazer feijoada garante um prato quente, rico e reconfortante, que representa culinariamente todo o povo e cultura brasileira.

Por essas e outras razões, a receita está presente nos mais variados restaurantes do Brasil. Afinal de contas, o prato popular é uma parte tão característica da cultura e da gastronomia brasileira que o sábado – e, muitas vezes, a quarta – é conhecido como o dia da feijoada.

Isto é, saber como fazer feijoada não se trata somente de uma refeição. Para os brasileiros, conhecer uma boa receita deste prato típico também significa um evento para dividir com amigos e familiares!

História da feijoada

Mas, afinal, de onde vem esse símbolo nacional da culinária brasileira? A origem da feijoada foi recentemente questionada. O conto de longa data é que ela foi criada por escravos, durante a época de plantações de cana de açúcar no Brasil.

Em suma, é dito que os escravos pegavam pedaços de carne que não eram consumidos pelos seus senhores (como, por exemplo, caudas, pés e orelhas de porco) e os cozinhavam com feijão preto, o feijão nativo do Brasil e da fundação das dietas dos escravos.

No entanto, os mais recentes estudiosos brasileiros discordam da base dessa especulação histórica. Na verdade, para eles, o principal empecilho para sustentar essa versão é que os “restos” de carne eram realmente muito respeitados pelos europeus da época.

Além disso, a feijoada tem mais semelhança com os ensopados europeus – mais especificamente a carne de porco e feijão de Portugal – do que os pratos de feijão nativos africanos. De fato, os escravos podem ter aprendido como fazer feijoada, mas o mais provável era fazê-lo para satisfazer o paladar de seus senhores.

como fazer feijoada

Quais os ingredientes da feijoada?

Você conhece os ingredientes da feijoada? De fato, como mencionado, os acadêmicos mais modernos desafiam a teoria original de que a feijoada tenha sido inventada pelos escravos usando os ingredientes que sobravam das receitas de seus senhores.

Esses acadêmicos, na verdade, teorizam que a origem da feijoada é proveniente dos colonizadores europeus. Afinal de contas, o feijão tornou-se um dos alimentos principais em razão do baixo de custo de produção, bem como de manutenção. Assim, os europeus fizeram a adição de cortes de carne a fim de criar uma espécie de ensopado propício a ser cozido em quantidades grandes e sem maiores esforços.

Independente das origens da receita, nos dias de hoje, ela é um prato tipicamente brasileiro, servido e apreciado por todo o Brasil.

De modo geral, o ingrediente principal usado para feijoada é o feijão, ainda que isso varie de estado para estado. Por exemplo, no estado de Minas Gerais, bem como no Rio de Janeiro, a receita é geralmente servida com feijão preto no lugar de ingrediente principal. Por outro lado, no estado baiano, o preferido é o feijão marrom ou vermelho.

Em suma, independente do feijão escolhido, os grãos são cozidos no fogo baixo por bastante tempo, em adição com tirinhas de carne seca, linguiça defumada, carne salgada de porco, entre outras peças de carne.

De fato, a feijoada tradicional do Brasil contém caudas e orelhas suínas, contudo, os restaurantes da maioria do país servem a receita sem esses ingredientes devido às preferências dos clientes mais atuais.

Apesar disso, os ingredientes tradicionais da feijoada continuam sendo o feijão preto, a carne seca, os pés, a costela, o filé de porco e a linguiça. Além disso, entram os temperos, como cebolas, cebolinha, dentes de alho, folhas de louro, pimenta, laranja e cachaça.

Além disso, alguns brasileiros afirmam que a receita não está completa sem uma caipirinha!

Receita de feijoada

As primeiras referências impressas à receita de feijoada apareceram em meados do século XIX, com base em menus da classe alta. A seguir, você confere uma deliciosa receita de feijoada completa.

como fazer feijoada

Ingredientes

  • 1 kg de feijão preto;
  • 250 g de carne seca;
  • 250 g de costelinha de porco salgada;
  • 100 g de lombo defumado de porco;
  • 100 g de bacon defumado;
  • 1 rabo de porco (ou orelha);
  • 1 linguiça;
  • 3 dentes de alho;
  • 1 cebola;
  • 1 colher de sopa de azeite;
  • 2 folhas de louro;
  • 1 laranja.

Modo de preparo

  1. Na noite anterior, limpe as peças de porco;
  2. Coloque as carnes salgadas no fogão em uma panela com bastante água. Ferva por 10 minutos, depois escorra a água e cozinhe;
  3. Faça o mesmo com a carne seca;
  4. Quando as carnes estiverem macias, corte a costela em pedaços;
  5. Corte o restante das carnes em fatias e cubos;
  6. Cozinhe o feijão em uma panela grande por 45 minutos. Adicione as carnes e deixe cozinhar por mais 20 minutos;
  7. Pique a cebola e o alho. Refogue-os em uma frigideira no azeite;
  8. Adicione ao feijão e deixe cozinhar por dois minutos, provando o sal. Ajuste a temperatura conforme necessário e deixe tudo cozinhar por 20 minutos ou mais até ficar bem cozido.

Agora você sabe como fazer feijoada. Aproveite!

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo