Feijão jalo é amarelado e mais alongado que o comum
Ao contrário dos grãos comuns de feijão, o feijão jalo é mais alongado e possui coloração amarelada. Sem dúvida, ele é uma alternativa saborosa e nutritiva para sair do cardápio de rotina e variar. O caldo desse grão é, com certeza, uma das receitas mais apreciadas do jalo.
Essa variedade forma um caldo mais denso em comparação ao comum, sem aquele tom avermelhado. Além disso, o sabor do feijão jalo é mais suave do que o apresentado pelo feijão tradicional. De fato, quando cozido, o grão desse feijão lembra o gosto das castanhas no paladar.
O que é feijão jalo?
Feijão jalo é uma variedade de feijão (Phaseolus vulgaris), chamado também de feijão jalo rajado e feijão jalo roxo.
De fato, o feijão é originário do continente americano. Contudo, seus grãos de variação maior, como o branco e o jalo, são provenientes da região sul dos Andes.
Apesar da origem distinta, todos os grãos de feijão são oriundos da família de leguminosas, isto é, a mesma família da ervilha, do grão de bico e outros.
Sem dúvida, o ingrediente é indispensável na maioria das mesas brasileiras. Afinal de contas, nada mais tradicional do que um arroz com feijão para o brasileiro, não é mesmo? A mistura deriva em proteico complexo e de aproveitamento excelente.
Poucos sabem, no entanto, que este grão é um substituto que não deixa a desejar ao feijão tradicional. Mas você sabe reconhecer esses grãos? Confira abaixo mais informações sobre este saboroso feijão.
Características do grão jalo
Sem dúvida, no Brasil, o grão jalo é mais comumente consumido no estado de Minas Gerais do que nas demais regiões.
Seu preparo pode vir à mesa simplesmente temperado, como é o caso do feijão jalo cozido. Contudo, o grão pode receber preparos mais complexos, aparecendo na forma de virados e tutus.
Além disso, é também um substituto dos feijões brancos em receitas que levam o último. Em geral, o grão é um sucesso em saladas, isto é, quando servido em pratos frios, com outros legumes.
Em alguns casos, o jalo aparece em purês ou pastas temperadas em combinação a uma série de ervas e especiarias.
Saúde
Quando o assunto é saúde, essa variedade de feijão não é indicada para pacientes que lidam com distúrbios gastrointestinais. Afinal, estes pacientes devem seguir dietas restritas em fibras. O grão jalo, em contrapartida, é rico neste elemento.
Por outro lado, o ingrediente é excelente para o enriquecimento de dietas, pois possui um teor alto de proteínas.
Como se escolhe feijão jalo?
O feijão jalo é um ingrediente fácil de ser encontrado em feiras e supermercados. Contudo, deve ser tomada alguma cautela em relação ao aspecto do grão e a higiene do lugar. Para que não haja problemas, eles devem ser bojudos, inteiros e sem sinal de bolor.
Além disso, você também deve se certificar de que a película do grão do feijão jalo está livre de sinais de carunchos. Dessa forma, priorize os grãos inteiros, sem aspecto ressequido, estriado ou murcho.

Fundador do Portal Vida no Campo e Agro20, Mayk é neto de Lavradores. Desde cedo esteve envolvido com as atividades do campo e, em 2014, uniu sua paixão pela comunicação com o tradicionalismo do campo. Tem como missão levar informações sobre o agronegócio de forma dinâmica, interativa e sem filtros.