Quer saber como fazer sopa de feijão? Confira receitas práticas

Inicio » Agronegócio » Quer saber como fazer sopa de feijão? Confira receitas práticas
04/10/2020 Por
Quer saber como fazer sopa de feijão? Confira receitas práticas

Aprender como fazer sopa de feijão é ótimo, especialmente para os dias mais frios do ano. Devido a diversidade de grãos existente, o modo como fazer sopa de feijão varia, originando diversos pratos saborosos e diferentes, perfeitos para se consumir no inverno. A sopa de feijão é um dos alimentos mais saborosos e ricos em nutrientes e você pode aprender facilmente como fazer sopa de feijão.

Para descobrir como fazer sopa de feijão saborosa e com diversos ingredientes, você precisa conhecer os tipos de feijão utilizados e como eles podem ser preparados. Esta iguaria vai conquistar o seu paladar e também entrar para a lista dos seus pratos favoritos.

como fazer sopa de feijão

O que é e como fazer sopa de feijão?

Como fazer sopa de feijão? Esta é uma pergunta que pode surgir em um dia frio, quando o clima pede uma sopa saborosa e rica em fibras, vitaminas e calorias para ajudar a manter-se aquecido.

Outrossim, o feijão é conhecido por dar origem a um caldo espesso e saboroso após o seu cozimento, o que é muito conveniente para adicionar ingredientes, originando uma sopa que é um alimento completo.

Para escolher a receita certa para você, você deve escolher a variedade de feijão que mais se encaixa. O feijão preto é um ícone da alimentação brasileira, temperado com folha de louro, e muitas vezes cozido para feijoada, adicionando-se linguiça ou carnes.

Um dos tipos de feijão mais conhecido para dar origem a sopas é o feijão branco, pois o grão se desmancha quase todo, dando origem a um caldo ainda mais espesso. Apesar de os grãos dos diferentes tipos de feijão serem parecidos, os sabores são distintos.

Além disso, existem diversos outros tipos de feijão utilizados na culinária brasileira como o feijão de corda, fradinho, carioca, vermelho, entre outros, cada qual com suas peculiaridades.

O feijão é conhecido por suas propriedades e valores nutritivos que, além de ser fonte de ferro para o organismo, ainda é fonte de vitaminas, fibras e demais nutrientes como potássio, fósforo, entre outros.

Isso é importante para manter a saúde do sistema nervoso central e também para evitar que a pessoa desenvolva anemias devido à falta do elemento ferro. Assim, o feijão dá mais disposição e ânimo, melhora os movimentos musculares, auxilia no metabolismo e bom funcionamento da célula, bem como é fonte de proteínas.

Tipos de sopas de feijão

Entre os tipos de sopas de feijão está o mocotó, feito com feijão branco e diversas iguarias que proporcionam muitos benefícios para a saúde.

Outro tipo que é muito comum é a sopa de feijão com macarrão, a qual utiliza temperos verdes e se torna muito saborosa, podendo ser feita até mesmo com o feijão preto.

Ainda podem ser feitas receitas como sopa de feijão com arroz, sopa de feijão com batata, sopa de feijão com calabresa, sopa de feijão com carne, sopa de feijão com couve (vegana) e sopa de feijão com frango.

Vamos ver, em seguida, receitas que você pode fazer em casa e se deliciar no inverno, desde as mais fáceis até as sopas mais sofisticadas!

como fazer sopa de feijão

Receita de sopa de feijão com macarrão

A receita que escolhemos para a sopa de feijão com macarrão é muito saborosa, utiliza feijão carioquinha e também leva bacon. Essa combinação resulta em um sabor singular e delicioso.

Você deve cozinhar o feijão em uma panela de pressão por 20 minuto após a fervura. Para temperar o caldo você vai precisar de alho, cebola, temperos verdes e sal.

Em outra panela você deve cozinhar o macarrão tipo ave-maria. Após fritar o bacon, você deve adicioná-lo ao feijão e também adicionar a massa quando esta estiver “al dente”.

Deixe ferver por 5 minutos e pronto, já pode ser saboreada a sopa de feijão com macarrão e bacon!

Receita de mocotó

O mocotó é um feijão branco cozido, temperado com mondongo, linguiças de diferentes tipos, tempero verde e outros ingredientes. Para fazer o mocotó, assim como as demais sopas, você deve cozinhar o feijão primeiramente.

Anote os ingredientes:

  • Mocotó (patas de vaca cozidas, sem casco e bem limpas);
  • Cebola;
  • Alho;
  • Salsinha;
  • Feijão branco;
  • Linguiça de porco;
  • Linguiça calabresa;
  • Mondongo;
  • Pimenta;
  • Sal a gosto.

Você deve cozinhar 1 kg de feijão. Depois, em outra panela, adiciona-se o mondongo já limpo e picado para ser cozido, bem como o mocotó (pode ser separado das patas antes de ser adicionado à sopa). Esses dois ingredientes são os que mais demoram a cozinhar. Separadamente, você deve fritar a cebola com a linguiça de porco e então adicionar o alho.

Após esse procedimento, você deve unir todos os ingredientes em um mesmo recipiente e então temperar com sal e pimenta. A salsinha pode ser servida separadamente. Assim, essa sopa de feijão cremosa é grande fonte de colágeno devido ao mocotó.

O modo de preparo é fácil, apesar de ser um pouco mais demorado, e o sabor inigualável do caldo do mocotó, associado aos temperos e carnes, é delicioso. Dessa forma, o prato pode ser servido com vinhos e também ser consumido com pães. É um prato requintado perfeito para climas frios e períodos de inverno.

como fazer sopa de feijão

Outras sopas de feijão

Podem ser feitas sopas veganas de feijão com couve, o que ajuda muito com a suplementação alimentar de uma dieta vegana. O feijão é grande fonte de ferro e vitaminas, bem como as verduras, como a couve, são ricas em nutrientes essenciais para nutrição das células.

A batata também pode ser adicionada ao feijão, em cubinhos para ser cozida, ou em forma de purê, o que é perfeito para servir às crianças. O feijão deve ser consumido por crianças em fase de crescimento, pois é uma rica fonte de proteínas e ferro. Desta forma, fornece energia e ajuda em outras funções do nosso organismo. Além disso, o ferro é responsável pelas trocas gasosas no sangue e a sua falta pode ser preocupante.

Com todas essas receitas, fica fácil descobrir a melhor forma de como fazer sopa de feijão de acordo com o seu paladar! Experimente essas delícias e deixe suas refeições mais saborosas.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo