Saiba como plantar beterraba e obter bons lucros com o cultivo

Inicio » Agricultura » Saiba como plantar beterraba e obter bons lucros com o cultivo
30/03/2020 Por
Saiba como plantar beterraba e obter bons lucros com o cultivo

Saber como plantar beterraba é fácil, mas precisa de planejamento

Como plantar beterraba e obter lucros? Essa é uma pergunta comum entre produtores. Esses vegetais, tão saudáveis para saúde, pode ser plantados tanto para consumo próprio – devido aos benefícios – quanto para venda.

A seguir, você aprende como plantar beterraba e o que é necessário para ser bem-sucedido com essa cultura!

O que é beterraba?

Beterraba é um legume saudável, de sabor adocicado e repleto de antioxidantes. Em suma, os antioxidantes são encontrados nos pigmentos de coloração avermelhada da beterraba. Estes, por sua vez, contam com propriedades que protegem o coração e previnem o câncer.

Como plantar beterraba

De fato, é possível dizer que a beterraba é um legume de fácil cultivo, o que torna um incentivo quando falamos de como plantar beterraba.

Não à toa, ela está na lista dos dez legumes mais cultivados em hortas caseiras. Sua praticidade não perde em nada para suas vantagens nutricionais. A seguir, você conhece os principais benefícios da beterraba e aprende como plantar beterraba!

Antes de aprender como plantar beterraba, que tal conhecer seus benefícios?

Como visto brevemente acima, o pigmento avermelhado que confere a coloração à beterraba é conhecido como betacianina. Ou seja, um agente poderoso para combater o câncer, sobretudo o de cólon, segundo especialistas. Afinal, os glóbulos sanguíneos são capazes de absorver a betacianina da beterraba. Assim, aumentam o transporte e capacidade de oxigênio em cerca de 400%.

Além desse pigmento, existe mais um motivo para você aprender como plantar beterraba: o legume conta com um fitonutriente conhecido como proantocianidinas. Esse, por sua vez, também possui uma capacidade anti cancerígena, de acordo com nutricionistas.

Isso para não mencionar os nutrientes! A beterraba é uma fonte excelente de vitaminas do complexo B como, por exemplo, B9, B6, B5, B2 e B1.

A primeira vitamina do complexo, a vitamina B9, é também conhecida como ácido fólico. Esse componente é muito importante para gestantes, visto que é usada para um desenvolvimento normal e saudável da coluna vertebral do feto.

O suco da beterraba, por sua vez, é alcalino, o que torna o líquido eficiente para tratar acidose. Para aliviar a constipação, é interessante aprender como plantar beterraba para beber seu suco todos os dias!

Aliás, é também importante lembrar de dar destaque à raiz, que é rica em fitoesterois. Ou seja, a substância vegetal que o organismo humano não produz sozinho. Essas substâncias presentes na beterraba são encarregadas de promover uma diminuição de 30 a 40% no colesterol ruim.

Agora que você já sabe de tudo isso, que tal aprender como plantar beterraba em vaso?

Como plantar beterraba em vaso?

  • Vaso

Para início de conversa, o vaso deve ter 20 centímetros de profundidade por 20 centímetros de diâmetro. Primeiramente, esse deve ser preenchido com composto afofado até a borda.

  • Sementes

O plantio das sementes deve ser feito na superfície da borda, sendo cobertas com 2 centímetros do composto. Procure manter 12 centímetros entre as sementes e remover as menores e mais fracas.

  • Solo

Prepare o solo removendo detritos, pedras e ervas daninhas. Em seguida, deixe o solo nivelado e afofe bem sua superfície. O final do outono é ideal para trabalhar em solos pesados. Os leves, de fato, se saem melhor na primavera. Semeie entre setembro e fevereiro.

  • Plantação

Plante ou semeie as mudas da beterraba com 2 centímetros de profundidade. Mantenha uma distância entre as sementes e mudas de cinco a dez centímetros. Para obter colheita contínua em sucessão, o semeio do vegetal deve ser realizado a cada 14 dias.

Como plantar beterraba

  • Rega

É necessário regar todos os dias até o início da germinação das folhas. A princípio, é preciso de muita água para as sementes começarem o processo de germinar. Quando estabelecidas, as raízes são capazes de obter a umidade por intermédio do solo. Assim sendo, evite a rega excessiva e desenfreada.

O procedimento errado faz com que as beterrabas produzam mais folhas do que raízes. Ou seja, isso faz com que corra o risco de bloquear, florescendo a planta sem para tanto produzir os desejados legumes. Além disso, a rega escassa dá origem a uma raiz lenhosa para o legume. Assim, é importante estar atento a como plantar beterraba corretamente.

  • Cuidados

É essencial ter cuidado tanto com ervas daninhas quanto com pássaros. Dependendo de onde estiver, talvez seja preciso cobrir o plantio para manter pragas e animais afastados.

Em relação às ervas daninhas, o controle é fácil e prático: é preciso somente arrancá-las assim que se der conta de seu surgimento. Evite, no entanto, objetos cortantes que podem causar danos às raízes da beterraba.

Ciclo da beterraba

O ciclo da beterraba é variável por conta de suas variedades. No entanto, costuma levar de sessenta a setenta dias do plantio até a colheita.

Como plantar beterraba e obter lucros?

É um fato de que a grande parte dos novos negócios e empresas vão à falência e fecham em menos de meia década. Esse fator ocorre em especial pela ausência de planejamento, isto é, de um plano bem elaborado e forte.

Se você sabe a capacidade de produção, quanto investimento dispõe e onde quer chegar, você conquista as ferramentas necessárias para criar uma estratégia que lhe assegure a produzir e vender mais. Além disso, um plano estruturado e uma boa estratégia de cultivo ajudam na praticidade e agilidade.

Por exemplo, no caso das beterrabas, é preciso somar a quantidade que pode vender a cada cliente. Assim, você saberá a quantia mínima de produção semanal. Se toda semana você entrega seu produto para um mercado e três estabelecimentos, sendo 20, 28 e 22 quilos para os estabelecimentos e 30 quilos para o mercado, será necessário produzir ao menos 100 quilos de beterraba semanalmente.

Se o produtor dispor desses três dados, ele terá os números para fazer o cálculo do tamanho que sua horta de beterrabas deve ter.

Como plantar beterraba

Continuando o exemplo: se o cultivador de beterrabas colher 100 quilos do produto a cada semana, ele terá que plantar o vegetal durante oito semanas consecutivas. Para tanto, necessitará de 40 metros quadrados de canteiro com beterrabas. Isso totaliza 320 metros de canteiro do vegetal na horta.

Além disso, ele também poderá investir na rotação de cultura, substituindo beterraba por alface no mesmo canteiro, por exemplo. Assim, para saber como plantar beterraba, é preciso saber como se planejar. Dessa forma, os resultados são muito mais interessantes.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo