Buva é uma erva daninha que prejudica as plantações

Inicio » Agricultura » Buva é uma erva daninha que prejudica as plantações
27/05/2019 Por
Buva é uma erva daninha que prejudica as plantações

A buva se prolifera com muita facilidade e vive em meio a diversas culturas, incluindo milho, cana-de-açúcar e soja

A buva é uma planta invasora bastante resistente a herbicidas. Além disso, devido à sua capacidade de reprodução, suas sementes podem chegar a muitos quilômetros de distância.

A buva é uma espécie bastante conhecida entre as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.

Buva

O que é buva?

A buva é uma planta classificada como invasora, muito frequente nas regiões que vão do Sul ao Centro-Oeste do Brasil. Seu nome nome científico é Conyza bonariensis e ela pode ser um problema principalmente nas lavouras de trigo, soja e milho.

Uma das dificuldades no controle da erva daninha é o seu meio de propagação. A planta produz uma grande quantidade de sementes, assim, tem a capacidade de se dispersar facilmente.

Também chama de voadeira e arranha gato, ela é, portanto, uma planta bastante agressiva.

Quais as culturas mais prejudicadas pela buva?

A planta pode sobreviver em meio a diversos tipos de plantação, devido à sua facilidade de dispersão e propagação. Entretanto, algumas culturas são mais prejudicadas pela presença da invasora. Alguns exemplos são

  • Abacaxi
  • Algodão
  • Arroz irrigado
  • Batata
  • Café
  • Cana-de-açúcar
  • Gramíneas
  • Milho
  • Pastagens
  • Soja
  • Pinus
  • Feijão
  • Trigo

Buva

O que é uma erva daninha?

Como já foi dito, a buva é um tipo de erva daninha bastante conhecida entre os produtores do Brasil. Entretanto, o que é mesmo uma erva daninha? Conforme especialistas, é uma planta que se desenvolve dentro de culturas agrícolas, o que acaba atrapalhando o desenvolvimento destas culturas.

Isso porque a invasora compete por espaço, água e nutrientes com a cultura que vem sendo produzida em um determinado espaço.

As ervas daninhas podem ser combatidas através de alguns métodos, como o uso de herbicidas por exemplo. Contudo, o uso contínuo destes herbicidas pode fazer com que a espécie adquira resistência e aos produtos. Assim, quando for necessário combater determinada planta invasora, é possível que os produtos não façam o efeito necessário.

Detalhes sobre a buva no Brasil

A planta buva pode produzir até 200 mil sementes durante sua fase de reprodução. Com o vento, então, estas sementes chegam a quilômetros de distância, fazendo com que a invasora alcance culturas muito distantes.
Além de sua fácil propagação, ela é um exemplo de erva daninha resistente a diversos tipos de produtos que combatem as invasoras.

Buva

Uma boa maneira de evitar o aparecimento da planta, então, é através do manejo de plantas. Ou seja, prevenir o seu nascimento no campo. Uma dica é fazer o cultivo de trigo e aveia, por exemplo. As culturas promovem bastante massa verde, o que dificulta o nascimento da buva.

Como prevenir o surgimento da buva?

São necessárias algumas medidas para evitar o aparecimento da erva daninha. Um deles é utilizar a rotação dos princípios ativos de herbicidas. Ou seja, utilizando diferentes tipos de herbicidas e trocando os princípios ativos, a planta invasora não tem “meios” para se tornar resistente ao produto.

Além do controle químico, então, é importante que se faça rotação de cultura entre as plantações – o que pode quebrar o ciclo de desenvolvimento da buva. Em ambos os casos é recomendado o acompanhamento de profissionais da área, que podem auxiliar e orientar no uso dos produtos.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo