Beterraba é fonte de vitamina A e excelente para o coração

Inicio » Agricultura » Beterraba é fonte de vitamina A e excelente para o coração
02/07/2019 Por
Beterraba é fonte de vitamina A e excelente para o coração

Beterraba é hortaliça que traz energia e nutrição ao corpo humano

A beterraba é um tipo de planta que permanece na região sul europeia e norte africana. É denominada, cientificamente, como Beta vulgaris. Há diversos tipos do legume que podem ser consumidos e fazem muito bem à saúde.

Sua variedade compreende a beterraba vermelha, a sangria, a pequena maravilha, dourada e afins. Dentre as conhecidas, estão a de tom vermelho que possibilitam o plantio em escala grande ou hortas pequenas. Trata-se, portanto, de um alimento de grande apreciação entre vegetarianos e veganos.

Beterraba

É repleta de vitamina A, C e D, e proporciona uma boa energia ao corpo. É possível que seja consumida em forma de salada de beterraba, suco ou, ainda, cozida. Contudo, todas as propriedades, de forma integral se encontram melhores em fase crua.

Benefícios da beterraba

Além de saborosa e uma ótima opção para a composição de saladas, a beterraba destaca uma série de benefícios para o organismo. Entre eles, podemos citar:

  • Combate à anemia

Um excelente aliada da saúde, o legume auxilia a combater anemias e protege efetivamente o coração. É repleta de fibras e capaz de tornar a alimentação uma ótima forma de facilitar a digestão. Ela também consegue controlar o nível do açúcar na corrente sanguínea e reduz os níveis do colesterol ruim.

  • Ajuda a tratar doenças urinárias

De forma tradicional, a hortaliça consegue curar, portanto, diversos problemas da saúde da bexiga, melhorando toda a sua funcionalidade. É capaz de combater as hemorroidas e a prisão de ventre. Essas folhas são excelente fontes de vitamina A, sendo que as raízes apresentam, também, vitamina C.

Em razão de ser composta pelo ácido fólico e a vitamina B6, é imprescindível para que os tecidos cresçam e, por essa razão, pode ser ingerida em grandes porções pelo público em fase gestacional.

  • Maior resistência nos treinos físicos

O que acontece é que a hortaliça é um tipo de raiz saborosa que tem a aparência característica de uma raiz, e tem um tom doce de leve, que pode ser consumido depois de cozinhar ou crua. Ela é cheia de nutrientes que facilitam, inclusive, os treinos físicos.

O consumo do seu suco promove o auxílio para que se aumente a resistência muscular física, permitindo que atletas consigam um organismo mais resistente. É válido para atividades como ciclismo e corridas.

Quem faz uso do suco de beterraba consegue o exercício pelo tempo de até 16% do acréscimo do tempo, conforme as pesquisas realizadas na Inglaterra. O legume apresenta propriedades que tonificam o organismo para possíveis recuperações. Ainda, conta com os seguintes benefícios:

  • reduz a pressão alta;
  • melhora o treino com rendimento aprimorado;
  • promove o fortalecimento da imunidade;
  • faz a prevenção do envelhecimento precoce;
  • promove o controle do colesterol e faz a proteção cardíaca;
  • atua prevenindo o câncer;
  • mantém os olhos saudáveis;
  • faz a prevenção das cataratas;
  • previne hepatites e problemas pulmonares.

A obtenção de todas as vantagens da beterraba e suas propriedades acontecem a partir do consumo de uma média de 250 ml do suco da hortaliça, todos os dias. É importante ressaltar que aqueles que têm pedras nos rins não devem consumir em excesso, em razão do oxalato de cálcio presente no fruto.

Beterraba

Tipos de Beterraba

Essas hortaliças têm classificação em três categorias:

  • açucareira – utilizada para produzir açúcar;
  • forrageira – utilizada para alimento animal;
  • hortaliça convencional que consumimos.

Ela apresenta um valor altíssimo de nutrição, ainda mais quando ingerida de forma crua. É possível, ainda aproveitar as folhas e o talo da hortaliça. É fonte de vitaminas e minerais como zinco, sódio, magnésio e potássio.

Colheita da beterraba

O plantio da beterraba acontece a partir dos glomérulos. Cada um deles apresenta sementes, sendo preciso fazer a retirada de plantas excessivas quando a muda atingir entre 10 cm de altura. É importante semear a uma média de 1 centímetro de profundidade no solo. A preferência é que se plante em ambiente definitivo na horta, porque a muda dessa hortaliça pode sofrer prejuízos muito facilmente.

Mas ainda, portanto, pode-se fazer a semeadura em demais recipientes. Essa transplante da horta precisa ser procedido em momento que houver a altura de 5 centímetros. É preciso ter muito cuidado para não ter danificação das mudas ao efetuar esse procedimento.

As sementes da beterraba germinam, portanto, entre 7 a 21 dias. Isso depende muito da condição do ambiente e do clima. Os espaçamentos indicados para o cultivo oleráceo pode ficar entre 30 centímetros em relação a linhas, e entre 10 cm em relação às plantas. A beterraba forrageira varia em espaço maior, com até 1 metro de distância entre linhas e 1 metro de planta em planta.

É importante fazer a retirada das plantas invasoras que estejam em concorrência dos nutrientes e dos recursos. Não deixar as raízes em exposição também é imprescindível. Isto porque podem acabar endurecendo. Faça a cobertura das raízes com palha ou terra.

A colheita da beterraba tem início entre dois a três meses após semeá-la. Não pode haver muito atraso. Isso porque estas raízes podem acabar se tornando fibrosas. O tipo beterraba açucareira, portanto, acontece entre quatro a seis meses, depois do cultivo.

Receitas com beterraba

Para quem adora o legume, pode se surpreender com as possibilidades disponíveis de pratos com beterraba. Isto porque, com um sabor único, a hortaliça oferece inúmeras opções de refeições completas.

Refogados, pães, massas e integrais e demais alternativas são possíveis com a hortaliça que só acrescenta nas produções alimentícias disponíveis. Mas se a intenção é obter todas as vantagens das propriedades saudáveis das beterrabas, o ideal é consumir o suco natural, mesclando-o com outros elementos vegetais para uma qualidade ainda melhor.

Beterraba

Suco de Beterraba

Essa maravilha pode transformar a sua saúde, diariamente. O suco é excelente opção para quem almeja por a manutenção da qualidade de vida e uma boa imunidade. Para melhores resultados, a dica é acrescentar cenoura e demais hortaliças pertinentes. Isso favorece, inclusive, o paladar, pois é uma receita deliciosa. Use e abuse da criatividade para incrementar as receitas com esta hortaliça e confira pratos cada vez mais destacáveis.

Lembre-se que em todas as receitas de sucos com a beterraba, é preciso fazer uso da água mineral ou filtrada. Se não tiver ao alcance essas possibilidades, ferva a água e espere esfriar para aderir às receitas. Acrescentar cubos de gelo também tornam o resultado ainda mais saboroso. Use mel para adoçar.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo