Saber como plantar couve-flor pode agregar benefícios
A couve-flor é um dos alimentos mais consumidos em todo o país. É fácil aprender como plantar couve-flor, mas ele precisa de cuidados especiais e uma terra de boa qualidade para que floresça de forma adequada e sadia.
Além disso, aprender como plantar couve-flor pode oferecer ótimos benefícios. Além de ser uma possível fonte de renda, também é uma forma mais barata, rápida e prática e ter o alimento para consumo próprio sempre que desejado.
O que é couve-flor?
Couve-flor é uma das hortaliças de maior consumo no Brasil. Além de a couve-flor bola de neve, como também é conhecida, ser extremamente saborosa, é muito benéfica para o corpo humano e sempre rende ótimos resultados para a economia.
Assim, o plantio da couve-flor é uma ótima forma de aprender a cuidar e preservar um alimento para futuramente obter uma horta própria. Além disso, plantar a couve-flor é um ótimo método de ingerir um alimento muito mais natural.
Em geral, a plantação de couve-flor se desenvolve melhor em solo pesado e argiloso. Entretanto, o local de plantio precisa ser muito bem drenado e não pode ser ácido. Assim, muitas pessoas indicam aplicar o calcário dolomítico.
Como plantar couve-flor?
Seja para aprender como plantar couve-flor no quintal ou como plantar couve-flor na horta, os cuidados são os mesmos e devem sempre ser respeitados. O motivo principal é que a couve-flor é uma planta muito exigente com o lugar onde é plantada.
Em geral, muitas pessoas preferem aprender como plantar couve-flor em vaso, já que o local de plantio é muito menor, prático e rápido de cuidar. Como se trata de uma hortaliça muito típica de temperaturas frias ou amenas, é preciso cultivá-la em temperatura de 15 °C a 20 °C.
Além disso, a luminosidade deve ser abundante e a luz solar deve atingi-la de forma direta, pelo menos algumas horas por dia. Entretanto, o solo onde será plantado precisa ser:
- Bem drenado;
- Fértil;
- Com grande quantidade de nitrogênio;
- Rico em matéria orgânica;
- Com nível de pH entre 6 e 7.
O motivo é que, para se desenvolver de forma correta, a couve-flor precisa de um micronutriente conhecido como boro. Logo, caso o boro não esteja presente em abundância, pode causar deficiências na couve-flor, como manchas semelhantes à queimadura, caules ocos, etc.
Além disso, a irrigação é essencial. Ao plantar, é preciso saber que o solo deve estar sempre úmido, mas jamais encharcado. Afinal, a couve-flor é extremamente sensível à falta de água e isso pode prejudicá-la.
Para o plantio, as sementes podem ser semeadas direto na terra e com uma profundidade de 1 cm. Assim, podem germinar de uma a duas semanas.
É preciso sempre estar atento às plantas invasoras, já que elas podem matar a couve-flor.
Colheita da couve-flor
Depois de plantada, a couve-flor pode ser colhida de 60 a 280 dias, dependendo de diversos fatores, como a forma como foi cuidada, irrigação, etc. Para saber se passou do ponto de colheita, basta analisar se os brotos estão separados.
Logo, aprender como plantar couve-flor não é difícil, mas exige um pouco de paciência e uma grande quantidade de cuidados.