Saiba como plantar goiaba e ter boas frutas durante todo o plantio

Inicio » Agricultura » Saiba como plantar goiaba e ter boas frutas durante todo o plantio
06/07/2020 Por
Saiba como plantar goiaba e ter boas frutas durante todo o plantio

Visando conquistar mais mercados e novos consumidores, produtores aprimoram técnicas de como plantar goiaba

Por ser uma das mais consumidas frutas tropicais brasileiras, as técnicas de como plantar goiaba andam sendo aprimoradas de safra a safra. Até porque todas as variedades da fruta ocupam lugar de destaque no mercado, tanto pelos incríveis valores nutricionais quanto pelo sabor e aroma.

Nesse sentido, o Brasil já detém o posto de maior produtor mundial de goiabas vermelhas, enquanto a produção da variedade branca é liderada pela Índia. Enfim, no artigo a seguir vamos abordar informações simples para você aprender como plantar goiaba.

Como plantar goiaba

O que é goiaba?

Goiaba é uma das frutas tropicais mais comuns e populares, já que ela é rica em nutrientes e apresenta um sabor bem marcante. Aliás, essa delícia é um alimento muito empregado para o preparo receitas incríveis, como os tradicionais e clássicos doces de goiaba, bolos de goiaba e até as mousses de goiaba.

Além do mais, ela é base para a produção de uma iguaria nacional que já conquistou o mundo há tempos: a goiabada. Seja como for, até mesmo in natura essa fruta é uma opção saudável para acompanhar refeições e lanches rápidos.

Com tanta versatilidade, não é à toa que produtores procuram sempre melhor as técnicas de como plantar goiaba.

Enfim, a goiaba tem como características ser rica em fibras solúveis, apresentar a casca verde e ser um fruto carnoso que ajuda a reduzir o colesterol. Vale lembrar que no seu interior a polpa pode variar entre as cores rosada, branca, amarela ou vermelha.

Como plantar goiaba

Como investir em uma plantação de goiaba?

Claro que, antes de você começar a investir em uma plantação de goiaba, a escolha da variedade que você plantar vai depender do mercado que quer atingir.

No caso do mercado interno, por exemplo, a variedade de polpa vermelha é a preferida tanto para o consumo in natura quanto para a indústria de alimentos. Por outro lado, saiba que a variedade de polpa branca é a mais rentável no mercado internacional.

De qualquer forma, a safra da fruta no Brasil ocorre entre os meses de janeiro e abril, embora o produto tenha menores ofertas, volume de vendas e preços de mercado em fevereiro.

Aprenda como plantar goiaba no vaso

Já imaginou ter essas delícias de frutas em casa? Para tanto, basta aprender como plantar goiaba no vaso, pois de todas as árvores frutíferas, ela tende a ser uma das mais fáceis de cultivar. Isso porque essa fruta nasce de sementes comuns, o que confere até uma alcunha de praga pela sua rápida propagação.

Como plantar goiaba

De qualquer forma, para plantar uma goiabeira na sua casa de forma simples e sem problemas, basta seguir nosso passo a passo a seguir:

  1. Primeiro, comece retirando sementes da polpa de uma fruta madura;
  2. Depois, separe essas sementes com uma peneira;
  3. Passe-as e na água para realizar um bom enxágue;
  4. Deixe secar bem na sombra;
  5. Logo que estiverem bem secas, plante-as em um vaso.

Enfim, para melhorar suas técnicas de como plantar goiaba e ter uma produção satisfatória, realize o plantio das sementes em épocas secas do ano, mas mantenha uma rega regular. Além do mais, para você manter a umidade da muda alta, coloque uma camada de palha para deixar a temperatura do vaso sempre agradável.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo