Cooperalfa é uma das mais importantes cooperativas da região Sul

Inicio » Agronegócio » Cooperalfa é uma das mais importantes cooperativas da região Sul
30/08/2019 Por
Cooperalfa é uma das mais importantes cooperativas da região Sul

Cooperalfa ganha destaque na região Sul do Brasil e se firma na produção e no beneficiamento de grãos

A Cooperalfa é uma empresa responsável pela produção e o beneficiamento de grãos. Além disso, a empresa também atua auxiliando o desenvolvimento técnico de seus associados. Um dos principais benefícios da Cooperalfa é o seu envolvimento com a comunidade. A grande maioria de seus associados, portanto, pertence à agricultura familiar.

A Cooperalfa promove o crescimento de pequenos agricultores, incentiva o profissionalismo no campo e favorece o crescimento econômico e social das regiões onde está inserida.

cooperalfa

O que á Cooperalfa?

Cooperalfa é uma cooperativa que nasceu na cidade de Chapecó, em Santa Catarina. O grupo foi fundado, inicialmente, por 39 agricultores; e o objetivo na época era de promover o desenvolvimento da economia local.

Apesar de ter sido fundada em 1967, até hoje a organização mantém mais de 80% de seus associados entre a agricultura familiar.

Entre as atividades da Cooperalfa, portanto, está o desenvolvimento técnico dos associados, assim como dos colaboradores e da comunidade onde está inserida. Com isso, um dos principais focos do grupo é promover a agricultura sustentável e o desenvolvimento social.

Conhecendo melhor a Cooperalfa

Desde que foi fundada a organização cresceu e ganhou importância no estado catarinense, principalmente entre os produtores do oeste. Conheça melhor as atividades desenvolvidas pela cooperativa:

cooperalfa

  • Atualmente, mais de 200 profissionais (entre técnicos, agrônomos e veterinários) atuam entre os associados.
  • A equipe promove conhecimento e auxilia no trabalho da agricultura e pecuária.
  • A organização também atua na área do comércio, comprando e vendendo produtos agropecuários.
  • Promove atividades comunitárias, através da educação cooperativista.
  • Realiza cursos, palestras e eventos entre a comunidade.

Produtos que fazem parte da cooperativa

Diversos produtos alimentícios, tanto para consumo humano quanto para os animais, fazem parte da linha Cooperalfa. Assim, a produção, beneficiamento e comercialização tem uma forte importância para o segmento agroindustrial. Portanto, alguns produtos que fazem parte da cooperativa, são:

  • Alfa: dentro deste segmento encontram-se diferentes tipos de farinha de trigo e milho, assim como massas prontas para o pão. Também é produzido o milho de pipoca.
  • Azulão: a marca conta com tipos de feijão entre a gama de produtos, como o preto e o vermelho. Também comercializa o tipo carioquinha.
  • Nutrialfa: as rações e suprimentos da marca são produzidos com ingredientes fornecidos pelos próprios associados. Assim, são produtos de qualidade e que suprem as necessidades nutricionais de diferentes tipos de criação, como bovinos, suínos e aves.
  • Nutrisoja: é um produto indicado especialmente para a criação de ruminantes. Pode complementar a nutrição das rações formuladas, assim como melhora os níveis de energia dos complementos.

cooperalfa

Ligações comerciais entre as cooperativas

Uma das ligações da cooperativa é com a Fábrica Aurora, importante produtora de carnes na região Sul. A fábrica é responsável por cerca de 27 mil empregos diretos. Além disso, possui uma capacidade de abate significativa. São aproximadamente 18 mil suínos por dia, além de um milhão de aves.

Fora isso, a fábrica consegue produzir 1,6 milhão de litros de leite, em apenas um dia de produção. Dessa forma, as atividades são divididas em unidades industriais entre suínos, aves e fábrica de razão. A Cooperalfa, portanto, faz parte deste conglomerado e cresce em conjunto com as empresas regionais.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo