Cooperativa rural fortalece a solidariedade entre trabalhadores do campo

Inicio » Agronegócio » Cooperativa rural fortalece a solidariedade entre trabalhadores do campo
24/03/2021 Por
Cooperativa rural fortalece a solidariedade entre trabalhadores do campo

Você já ouviu falar em cooperativa rural? O artigo de hoje trata desse assunto. Antes de tudo, é preciso saber que o trabalho no campo é regado à muita dedicação. Não são raras as histórias de produtores rurais que venceram grandes dificuldades para continuar com seu trabalho, garantir o sustento da família e buscar o desenvolvimento por meio da agricultura.

A cooperativa rural une, muitas vezes, histórias de produtores que podem ir muito mais longe quando estão juntos. Ou seja, os trabalhadores do campo se ajudam, conquistam mais mercado para seus produtos e têm acesso a insumos com valores mais acessíveis.

O que é cooperativa rural?

Uma cooperativa rural é uma organização composta por participantes que desejam dividir responsabilidade e lucro das suas produções. Ou seja, os participantes de uma cooperativa rural têm como objetivo a colaboração mútua para que todos cresçam de maneira conjunta, colaborando para o desenvolvimento de todos.

No entanto, é importante destacar que o lucro da comercialização dos produtos rurais não fica com a cooperativa. Ao contrário disso, os benefícios dos trabalhados são destinados aos integrantes da organização.  Além do mais, a organização das cooperativas está prevista em lei, instituída no Brasil em 1971 (Lei 5.764/1971).

Com uma cooperativa, é possível buscar condições melhores para a compra de insumos e produtos necessários para a produção, por exemplo, a compra de fertilizantes para adubar a terra onde se planta soja. Os produtores também buscam, juntos, melhores negociações para a venda de produtos, como atender o mercado e outros pontos importantes para o sucesso da produção.

cooperativa rural

Dessa forma, quantas cooperativas existem no Brasil e no mundo?

Os números do cooperativismo são surpreendentes. De acordo com a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), existem mais de 3 milhões de cooperativas em todo o mundo. 1,2 bilhão de pessoas são cooperados e 250 milhões de pessoas são colaboradores dessas organizações.

Em 2019, o Brasil contabilizou mais de 5.300 cooperativas. Ao mesmo tempo, 15,5 milhões de cooperados fazem parte das cooperativas, contribuindo para o desenvolvimento de todos os envolvidos e fortalecendo o apoio mútuo em períodos de desafio.

produção agrícola, trataor agrícola

Cooperativas rurais

A liderança entre as cooperativas brasileiras é ocupada pelo ramo agropecuário. Segundo a OCB, 1.223 delas são desta atividade, tendo mais de 990 mil cooperados e 200 mil empregados.  Além disso, o ramo agropecuário tem uma importante representação dentro das cooperativas a nível global. Dentre as 300 maiores cooperativas do mundo, 10% são da atividade agropecuária.

É importante compreender o papel social que essas organizações desempenham. Do mesmo modo, existem exemplos de cooperativas rurais que destacam o desenvolvimento do agronegócio brasileiro. Conheça algumas delas:

  • Coamo (Cooperativa Agropecuária Mourãoense Ltda): A cooperativa paranaense nasceu com o apoio de 70 agricultores, em 1970. A organização produz uma série de alimentos, dentre eles café, óleo de soja e farinha de trigo.
  • Aurora (Cooperativa Central Aurora Alimentos): A organização nasceu em 1969, a partir de 18 produtores. Atualmente, possui 11 cooperativas filiadas e comercializa centenas de produtos como refeições prontas, frios, lácteos e carnes.
  • Cocamar (Cocamar Cooperativa Agroindustrial): Foi fundada por produtores de café, em 1963, no interior do Paraná. Iniciou com 46 fundadores e, atualmente, tem 15 mil associados. A cooperativa atua com produção de milho, trigo, soja, laranja e, enfim, o café.
  • Lar (Lar Cooperativa): surgiu a partir de 55 pequenos agricultores. Em 1964, atuavam com criação de animais, extração de madeira, cultivo e comercialização de insumos. Atualmente, possui mais de 11 mil associados.

Os exemplos acima mostram exemplos considerados de sucesso de cooperativas do setor agrícola e agropecuário. Da mesma forma, existem cooperativas com ações mais regionais, fortalecendo produtores e toda a comunidade local. A cooperativa rural é um exemplo de trabalho desenvolvido em conjunto e apoio aos produtores.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo