Cooxupé é cooperativa especializada no ramo cafeeiro

Inicio » Agronegócio » Cooxupé é cooperativa especializada no ramo cafeeiro
30/08/2019 Por
Cooxupé é cooperativa especializada no ramo cafeeiro

A Cooxupé ganhou espaço ao longo de 80 anos de atuação e, hoje,  trabalha com importantes marcas no Brasil

O café é um dos principais produtos da Cooxupé, sendo que o produto final é produzido em diferentes cidades no interior do Brasil.

A Cooxupé iniciou suas atividades produzindo apenas para o mercado interno. Contudo, hoje é uma importante exportadora de café, enviando produtos para países da Europa e outras regiões.

cooxupé

História da Cooxupé

Cooxupé é uma cooperativa com mais de 85 anos de história, fundada no sul de Minas Gerais. Na realidade a sigla significa: Cooperativa Regional de Cafeicultores de Guaxupé, nome escolhido em 1932, quando iniciou as atividades. Na época suas atividades englobavam apenas o cooperativismo de crédito.

Assim, foi somente em 1957 que a organização tornou-se uma cooperativa dos cafeicultores de Guaxupé. Desde aquele ano, então, a cooperativa passou a ter a produção de café como produto principal. Pouco tempo mais tarde, ainda na década de 50, o grupo iniciou suas atividades como exportadores de café.

Características da Cooxupé

Ao longo desses anos a cooperativa cresceu de forma exponencial e hoje é responsável pela produção, beneficiamento e comercialização de diferentes marcas de café. Os principais dados sobre a organização, portanto, são:

  • Atualmente possui mais de 14 mil cooperados.
  • A grande maioria, cerca de 95% destes cooperados são pequenos agricultores e pertencem à agricultura familiar.
  • O café Cooxupé é produzido em mais de 200 municípios. Eles estão situados principalmente entre Minas Gerais e São Paulo.
  • Além do café como produto principal, a cooperativa também ampliou os negócios para outros tipos de grãos. Assim, fabrica rações e é responsável pela comercialização de milho, por exemplo.

cooxupé

Produtos da Cooxupé

Os produtos cresceram tanto que atualmente a cooperativa comercializa não só cafés, mas também cappuccinos, máquinas de expresso e grãos torrados.

Confira os principais produtos produzidos pela Cooxupé:

  • Café Evolutto: sua produção é composta por 100% dos grãos arábica. É encorpado e tem sabor marcante. Assim, é o preferido de quem aprecia um café tradicional.
  • Prima Qualitá: é produzido a partir de grãos arábica. Portanto, sua matéria-prima vem de plantações selecionadas. Apresenta sabor e aroma intensos e a bebida é encorpada.
  • Cappuccino Evolutto: é uma formulação prática e de rápido preparo. Já vem adoçado e é bastante cremoso para o paladar.
  • Utensílios: é possível adquirir copos, xícaras, a até mesmo filtro para café das marcas da cooperativa. Os produtos são comercializados pelo site e, assim, podem formar kits de presente, por exemplo.
  • Cookies: outro produto comercializado são os mini cookies a base de baunilha, café, chocolate e limão. São biscoitos muito utilizados para companhar a bebida.

cooxupé

Onde encontrar a cooperativa?

A cooperativa destaca duas grandes partes distintas: o complexo industrial Japy e os núcleos Cooxupé. De maneira geral, portanto, o produtor atua como se estivesse em um núcleo, solicitando visitas técnicas, comercializa o café, etc. Tudo isso sem precisar sair de casa.

Todas as unidades, então, disponibilizam profissionais especializados, assim como espaços para armazenagem dos grãos e depósito de fertilizantes. Os cooperados da Cooxupé, portanto, também fazer negócios nos núcleos, que disponibilizam mercadorias e insumos.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo