Copersucar é maior exportadora de açúcar e etanol do Brasil

Inicio » Agronegócio » Copersucar é maior exportadora de açúcar e etanol do Brasil
06/09/2019 Por
Copersucar é maior exportadora de açúcar e etanol do Brasil

Entenda como a Copersucar se tornou a maior produtora de açúcar e etano do planeta

Açúcar e etanol são dois produtos de extrema demanda e importância no mundo de hoje. Dessa forma, uma empresa que trabalha com estes artigos, como a Copersucar, tem tudo para alcançar o sucesso mundial quando é bem administrada.

A empresa brasileira chamada Copersucar já é dona de uma história significativa; e, inclusive, já contou até mesmo com sua própria equipe oficial de Fórmula 1.

Copersucar

Empresa Copersucar

Copersucar é uma empresa líder do mercado mundial de açúcar e etanol, se firmando como um dos maiores exportadores do mundo. Para se ter uma ideia, em 2010 a empresa foi responsável por 15% de todo o açúcar exportado em todo o Brasil.

O feito se torna ainda mais impressionante quando paramos para pensar que essa quantidade equivale a 7% do comércio mundial do produto.

A origem da Copersucar

A história nos diz que a Copersucar teve início no ano de 1959; a partir da reunião de um grupo de produtores de cana-de-açúcar. No início, ela era chamada de Cooperativa de Produtores de Cana-de Açúcar, Açúcar e Etanol do Estado de São Paulo.

Somente mais tarde, depois de mais de 40 anos, foi que todos os membros concordaram em se tornar acionistas de um grupo chamado Produpar; e foi aí que a companhia passou a se chamar Copersucar SA.

No entanto, antes que assumisse o nome pelo qual é conhecida nos dias de hoje, a empresa passou por diversas situações que moldaram o seu estilo e direções.

Sabe-se que em 1973 ela adquiriu a Companhia União dos Refinadores – Açúcar e Café; donos da marca Açúcar União, que já era bastante popular e líder no mercado brasileiro.

No ano que se seguiu a companhia iniciou uma parceria com os irmãos Wilson e Emerson Fittipaldi; nomeando a equipe de Fórmula 1 dos corredores de Copersucar Fittipaldi. O patrocínio durou até 1979 e ajudou a consolidar o nome da marca em escala mundial.

Já no decorrer dos anos 90, com a abertura do mercado, a empresa intensificou o processo de internacionalização. A partir disso, inaugurou em 1998 o Terminal Açucareiro Copersucar, no Porto de Santos – um dos mais modernos do mundo na época.

Mais recentemente, no ano de 2005, a Copersucar vendeu todas as suas marcas varejistas. Ainda assim, a empresa continua figurando como a principal no ramo do açúcar e etanol em todo o mundo.

Copersucar

Política de sustentabilidade da Copersucar

A sustentabilidade tem sido atrelada cada vez mais ao modelo de negócio da Copersucar. Assim, a empresa atua, hoje, com foco em três diferentes pilares de sustentabilidade. Isso porque busca o oferecimento de produtos importantes para o mercado com o menor impacto ambiental possível.

Entre os esforços da empresa, portanto, podemos citar:

  • preocupação com sistemas de manejo e cultivo de bases sustentáveis;
  • parceria com fornecedores comprometidos com baixos impactos ambientais e custos logísticos;
  • utilização cautelosa e racional de recursos naturais nas suas atividades de produção.

Consolidada como líder entre as exportadoras brasileiras de etanol e açúcar, a Corpersucar conta com 35 usinas espalhadas no Brasil; entre os estados de Minas Gerais, São Paulo, Goiás e Paraná.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo