Friboi tem boa reputação e carne comercializada em 5 continentes

Inicio » Agronegócio » Friboi tem boa reputação e carne comercializada em 5 continentes
13/08/2019 Por
Friboi tem boa reputação e carne comercializada em 5 continentes

Começando com dois simples frigoríficos goianos, a Friboi provou que o olhar do dono engorda os bois

Décadas atrás, a visão de negócios levou um pequeno frigorífico a ser a maior empresa de carne bovina do país. Embora a Friboi tenha traçado um árduo caminho para revolucionar o mercado da agropecuária, esse trajeto ainda requer adaptação, visão e oportunidade.

Nos dias atuais, chegando a quase cinquenta anos de mercado, a Friboi conseguiu virar sobrenome quando o assunto é carne. Sem contar que ela sempre apresenta novidades, oferecendo produtos especiais para atender às necessidades de cada tipo de consumidor.

Friboi

O que é Friboi?

Friboi é uma das marcas de carne bovina mais vendidas no mundo. Pertencente ao Grupo JBS, a carne Friboi também é uma das mais apreciadas nos mercados mundiais. Para conhecer a origem da marca, precisamos voltar décadas atrás.

Conforme já citamos, seu início não é diferente de outras tantas, como vemos em demais empresas familiares. Sendo assim, saiba que o começo foi um simples açougue fundado pela família Batista na cidade goiana de Anápolis, no ano de 1953.

Entretanto, foi em 1957, ano do começo da construção de Brasília, que surgiu uma oportunidade para a expansão dos negócios. Assim, aproveitando-se de incentivos fiscais do governo que eram dados a fornecedores que atendessem necessidades da construção, a empresa começou a vender carne.

Com isso, no fim da década de 1970, a família Batista se mudou de vez para Brasília. A partir disso, os irmãos Joesley e Wesley começaram a trabalhar para valer, quando receberam uma empresa cada um.

Já com dois frigoríficos no Estado de Goiás, conhecidos como Friboi, eles começaram a aprender administração na prática. Eles tomavam conta de todas as decisões, do abate ao controle do caixa.

A empresa JBS, referência às iniciais de seu fundador, comprou um frigorífico goiano e, com o capital conquistado na capital federal, em 1970 criou a marca Friboi, unindo as palavras “frigorífico” e “boi”.

Principais produtos da Friboi

Além de diversos produtos direcionados para os mais distintos públicos, a Friboi apresenta linhas com carnes nobres e especiais. Confira algumas delas.

  • 1953 Friboi: criada para saciar os desejos de que quer muito mais que uma carne de excelência;
  • Reserva Friboi: cortes diferenciados feitos por especialistas, garantindo mais qualidade para o consumo das famílias;
  • Do Chef Friboi: uma linha de carnes com uma qualidade exclusiva visando o food service;
  • Maturatta Friboi: para quem quer sempre mais de um churrasco, a perfeição chegou com essa marca.

Friboi

A história da JBS

Com o nome dado em homenagem a José Batista Sobrinho, a história da JBS tem início em 1953. Nessa época, é aberta a primeira empresa na cidade goiana de Anápolis. Posteriormente, a partir desse primeiro estabelecimento, a família começou a vislumbrar um futuro de ouro para o empreendimento.

Já no fim da década de 1950, a empresa começou suas relações com empreiteiras brasilenses. Com isso, os Batista já começaram a sentir o gosto de como seria tornar-se um dos grandes produtores de alimento.

Como base para alavancar o sucesso em território nacional, o grande passo da JBS foi adquirir a unidade frigorífica em outra cidade goiana, Formosa.

Indo além da marca Friboi

Uma década depois, já constituída como JBS Friboi, a empresa chegava à cidade de Planaltina. Dessa forma, o avanço deu à JBS um aumento na quantidade de abates, triplicando seu número diário.

Como resultado, a empresa consolidou sua extrema importância econômica na comercialização de carne para demais regiões brasileiras, com maior foco no Sudeste e Sul. Contudo, ao chegar aos anos 1980, a unidade de Formosa foi fechada, embora demais unidades começassem a surgir.

É aqui que a Friboi começa a seguir outros caminhos. No fim de 1988, é criada uma indústria de sabão com marca reconhecida. Com isso, os irmãos Joesley e Wesley ganham importância no Grupo, ao tempo em que passam a comprar empreendimentos e frigoríficos.

A partir do começo do século, a JBS instala sua sede administrativa em São Paulo, assim como amplia os negócios para cidades argentinas. Com isso, começa a dar os primeiros passos rumo à sua internacionalização.

Como resultado, anos depois, Joesley acaba se tornando presidente, levando o Grupo e a marca a crescer ainda mais. Prova disso é a abertura de filiais e venda da carne Friboi em países como Austrália e Estados Unidos, a partir de investimentos do BNDES, e a conquista do título de maior produtor mundial de carne.

Negócios muito além da carne

Seguindo esse crescimento acelerado, os negócios do Grupo JBS viram uma holding, atuando em diferentes áreas, a exemplo da J&F Investimentos. Dessa forma, surgem aquisições como a compra e controle da Alpargatas e suas marcas Osklen e Havaianas.

Confira que outros ramos de negócio que também fazem parte do portfólio da marca JBS:

  • Emissora de televisão;
  • Instituição financeira;
  • Produtos lácteos;
  • Indústria de papel e celulose;
  • Vestuário e calçados;
  • Energia;
  • Setor do agronegócio;
  • Produtos de limpeza e higiene.

Abrindo o capital e as novas oportunidades

Foi no ano de 2007, quando a empresa abriu seu capital no mercado, que houve um grande passo nos negócios rumo ao processo de abertura internacional. Com isso, consolidou sua marca e a culinária ao redor do mundo para conquistar mais terreno nas tão diversas áreas da economia.

Friboi

Com a presença de novos sócios, a JBS chegou a comprar a marca norte-americana Swift, ganhando o status de maior empresa mundial do setor de alimentos bovinos. A partir de então, essa expansão internacional rápida ainda seria marcada pela compra de outras gigantes internacionais e até nacionais.

A exemplo disso temos as marcas Seara e Bertin, o que garantiu à empresa dos irmãos Batista o título de maior produtora mundial de carne de aves.

Recentemente a marca virou a segunda maior empresa do setor de alimentos do planeta. Fatores que levaram a esse reconhecimento, por exemplo, são o aumento nas vendas em cerca de trinta por cento e o faturamento de mais de cem bilhões de dólares.

Alguns dados da empresa

Hoje o grupo JBS conta com mais de duzentos mil funcionários, abrangendo países das três Américas, Austrália e Europa. Sem contar que grande suas operações, em grande parte, são internacionais. Com isso, apenas nos Estados Unidos, a marca Friboi é produzida por mais de sessenta fábricas e tem boa parte das vendas no mundo.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo