Copo de leite é uma flor muito utilizada para fins ornamentais

Inicio » Agricultura » Copo de leite é uma flor muito utilizada para fins ornamentais
03/08/2020 Por
Copo de leite é uma flor muito utilizada para fins ornamentais

Cuidados com o copo de leite e o crescimento não são difíceis: aprenda como ter o seu

Uma flor bonita, harmoniosa e de cuidados simples. A flor copo de leite é ideal para decorar jardins, terraços e varandas. Seu formato exótico e pétala de veludo dão a essa espécie de flor uma aparência sofisticada.

Seu caule rígido e vertical termina em uma pétala em forma de funil que esconde um espádice amarelo ou laranja. As flores copo de leite geralmente florescem no verão até o início do outono e são únicas e maravilhosas de se ver.

Copo de leite

O que é copo de leite?

Copo de leite é uma espécie de flor que pertence à família Araceae. Seu nome científico é Zantedeschia aethiopica.

Essa espécie é muito usada como planta de ornamento, da mesma maneira que é utilizada como flor de corte. Outros nomes populares para essa flor são jarro ou boca de jarro.

Ela possui esse nome devido ao seu formato exótico, parecido com um copo. Já o termo “leite” surge por causa de sua cor branca, que é uma individualidade dessa planta.

Características da planta copo de leite

A planta copo de leite é robusta e surgiu na África do Sul como planta de jardim. Pode ser encontrada em riachos, valas de irrigação e áreas de terra úmida no inverno.

Nas épocas de chuvas, formam grandes e densas aglomerações. Assim, o copo de leite tem raízes carnudas e forma tubérculos extensos que armazenam alimentos para uso futuro.

  • Folhas: os pecíolos (caules das folhas) têm até 0,4 metros de comprimento e são lisos. As lâminas das folhas são grossas e carnudas, apontadas para cima com lóbulos cegos na base;
  • Flores: as flores dessa planta são geralmente brancas e tubulares, tornando-se em forma de funil no topo com uma fenda na lateral. A floração ocorre na primavera;
  • Frutas: a baga é oval, amarelada, com cerca de um centímetro de diâmetro e contém várias sementes redondas com cerca de três milímetros de diâmetro.

As flores são levemente perfumadas e isso atrai vários insetos e abelhas rastejantes, responsáveis pela polinização das flores. A polinização cruzada ocorre quando as anteras de cada flor amadurecem antes dos ovários.

A espátula fica verde após a floração e cobre os frutos maduros. Apodrece quando estão maduros, e as suculentas bagas amarelas atraem pássaros, responsáveis pela dispersão das sementes.

Toxicidade

Em contraste com sua beleza, essa é uma planta extremamente tóxica. É aconselhável plantá-la longe do alcance das crianças, pois não deve ser consumida sob nenhuma circunstância e deve-se tomar cuidado com a seiva ao cortar ou podar.

As raízes, quando cozidas, fornecem alimento amiláceo para algumas tribos da África do Sul. No entanto, são venenosas quando consumidas cruas. Alega-se que essa planta pode causar eczema em humanos, portanto, é preciso ficar atento.

É uma planta tóxica para o gado e invade pastagens. De fato, é comum ocorrer mortes de animais devido ao pastoreio nas suas plantações.

Copo de leite

Como cultivá-la?

A solução mais simples e rápida para o cultivo é multiplicá-la pela divisão de rizomas ou bulbos de plantas.

Você também pode cultivá-la a partir de sementes: semeie a superfície de um solo quente e úmido na primavera ou no verão. Mantenha-as em um local arejado e bem iluminado pelo sol. A germinação ocorre entre 1 e 3 meses.

A temperatura ideal de germinação e crescimento é de cerca de 15 °C.

Se você estiver cultivando um lírio em clima predominantemente quente, plante-o em sombra parcial. Essa flor também é sensível a correntes de ar e exposição ao vento.

A floração é mais perceptível principalmente da primavera ao início do verão, embora possa florescer em todas as épocas do ano se for bem cuidada. Suas folhas grandes e distintas são visíveis um mês ou dois antes do início da floração.

No jardim

Em um solo rico em húmus, coloque-a com 15 cm de profundidade, com um espaçamento de 30 a 40 cm entre cada planta. Regue generosamente durante a estação de crescimento sem deixar o solo seco, entre dois períodos de rega.

Uma dica importante é lavar os brotos e raízes removidas da planta mãe antes de replantá-la em outro lugar.

Em vaso

Para um clima mais aprazível, é melhor cultivar o copo de leite em um vaso. Dessa forma, você pode movê-lo para dentro no inverno.

Em um pequeno jardim, varanda ou terraço, o vaso de flores fica lindo. Escolha mistura de vasos à base de barro para um crescimento ideal.

Como ornamento, opte por outras variedades como o copo de leite amarelo ou o copo de leite vermelho, que são tão bonitas quanto a flor branca.

Fertilizante

A planta copo de leite é exigente e precisa de fertilização regular. Na estação de crescimento, fertilize-a todos os meses. Em resumo, siga as instruções do fabricante para evitar a fertilização excessiva.

Também é importante cobrir a base da planta com matéria orgânica para protegê-la do frio.

Copo de leite

Poda

A fim de manter a manutenção e a planta saudável e bonita, é necessária a poda. Comece o processo de poda somente depois que a flor murchar. Não pode no final do outono ou no início da primavera, ou você acabará eliminando as flores em potencial.

A regra geral é podar não mais de um terço da haste do arbusto a cada ano. O arbusto deve ter oito a 12 hastes de diferentes idades, com 1 a 2 polegadas de diâmetro.

Primeiramente remova galhos mortos. Este é o tipo mais básico de poda para começar. Na primavera, remova os galhos mortos que parecem não poder sobreviver. Não há necessidade de cortar o galho inteiro, apenas corte a parte morta.

Corte as hastes mortas com uma faca afiada para evitar esmagar os galhos saudáveis. Caso um galho completo ou uma haste principal esteja morta, remova-os todos juntos. Assim, os novos crescerão em pouco tempo.

Buquê de copo de leite

A flor copo de leite possui um significado que representa pureza, e é justamente por esse motivo que o buquê é muito utilizado pelas noivas em cerimônias de casamento.

Ademais, o copo de leite remete também a paz, tranquilidade, pureza e calma. Seu espádice de cor amarelada remete seu significado a alegria, bonança, sucesso e luz espiritual.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo