Cotação agrícola é o que define o preço de venda das produções agrícolas
Os índices de cotação agrícola são acompanhados de perto por quem tem um negócio relacionada a agricultura, no Brasil e no mundo. No entanto, nem só os empresários do ramo deveriam estar atentos a estes indicadores, visto que o valor dessas cotações tem impacto direto na verba familiar de todos.
Entender os critérios da cotação agrícola é fundamental para quem quer fechar um bom negócio no setor. Dessa forma, é um índice importante para todos. Isso porque, conforme citado, os valores definidos pela cotação impactam diretamente no custo de vida das pessoas.
O que é cotação agrícola?
Cotação agrícola é um tipo específico de cotação. E cotação, por definição, é o ato ou efeito de cotar, de estabelecer preço ou valor. Portanto, pode-se dizer que cotação agrícola é o conjunto de valores dos insumos agrícolas definidos pelo mercado.
A cotação agrícola no Brasil se refere a valores de produtos da agricultura e da pecuária, tanto para o mercado interno quanto para exportação. O processo de precificação de tudo que é produzido no campo depende de algumas regras do setor.
Quem define a cotação agrícola?
Um dos órgãos brasileiros responsáveis pela determinação desses índices é o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da USP. O Cepea, como é conhecido, faz parte da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, a Esalq-USP.
A instituição elabora mensalmente quatro índices sobre o desempenho agregado das exportações do agronegócio brasileiro: o Índice Preços FOB em dólar (IPE), o Índice de Voluma (IVE), o Índice do Câmbio Efetivo do Agronegócio (IC) e o Índice e Atratividade das Exportações (IAT) ou de Preços em Reais. Trimestralmente, o Cepea acompanha o desempenho do comércio internacional do setor.
O Cepea faz parte do dia-a-dia de quem trabalha no agronegócio. Sua equipe e formada por acadêmicos com conhecimento de mercado, que interagem com cerca de 5 mil profissionais ativos nos segmentos de insumos agropecuários. A partir desta troca de informações sobre processamento e serviços do agronegócio, são levantadas informações em tempo real que geram indicadores de preços e análises sobre diferentes setores e aspectos do agronegócio.
Essa dinâmica resulta em um gigantesco banco de dados sobre o mercado agropecuário brasileiro. A divulgação dessas cotações agrícolas é importante para aumentar a transparência do mercado para todos que negociam produtos agropecuários. A partir de visitas a campo, os pesquisadores calculam também custos de produção da agricultura e pecuária. A atualização dessa tabela de custos é feita mensalmente, com base na coleta dos preços dos insumos em todo o Brasil.
Cotação agrícola e commodities
O que são commodities e o que eles tê a ver com a cotação agrícola? A palavra, que vem do inglês e significa “mercadoria”, é usada para designar todas as mercadorias em estado bruto ou primário, sobretudo os itens agrícolas.
Os principais tipos de commodities mais importantes são:
- Commodities minerais (petróleo, ouro, minério de ferro etc.)
- Commodities financeiras (real, euro, dólar etc.)
- Commodities ambientais (água, madeira, energia etc.)
- Commodities agrícolas (soja, trigo, café, algodão, borracha etc.)
Esses itens são negociados no mercado nacional e nos mercados internacionais e alguns são usados como forma de investimento nas bolsas de valores. A cotação nas bolsas colocam na conta os contratos com compromissos de compra e venda no futuro. Dessa forma, como na Bolsa de Valores, cada uma dessas commodities agrícolas tem o seu preço.
São cotações calculadas por tonelada, por quilo ou por saca. Esse cálculo, feito por instituições como o Cepea, é influenciado por diversos fatores. Entre esses fatores, podemos citar:
- clima
- previsão de produção
- tempo de colheita de safras
- estoques
- movimentações especulativas
A cotação agrícola, portanto, é um parâmetro. Os produtores não são obrigado a seguir rigorosamente os valores, afinal, eles são uma espécie de consenso do mercado que servem como guia para a precificação.