Creme fraiche pode ser feito em casa e substituir o sour cream

Inicio » Agronegócio » Creme fraiche pode ser feito em casa e substituir o sour cream
01/09/2020 Por
Creme fraiche pode ser feito em casa e substituir o sour cream

De origem francesa, o creme fraiche é muito utilizado na culinária e já ganhou o mundocom seu sabor ácido, e pode ser feito em casa.

Porém, o creme fraiche não é um creme fresco como pode parecer, pois necessita de um processo para ficar pronto, com fermentação bacteriana ou do creme de leite pasteurizado.

creme fraiche é um creme de leite mais ácido

O que é creme fraiche?

Ideal para acompanhar doces, é um creme de leite mais ácido, feito com leite cru ou pasteurizado, no qual é adicionado uma cultura de bactérias para fermentação.

Por isso, é um creme de textura mais espessa e com sabor um pouco ácido. Com origem francesa, a região da Normandia é famosa por produzir o creme fraiche especial, com leite cru que passa por uma maturação de 16 a 18 horas, para que as bactérias naturais do leite possam fermentar.

Esse processo é para desenvolver o sabor suave e um pouco ácido e de cor amarelada. O teor de gordura desse creme especial chamado de Crème d’Isigny chega a 40%.

Apesar de sua origem europeia, o creme fraiche já ganhou o mundo, estando presente na culinária de muitos países. Mas no Brasil e em Portugal, por exemplo, o creme é feito com leite pasteurizado e por isso é preciso acrescentar a cultura de bactérias no leite para o processo.

Mas não é muito comum encontrar o fraiche nos comércios, por isso, quando alguma receita exige esse ingrediente, ele é substituído por iogurte ou um creme azedo, conhecido como sour cream.

Receita de creme fraiche

Você pode utilizar: 240ml de creme de leite fresco e 30ml de iogurte natural.

No preparo, misture o iogurte com o creme de leite e cubra com plástico filme, deixando em temperatura ambiente por cerca de um dia. Se deixar em um lugar com mais calor, o creme vai azedar mais rapidamente (sim, é essa a ideia).

Quado o creme estiver um pouco mais grosso, pode levar a geladeira. Lembre-se de consumir em um período de uma semana. O creme fraiche pode ser consumido com frutas ou vegetais e também como um tempero em batatas e sopas.

O processo de fermentação na verdade consiste na conversão – feita pelas bactérias – de carboidratos como glicose, galactose e sacarose (presentes no leite em forma de lactose) em ácido láctico. Então, uma proteína do leite, a caseína, é coagulada pelo ácido lático, o que torna a textura do produto mais espesso. O sabor mais azedo também se dá pelo ácido lático.

creme fraiche pode acompanhar várias receitas

Creme fraîche e o sour cream

Existem algumas diferenças entre o creme fraiche e o sour cream. Esse creme tem um teor de gordura mais elevado, podendo variar de 30% até quase 50% e não leva nenhum produto espessante. É uma boa alternativa para receitas que precisam ser submetidas a altas temperaturas. Seu sabor é mais suave que do sour cream.

O sour cream por sua vez, apresenta um teor de gordura de até 20%, podendo levar condimentos como enzimas vegetais e renina para estabilizar e deixá-lo mais espesso. Porém, o creme fraiche pode substituir o sour cream em praticamente todas as receitas.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo