Criação de gado é atividade de destaque na economia brasileira

Inicio » Pecuária » Criação de gado é atividade de destaque na economia brasileira
30/08/2019 Por
Criação de gado é atividade de destaque na economia brasileira

A criação de gado abastece o mercado interno e externo, visto que o Brasil é um dos maiores produtores e consumidores do mundo

A criação de gado representa uma importante fatia do setor econômico no país. A produção de carne pode depender de algumas variáveis como local de criação e raça escolhida. Contudo, é uma atividade fundamental para a manutenção do setor.

No Brasil, a criação de gado é realizada em diferentes regiões. As áreas do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, por exemplo, são fortes reconhecidas por serem fortes produtoras.

criação de gado

O que é criação de gado?

Criação de gado é o termo utilizado para a produção de animais no Brasil. Existem diferentes tipos de criação, contudo, de maneira geral as técnicas têm o objetivo de produzir animais para abastecer o mercado interno e externo de carnes.

A atividade pecuária é essencial para o mercado agroindustrial brasileiro. O setor movimenta bilhões de reais anualmente, e emprega milhares de famílias.

Um ponto importante sobre a pecuária é que ela envolve não só a produção de bovinos, mas também aves, suínos, coelhos e búfalos, por exemplo.

Além de abastecer o mercado de carnes, portanto, também existe o mercado de leite. A criação de gado leiteiro, então, além de produzir a bebida, também oferece matéria-prima para diversos outros produtos como queijos, iogurtes, manteiga e outros derivados.

criação de gado

Características da criação de gado

A criação de gado no Brasil, então, desmembrou-se em diferentes atividades especializadas. Alguns exemplos mais conhecidos atualmente, são:

  • Criação de gado intensiva: é um sistema moderno onde os animais são criados em determinada área, através de confinamento. Um de seus principais objetivos, portanto, é o aumento de produtividade.
  • Criação de gado extensiva: é um dos sistemas mais tradicionais. Assim, utiliza os nutrientes do pasto como método de engorda e suprimento para os animais. De forma geral, os animais são criados soltos.
  • Criação de gado de corte: é uma das atividades mais importantes e lucrativas do segmento rural. Milhões de cabeça de gado são criadas no país, por meio de diferentes técnicas. As formas intensivas e extensivas de criação, portanto, são exemplos disso.
  • Confinamento: é um sistema de criação onde os animais são separados em áreas restritas, como piquetes, baias ou currais. Nestes locais eles recebem alimentação, assim como medicação e outros nutrientes.

O gado nelore e a produção de carne

A criação de nelore é uma das mais comuns no Brasil. Mais de 200 milhões de cabeça de gado compõem os rebanhos no país. Dentre esses, então, a grande maioria é composta por zebuínos nelore.

criação de gado

A raça é bastante resistente e, assim, se adapta ao clima de diferentes regiões. Uma das vantagens da raça é a sua capacidade rápida de engorda. Quando comparado com outros animais, então, o gado acaba se tornando uma excelente opção na relação custo X benefício.

Sendo assim, a média de produção do nelore gira em torno dos 18 meses. Contudo, vale lembrar que a criação de gado depende de algumas variáveis, como condições de nutrição, sistema de criação, assim como a saúde do plantel.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo