Curry é uma mistura de deliciosas especiarias que tem origem indiana

Inicio » Agronegócio » Curry é uma mistura de deliciosas especiarias que tem origem indiana
28/08/2019 Por
Curry é uma mistura de deliciosas especiarias que tem origem indiana

Curry foi popularizado pelos britânicos e é item quase indispensável nas culinárias indiana e tailandesa

No panteão das misturas de especiarias, certamente nenhuma é tão complicada quanto o curry. Apesar da sua popularidade na culinária global, o tempero sempre consistiu em uma fórmula enigmática. Afinal de contas, o curry é tão complexo que causa confusão até mesmo nos mais experientes consumidores de temperos.

De fato, o conceito de curry não é assim tão simples de definir. O termo refere-se a uma mistura de especiarias, uma categoria de pratos e um tipo de folha. Mas o que, afinal, pode ser considerado curry?

Curry

O que é curry?

Curry é um termo que engloba mais de uma definição. Em suma, a palavra se refere a um conjunto de temperos tipicamente indianos. Os pratos mais típicos do país são populares por usarem uma mistura complexa de ervas ou especiarias. Normalmente, são incluídos à combinação pimenta seca ou fresca, gengibre, coentro, cominho e açafrão moído.

A forma mais comum de preparação é por meio de molhos. Além disso, os pratos típicos da Índia, onde o termo se originou, podem ser condimentados com folhas da árvore de curry.

Ingredientes do curry

Embora existam infinitas misturas pré-fabricadas do tempero, não há duas receitas iguais. Afinal, a complexa combinação é composta de até vinte especiarias e ervas diferentes. Entre elas, podem constar:

  • Açafrão;
  • Cominho;
  • Coentro;
  • Sementes de gergelim;
  • Cúrcuma;
  • Noz-moscada;
  • Erva-doce;
  • Cravo da Índia;
  • Pimenta;
  • Tamarindo;
  • Canela;
  • Cardamomo.

Os ingredientes do tempero, embora mais comumente associados à culinária indiana, têm sido adotado por muitos países e culturas. Atualmente, eles são parte fundamental da culinária da Tailândia, Indonésia e Paquistão.

curry

Origem do curry

De onde vem o curry? Apesar da identidade indiana do ingrediente, o tempero que conhecemos é, na verdade, uma invenção dos colonos ingleses do século dezoito.

Na época, os colonos tinham grande participação no comércio indiano de especiarias. Estes, desse modo, conviviam entre os moradores locais, que por sua vez preparavam uma mistura fresca de temperos para cada refeição.

Os colonos britânicos, por não estarem familiarizados com a complexidade do preparo das especiarias, associaram a palavra “curry” com uma mistura de temperos usada ​​para dar sabor aos pratos. A partir disso, passaram a produzir e comercializar sua própria versão embalada do tempero.

Entretanto, quando o assunto é a origem do curry, é preciso abrir um parêntese para a África do Sul. Afinal de contas, as misturas sul africanas são anteriores à comercialização britânica do produto. A variação do continente foi criada cerca de 250 anos antes, pela grande população de colonos indianos na área.

O tempero africano é tipicamente chamado de Ras El Hanout por comerciantes de especiarias. Ao contrário do comercializado em mercado, a mistura do ingrediente sul africanos utiliza uma qualidade de especiarias e ervas consideradas mais exclusivas.

Curry x garam masala

Embora os ocidentais tenham popularizado a mistura de temperos como curry e comercializado produtos com este nome, os indianos não o reconhecem assim. Isto é, na Índia, os cozinheiros se referem às suas combinações diárias de temperos como “garam masala“.

Embora as especiarias básicas usadas na cozinha indiana sejam similares na maioria das casas, cada família usa diferentes proporções e ingredientes para criar seu sabor individual e distinto.

Além disso, ao contrário dos curry em pó disponíveis no mercado, os garam masalas indianos são preparados diariamente para garantir sabores mais frescos e ricos.

Tipos de curry

Além do curry em pó com alto teor de açafrão, reconhecido pela sua aparência amarela, outra mistura comum é o curry de Madras. Essa variação do tempero recebe um sabor mais picante e um tom mais vermelho graças à proeminência das pimentas moídas na mistura.

Outras variedades comuns incluem o curry em pó de Vindaloo, combinação mais apimentada devido ao preparo com quantidades maiores de chili. Por outro lado, o curry em pó de Marajá é sutilmente adocicado, considerado uma das misturas mais suaves.

Curry na culinária

Outra cozinha mundial conhecida pelo uso do tempero é a culinária tailandesa. A última utiliza ingredientes similares à sua prima indiana. Contudo, seus sabores e aromas são caracteristicamente mais picantes, com níveis mais proeminentes de coentro e sementes de pimentão.

Pratos tailandeses de curry – servidos em variedades vermelhas, amarelas e verdes – geralmente são feitos com pasta de curry, ao invés de pó.

Outras regiões associadas ao tempero incluem a África e o Caribe. A associação não é à toa. A popularidade do ingrediente se deve à grande quantidade de imigrantes indianos estabelecidos na África do Sul e em ilhas como Trinidad e Jamaica.

O tempero jamaicano em pó, por exemplo, é composto de mostarda picante e pimenta. Devido a isso, o ingrediente é conhecido por sua picância intensa. A variação de Trinidad, por sua vez, é considerada uma mistura mais suave.

Curry

Como preparar seu próprio curry

Em suma, é impossível determinar uma definição padrão ou receita de curry. Afinal de contas, cada mistura é completamente distinta e criada com uma combinação única de especiarias.

Isto é, a combinação tende a ser criada para atender às preferências do cozinheiro. Devido a essa natureza complexa, existe uma infinidade de receitas e métodos disponíveis para criar sua própria mistura caseira.

Para uma assinatura própria, comece com uma receita padrão do tempero. Você pode preferir iniciar o experimento com uma mistura mais suave e adocicada, apimentando conforme combina as fórmulas. O importante é se divertir na cozinha com as diferentes quantidades e ingredientes até chegar ao sabor que você deseja.

Uma vez que você finalizar sua própria versão do tempero, comece a se aventurar por receitas com curry.

São diversos os pratos indianos que levam o ingrediente e podem ser preparados em casa. Eles são a escolha perfeita para surpreender em reuniões de família e jantares românticos.

Com um pouco de imaginação, você pode inovar e dar sua releitura própria para receitas tradicionais.

Como armazenar o tempero

Com a rotina corrida, é difícil arranjar tempo para moer seu curry e usá-lo fresco diariamente, como é comum na tradição indiana. Pensando nisso, você pode armazenar sua combinação em um recipiente perfeitamente fechado. Desse modo, você terá uma mistura saborosa e fresca por até dois meses.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo