Cutrale é uma das maiores produtoras de suco de laranja do mundo

Inicio » Agronegócio » Cutrale é uma das maiores produtoras de suco de laranja do mundo
13/08/2019 Por
Cutrale é uma das maiores produtoras de suco de laranja do mundo

Das feiras, a Cutrale montou o reino de uma das gigantes mundiais na exportação de suco de laranja

Nascida no interior paulista, a Cutrale controla toda a cadeia produtiva da bebida, mantendo seus princípios de qualidade desde o plantio e formação de mudas até o processamento de sucos. De acordo com dados econômicos, a empresa é responsável pela venda de um a cada três copos do suco mundo afora.

Mesmo assim, ela ainda procura diversificar suas áreas de negócio, da produção à entrega em diversos mercados mundiais. Essa produtividade levou a Cutrale a ter faturamentos anuais que somam cerca de quatro bilhões de reais ao ano. Por certo, este nosso artigo tem muito a desvendar sobre a companhia.

Cutrale

O que é Cutrale?

Cutrale é uma das gigantes mundiais quando o assunto é produzir suco de laranja, já que ela é considerada a responsável por cerca de um terço desse mercado. Desde que foi fundada, no ano de 1967, a empresa familiar começou a ser a grande fonte de renda de José Luís Cutrale.

Com uma fortuna de mais de dois bilhões de dólares, de acordo com a revista Forbes, ele ainda é membro da maior franquia de bebidas do planeta. Sendo assim, quase toda sua produção é destinada para cerca de cem países da Europa, Ásia e América do Norte.

Como grandes clientes, citamos fabricantes de refrigerantes e sucos prontos, assim como redes de supermercados. Isso garante ao filho do fundador a alcunha de uma das pessoas mais ricas do planeta.

História de sucesso

Desde sua fundação, na década de 1960, a Sucocítrico Cutrale é uma empresa brasileira que se estabeleceu na área da citricultura. Por isso, investiu em diversas fábricas do interior paulista, como a sede de Araraquara e terminais portuários de Guarujá e Santos.

Contando com quase vinte colaboradores nas suas unidades industriais, centro administrativo e agrícolas, a Cutrale tem forte presença na produção in natura. Ou seja, as frutas são beneficiadas e embaladas por equipamentos eletrônicos modernos e prontos para atenderem o mercado, tanto interno como externo.

Entretanto, a empresa ainda comercializa produtos oriundos da extração do suco, visto que o farelo da polpa é vendido como ingrediente em ração animal. Por outro lado, a casca gera óleos essenciais, utilizados na indústria farmacêutica, alimentícia e até cosmética.

Com esse nível de excelência produtiva, a Cutrale acaba por acelerar seu desenvolvimento, já que a experiência comercial é amparada pelo complexo agroindustrial de última geração. Sendo assim, além de qualidade, ela garante entregas com especificações totais de higiene.

Outro ponto importante da cadeia produtiva industrial é o respeito às comunidades, ao meio ambiente, aos seus clientes, fornecedores e colaboradores. Dessa forma, a Cutrale mantém harmonia total alinhada às suas diretrizes, o que é ótimo para todos os envolvidos.

Cutrale

A Cutrale e seus produtos

Para abrir este tópico, vamos começar com a estrela da empresa, que são as frutas in natura. A companhia embala seus produtos em uma unidade provida de equipamentos e máquinas modernas e eletrônicas. Assim, é possível fazer processos como beneficiamento, classificação e empacotamento de forma mais rápida.

Com diversidade de tipos de laranja, ela satisfaz as necessidades de todos os seus clientes durante todo o ano. Para isso, aposta em variedades como a laranja baianinha, o limão siciliano e a laranja lima.

O suco de laranja Cutrale

É certo que um dos grandes sucessos entre os consumidores é o suco de laranja Cutrale.

Durante o processo de concentração e extração, ele é produzido sem perder qualidade. Assim, pode ser congelado que ainda mantém a vitamina C e suas propriedades naturais quando reconstituído.

Nada se perde, tudo se aproveita

No caso do farelo da polpa, ele é obtido pelo tratamento adequado dos resíduos líquidos e sólidos decorrentes da extração de suco. Dessa forma, são reaproveitados elementos como sementes, polpas e cascas. Contudo, após o processo de industrialização, a polpa é triturada e seca.

Assim, o farelo é usado pela Cutrale para complementar produtos como ração animal, em especial no setor agropecuário. Nesse sentido, garante ótima aceitação como insumo para rebanhos de corte e leite, onde a armazenagem eficiente garante produtividade.

A produção de óleos da Cutrale

Todos os óleos essenciais da empresa são retirados de cascas das frutas por meio de processos de extração. Depois que são produzidos, eles são direcionados a indústrias farmacêuticas e alimentícias. Dessa maneira, ainda servem para dar sabor a sorvetes, alimentos e bebidas, bem como para a fabricação de cosméticos como perfumes e sabonetes.

Embora existam linhas de mercadorias para indústrias de produtos de limpeza, também há os subprodutos do óleo. Estes podem ser obtidos com a eliminação dos compostos oxidantes e a concentração de fórmulas aromáticas.

Cutrale

A laranja Cutrale pelo mundo

É fácil constatar que o aroma da indústria de laranja de uma das pessoas mais ricas do Brasil invadiu o ar do interior. Para isso, basta conferir a região noroeste do Estado de São Paulo. Com toda a certeza, mesmo quem não goste de laranja sente um gostinho de casa ao redor da unidade principal da Cutrale.

Segundo registros de operações internacionais, o fechamento de seu capital garantiu estabilidade frente às quedas na demanda mundial por suco. Hoje, a Cutrale, em sua terceira geração, mantém-se à frente do império das frutas.

Assim, a empresa iniciada nos laranjais da família acabou sendo o maior fornecedor de frutas para empresas multinacionais. Sem contar, também, sua participação em inúmeros imóveis comerciais.

A aposta na diversificação

Indo pela contramão, as vendas da companhia aumentava em terras americanas ao passo que a produção de laranjas caía. Entretanto, para manter as vendas e o consumo global, a empresa resolveu diversificar para continuar viva no mercado. Sendo assim, passou a investir na cultura de soja, assim como na exportação para países asiáticos.

Para entender o império bilionário da Cutrale, seus investimentos ainda atingem mercados como a venda de navios e banana. Sem falar das grandes participações de imóveis comerciais, operadoras de aeronaves e o comércio de commodities, garantindo, portanto, lugar de destaque no mercado do agronegócio nacional e internacional.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo