Diversidade biológica é fundamental para evolução e qualidade de vida

Inicio » Meio Ambiente » Diversidade biológica é fundamental para evolução e qualidade de vida
11/04/2019 Por
Diversidade biológica é fundamental para evolução e qualidade de vida

A diversidade biológica é um termo usado para explicar a variabilidade dos seres vivos 

A diversidade biológica é algo que se manifesta naturalmente em todo o planeta Terra. A variedade de organismos vivos é imensurável até os dias de hoje, visto que ainda há muitos a serem descobertos pela ciência e; por isso, a pluralidade de seres e tipos vivos é, claramente, um universo a se desvendar. 

Toda a diversidade biológica é importante para a existência da vida, uma vez que é, justamente, essa diversidade que permite evoluções e melhoramentos dos mais diversos dentro do ecossistema.

Borboleta que faz parte da diversidade biológica

O que é diversidade biológica?

A diversidade biológica é um termo usado para definir a infinidade de organismos vivos na terra. Essa variação acontece desde os primórdios da humanidade, e ela ocorre de maneira natural, sem a intervenção humana. Também conhecida pela palavra biodiversidade, a diversidade biológica varia de acordo com a região, o habitat e a época a que determinados seres vivos fazem parte. O fator clima, por exemplo, é um grande influenciador da biodiversidade; e tem um papel importante na definição de onde cada ser vivo melhor se adapta. 

Além disso, as pesquisas relacionadas a diversidade biológica são responsáveis por incontáveis tipos de avanço, especialmente na medicina. O desenvolvimento de medicamentos e vacinas são importantes para o equilíbrio e a saúde dos seres humanos e; em função disso, muitos cientistas buscam soluções nas descobertas sobre os organismos vivos.

A diversidade biológica ainda é considerada o mais importante artifício para a manutenção da vida e da sua qualidade na Terra. Mas é necessário que cuidados com o meio ambiente sejam levados em consideração, já que, para o crescimento e a evolução da vida é necessário consciência por parte dos seres humanos.

Diversidade biológica no Brasil

O Brasil é um país conhecido pela sua grande biodiversidade. A fauna e a flora brasileira, por exemplo, são consideradas as maiores de todo o mundo. Atualmente, o país tem aproximadamente 100 mil animais e 40 mil vegetais em todo o seu território.

Um fator de suma importância para a biodiversidade do Brasil são a grande expansão territorial e o fator climático do país. Isso porque a variação na temperatura abre espaço para diferentes espécies proliferarem e terem um ciclo de vida próspero. Entre as principais espécies presentes na diversidade biológica brasileira estão:

  • Peixes
  • Anfíbios
  • Aves
  • Répteis

Diversidade biológica

O impacto da diversidade biológica no mundo

A cada ano que passa, mais o conhecimento sobre a biodiversidade se torna essencial em todo o mundo. O uso na indústria alimentícia, têxtil e farmacêutica são apenas algumas das possibilidades que que envolvem as descobertas desse universo.

Mesmo sendo indispensável para as grandes indústrias, é necessário que haja cautela ao fazer o uso das qualidades presentes na biodiversidade, já que ela é a principal responsável pela manutenção da existência na Terra.

Na Floresta Amazônica, o desmatamentos tem crescido, e isso preocupa os responsáveis pela preservação do meio ambiente e, consequentemente, da diversidade biológica. Isso porque tudo o que afeta a natureza – e a biodiversidade, de alguma forma – pode influenciar na qualidade de vida de todos os seres vivos; direta ou indiretamente. 

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo