Doce de amendoim é uma delícia que todos devem provar

Inicio » Agronegócio » Doce de amendoim é uma delícia que todos devem provar
01/09/2020 Por
Doce de amendoim é uma delícia que todos devem provar

O doce de amendoim tem o poder de nos remeter à infância, a partir de um sabor açucarado e bastante crocante. As receitas de doce de amendoim tendem a apresentar muitas semelhanças em seu preparo. Geralmente, basta colocar os ingredientes, em fogo alto, na panela, mexendo até chegar ao ponto desejado. Prático, fácil e simples.

O que distingue uma receita de doce de amendoim de outra reside nos toques especiais agregados pela adição de ingredientes diversificados às preparações mais tradicionais e básicas, como a canela, a baunilha e o chocolate em pó, entre outros.

Doce de amendoim

O que é doce de amendoim?

Doce de amendoim é um tipo de sobremesa feita com base no amendoim, como o próprio nome indica.

De nome científico Arachis hypogaea, o amendoim é uma planta pertencente à família Fabaceae. No Brasil, também é conhecido por nomes como amendoís, mandubi, mandobi, mendubi, minuim, menduí ou mindubi.

Amendoim na economia

É inegável a importância econômica do amendoim – especialmente, é claro, na indústria de alimentos.

Originário da América do Sul, o amendoim apresentou crescimento nas exportações no ano de 2016, com 12,8% a mais em relação ao ano anterior. A soma foi de quase  US$18 bilhões, contribuindo, assim, para o setor aumentar quase 25% à época.

Doce de amendoim confeitado

Esse doce é do tipo que deixa toda a cozinha perfumada, deixando quem estiver por perto com água na boca. Aprender a preparar um confeito delicioso para o seu amendoim é uma excelente opção para servir no café da tarde ou em reuniões com amigos. Basta utilizar um pouco de canela, chocolate em pó e açúcar!

Doce de amendoim com chocolate

Aos aficionados por chocolate, essa é a receita ideal. O método é bastante simples: você deve cozinhar os ingredientes até sua dissolução e, posteriormente, adicionar amendoins. Com efeito, trata-se de uma forma rápida e fácil de deixar grãos que já são saborosos, ainda mais deliciosos.

Energy balls

As “energy balls” possuem um sabor similar ao dos cajuzinhos, tão comuns em festas de aniversário infantis. O fato de ser um doce vegano pode ser considerado uma vantagem adicional.

De fato, este doce não emprega nenhum alimento de origem animal, sendo, portanto, uma ótima alternativa para pessoas com restrições alimentares ou que simplesmente querem se deliciar com um docinho mais saudável.

Doce de amendoim

Doce de amendoim simples

O clássico doce com grãos torrados ao forno produz uma intensa crocância apenas com água, fermento em pó, canela e açúcar. Vale a pena experimentar!

Doce de amendoim com três ingredientes

Água, açúcar e, é claro, amendoim: somente com esses ingredientes você pode fazer uma receita maravilhosamente simples, rápida e fácil. Sendo assim, se você procura o máximo de praticidade, essa é a opção ideal para testar em casa e saber como fazer doce de amendoim.

Doce de amendoim com chocolate em pó

O seu doce ganhará o acréscimo de um dos ingredientes mais adorados: chocolate em pó. Para preparar essa delícia, leve amendoins ao forno com o chocolate, água e açúcar. Não tem segredo: basta esperar os amendoins começarem a açucarar e pronto, você terá um delicioso doce de amendoim com chocolate.

Doce de amendoim com sal e chocolate

Nesta receita, a utilização de uma pitada de sal visa equilibrar o sabor doce dos amendoins. Ademais, você pode usar, também, uma colher de fermento (em pó), obtendo maior textura e consistência em seu prato.

Doce de amendoim de leite com chocolate

Essa preparação substitui a utilização de água na receita do doce. Desse modo, o leite é introduzido para trazer maior cremosidade, deixando o prato ainda mais saboroso. Separe, além dos próprios amendoins e do leite, chocolate em pé, fermento em pó, sal e açúcar.

Doce de amendoim com cacau

Você já pensou em substituir o chocolate em pó pelo cacau? Para efetuar essa preparação, você deve levar amendoins crus ao fogo, além de cacau em pó, água e açúcar.

Adicione, se preferir, cravos e paus de canela a gosto, incrementando o sabor e obtendo, assim, resultados ainda mais saborosos.

Doce de amendoim com canela

Embora seja opcional e dependa muito de seu gosto, essa receita possibilita que você opte por acrescentar, aos amendoins, à água e ao açúcar, uma colher de achocolatado ou uma pitada de canela, preferencialmente, em pó.

Usar ambos não é uma boa ideia. Logo, o ideal é que você opte por um só. Se já tiver aprendido a utilizar chocolates em seus doces de amendoim, experimentar a canela como protagonista pode ser uma boa ideia.

Doce de amendoim com baunilha

Essência de baunilha é um ingrediente capaz de conferir um toque bem diferente e especial ao sabor desse doce. Contudo, não há motivos para complicações, à medida que você continuará precisando, apenas, de água, açúcar e amendoins. Isso significa que tudo permanece muito fácil e simples de ser feito.

Doce de amendoim com corante

Os corantes são ingredientes opcionais e que, como tais, podem ser adicionados em quaisquer receitas deste artigo. Afinal, os doces de amendoim com coloração vermelha são facilmente encontrados em feiras, praças e barracas de vendas ao ar livre, não sendo tão comuns no doce de amendoim caseiro.

Doce de amendoim

Doce de amendoim com açúcar refinado

O açúcar usado nas receitas de doce de amendoim, geralmente, é o do tipo cristal. Não obstante, é possível substituí-lo pelo açúcar refinado. Essa escolha se justifica pelo fato de que, dessa forma, o prato fica mais leve e um pouco menos crocante.

Doce especial de amendoim com chocolate

Esse prato é bastante parecido com os anteriores, porém, sua distinção fundamental pode ser encontrada no modo de preparo. Sem embargo, em vez de inserir todos os ingredientes e misturá-los em uma panela, o mais indicado é deixar os amendoins por último.

Isso cria uma espécie de calda melosa a partir da interação entre o chocolate em pó, a água e o açúcar. Tenha em mente que, dada a sua versatilidade, o amendoim pode ser utilizado em receitas variadas de sobremesas e doces.

Bons exemplos disso podem ser encontrados na ampla variedade de doces, pastas, pavês e bolos de amendoim. Assim, é altamente recomendável explorar tudo o que esse fantástico ingrediente pode proporcionar.

Doce crocante de amendoim com baunilha

Você pode usar a sua criatividade, inclusive, em receitas simples e tradicionais. Ao adicionar essência de baunilha à sua preparação, os grãos de amendoim adquirem sabor adocicado que deixará este aperitivo ainda mais gostoso.

Bolo de amendoim no liquidificador

A despeito de não ser, propriamente, um doce, a confecção de um bolo de amendoim de liquidificador é uma formidável escolha para quem deseja algo interessante para um café da tarde.

Misture todos os ingredientes em seu liquidificador e, em pouco tempo, você obterá um bolo fofinho, macio e saboroso. Para que tudo fique ainda melhor, tente recheá-lo com um pouco de doce de leite e decorá-lo com amendoins moídos. Este será, certamente, um tipo de doce de amendoim inesquecível.

Tags:

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo