Domador é o responsável por domesticar ou amansar um animal

Inicio » Agronegócio » Domador é o responsável por domesticar ou amansar um animal
04/07/2020 Por
Domador é o responsável por domesticar ou amansar um animal

Em meio à paciência e dedicação, a profissão de domador também exige conhecimento animal

Seja com cavalos ou mulas, a profissão de domador é um trabalho que apresenta uma iniciação complexa. Afinal de contas, esse profissional precisa compreender uma série de dificuldades que são impostas ao trabalho. Em especial, podemos citar a falta de aprendizado específico e certificações de manejo adequado.

Como simples comparação, enquanto a equitação demanda basicamente de estudos práticos e teóricos, o domador precisa investir um pouco mais. Nesse sentido, é preciso ter conhecimentos sobre as capacidades motoras e sensoriais do animal e manter em dia sua persistência e disciplina.

Domador

O que é domador?

Domador é uma profissão que requer muito conhecimento do animal e uma grande dose de dedicação. Até porque são poucos os cursos disponíveis no mercado, o que dificulta ter sucesso nesse tipo trabalho. Em outras palavras, ele precisa ter bons conhecimentos da raça de animal com a qual precisará lidar – e também força de vontade.

Além do mais, é preciso conhecer toda a sua história e a quais tipos de manejo ele já foi submetido para que a missão no ramo da equideocultura também seja cumprida com eficiência, abrangendo o bem-estar animal. Em todo caso, são inúmeros os domadores que fazem jornada dupla ou tripla, pois geralmente são capatazes, administradores e peões ao mesmo tempo.

Enfim, essa profissão pode estar ao seu alcance a partir de treinamentos certificados. Para isso, eles podem ser feitos até mesmo de forma gratuita por entidades como o Senar, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.

Como resultado, é possível melhorar a renda familiar e ainda aumentar o patrimônio com aquisição de bens materiais.

Domador

A equideocultura e doma de cavalos

Para os amantes de circuitos de rodeio, é possível investir em um conhecimento mais profundo desse universo sendo um profissional na doma de cavalos. Isso porque um domador de cavalos pode ter uma ocupação rentável, visto que esse mercado é carente de profissionais com boas qualificações.

Nestes casos, um domador capacitado e com certificações pode chegar a ganhar cerca de cinco mil reais por mês. De início, pode ser preciso domar cavalos mais xucros, que requerem um tempo médio de noventa dias para estarem treinados. No entanto, esse tempo pode ser menor caso o animal já tenha alguma relação com esse profissional.

Enfim, apesar de algumas desvantagens do começo, a profissão pode levar você a conhecer o mundo. Isso desde que sua paixão pela profissão o mantenha sempre atualizado e em busca de novidades relacionadas à forma de como estreitar relações com o animal e fazer a melhor doma possível.

Domador

O animal submetido a uma doma

Em primeiro lugar, em uma doma, é preciso refletir que as expectativas de homem e animal estão relacionadas a uma missão unilateral. No entanto, qualquer animal precisa ser visto pelo seu domador como apenas um aprendiz.

Em outras palavras, em um pressuposto de aprendizagem, o aprendiz precisa dedicar-se a cada passo da profissão. Assim, o homem começa a entender melhor quais os passos para uma doma ser assimilada com eficiência. Até porque o sucesso nesta profissão está ligado à sugestão do domador, conforme estratégias e técnicas que são estabelecidas para submeter esses animais à nossa vontade.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo