Ginete tem diferentes significados relacionados ao manejo de cavalos

Inicio » Agronegócio » Ginete tem diferentes significados relacionados ao manejo de cavalos
28/05/2019 Por
Foto: CHI Genève 2013 - 20131213 - Lucy Davis et Barron
Ginete tem diferentes significados relacionados ao manejo de cavalos

A profissão de ginete é muito conhecida em algumas regiões do Brasil, como os estados do Sul

O ginete é um profissional, seja homem ou mulher, que trabalha com a preparação e apresentação dos cavalos em provas e exposições.

As atividades de um ginete podem ser bastante exigentes. Além de manter o preparo físico dos animais, o profissional deve se preparar para viagens e períodos de classificatórias.

ginete

O que é ginete?

Ginete é o termo utilizado para definir a pessoa que trabalha com doma, criação e montaria de cavalos. O seu trabalho, portanto, pode ir desde o nascimento do potranco até o seu preparo para ser montado. Assim, o ginete trabalha com animais de prova, apresentação, e também montaria de animais xucros – que são aqueles que não foram domados.

Conforme o dicionário, ginete também pode definir um cavalo de boa raça, bem adestrado e dócil. Antigamente o termo também era utilizado para definir os guerreiros, homens que andavam armados de lança e adaga.

Quais os sinônimos de ginete?

A palavra ginete define, então,um homem ou uma mulher que trabalha com os cavalos. Um profissional em montar, alguém com experiência na área. Com isso, então, o termo pode ganhar alguns sinônimos como:

  • cavaleiro
  • cavalgador
  • jóquei
  • montador
  • peão

Como funciona esta profissão?

A profissão de ginete pode ser bastante exigente, pois o profissional deve estar em forma física para lidar com os animais. Além disso, as provas e apresentações fazem parte da rotina desta profissão. Por isso, muitas vezes a equipe precisa viajar por quilômetros para fazer parte das competições.

As funções do ginete variam conforme o local e a região onde ele trabalha, assim como o tamanho da fazenda. Entretanto, algumas atividades que fazem parte do trabalho deste profissional, são:

  • Alimentação dos cavalos
  • Higienização e manter a saúde dos animais
  • Processo de doma dos cavalos: primeiro contato com os animais, colocar a encilha, e ensinar ao animal os movimentos de andadura, trote e galope
  • Treinar para as provas: os movimentos e treinamentos vão variar conforme a raça do cavalo e o estilo de prova que o animal participa. Ainda assim, o ginete deve fazer aquecimentos com o cavalo e treinar os giros, saltos e corridas. Isso porque os dois formam um conjunto e devem trabalhar em união.

ginete

Ginete é profissão forte no Sul do Brasil

A região Sul do Brasil, e alguns outros Estados como São Paulo, possuem uma forte tradição na criação de cavalos crioulo. Esta raça possui uma prova específica realizada anualmente, chamada Freio de Ouro. Este ramo, então, movimenta a economia nacional devido às etapas de provas e leilões realizados.

Durante todo o ano, ginetes e cavalos treinam e participam de classificatórias, para chegar à final do Freio. O meio, portanto, movimenta milhares de pessoas em torno da criação e desempenho do cavalo crioulo. A profissão de ginete nestas regiões é muito valorizada, visto que é a parceria entre o profissional e o cavalo que garantem o sucesso do conjunto. Para competir, então, são necessárias algumas exigências.

O ginete deve seguir o regulamento da prova e, além de manter o cavalo em perfeitas condições de saúde, precisa se vestir conforme determina a tradição gaúcha. Dos ginetes gaúchos, então, são cobrados o uso do chapéu, ou boina, camisa, lenço, guaiaca, bombacha e bota.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo