Drenagem é método de enxugar e manter a fertilidade do solo

Inicio » Agricultura » Drenagem é método de enxugar e manter a fertilidade do solo
11/04/2019 Por
Drenagem é método de enxugar e manter a fertilidade do solo

A drenagem é importante na agricultura, pois mantém o ambiente propício ao cultivo

A drenagem é uma técnica eficaz e bastante usada no meio da agricultura. Isso acontece porque sua principal consequência é a secagem do solo que se encontra encharcado, o que contribui muito para as possibilidades de plantio no local. 

O método da drenagem é fundamental na agricultura. Isso porque, em solos com excesso de umidade, o plantio torna-se inviável; ao passo que o solo drenado já permite a um aumento de produtividade e a criação de novas áreas de cultivo.  

Processo de drenagem em grandes áreas

O que é drenagem?

A drenagem é uma técnica muito comum e que consiste na secagem do solo, de modo que ele fique apto para a realização de diferentes atividades. Além disso, a técnica ajuda na qualidade do ambiente, visto que a drenagem não permite que a água fique parada por um longo período de tempo no mesmo local.

O investimento em processos de drenagem é de suma importância para os agricultores; já que um solo encharcado por ser sinônimo de uma terra sem produtividade e, principalmente, rendimentos. Entre as principais vantagens dessa atividade, podemos citar:

  1. Rápida recuperação de áreas inundadas
  2. Melhoria da produtividade local
  3. Transformação de outros ambientes em áreas cultiváveis

Apesar de ser a mais popular, a drenagem artificial não é a única opção possível; ainda que seja considerada a mais eficiente. Nos dias em que a intensidade da chuva está baixa, a drenagem natural se mostra eficiente; garantindo que a absorção da água seja feita pela terra do solo.

A drenagem e o geotêxtil

O uso do material chamado de geotêxtil pode ser muito vantajoso para quem busca a manutenção do solo fértil. Ele previne que o solo entre em contato com diferentes texturas que podem causa erosão, garantindo que a água apenas passe pela sua estrutura física; mas não a encharque. 

O uso do geotêxtil é muito comum em ambientes como o de construção civil, incluindo as construções de estradas e túneis. A aplicação desse material ajuda no cuidado do solo e evita problemas futuros, como o cedimento de terra, por exemplo.

Sua utilização é um ótimo investimento para a qualidade da drenagem do solo, já que toda a proteção feita por esse produto é de forma simples e natural.

Campo aberto com drenagem em seu subsolo

Como fazer drenagem?

A drenagem é feita a partir de mangueiras que são soterradas no solo, envolvidas por um pano e cobertas por brita – pedras de construção. Todas as mangueiras presentes no solo fazem a absorção da água e a jogam dentro de um poço. Após isso, a água é enviada diretamente ao esgoto.

No entanto, para que a drenagem seja eficiente, é de suma importância que a compactação do solo seja feita; o deixando em estrutura uniforme e propício para receber todas as mangueiras de drenagem. Após completar as etapas da drenagem, o solo já está apto para que seja construído um contrapiso, por exemplo. 

É importante que a pessoa responsável pelas atividades do local saiba identificar problemas relacionados à drenagem. Dessa forma, caso seja necessário, o responsável pode chamar uma equipe especializada antes de uma situação agravante. Principais sinais de que a drenagem não está sendo eficiente:

  1. Umidade subindo a superfície do solo
  2. Rachaduras no contrapiso

Caso o dreno não esteja sendo efetivo, é necessário abrir o solo novamente para checar o que está causando essas situações. Em prédios, por exemplo, a solução deve ser emergencial, para não agravar toda a sua estrutura.

Impacto da drenagem na agricultura

A qualidade dos cultivos depende muito do modo como a drenagem vem sendo feita. Atualmente, o Brasil é reconhecido por dominar diferentes setores, entre eles a agricultura. Isso acontece por por conta da extrema atenção dos proprietários com esse tipo de precaução, o que acaba posicionando o país entre os melhores do setor.

A drenagem incorreta do solo pode torná-lo infértil, fazendo com que os cultivos não tenham desenvolvimento nessas regiões. Com isso, toda a economia pode acabar sofrendo com a falta de produção nessas terras prejudicadas; o que impacta diretamente o consumidor e o país, como um todo. 

A drenagem e o meio ambiente

O método de absorção da água tem significado no impacto ambiental. Todavia, sua eficácia só é absoluta se alguns cuidados específicos tenham sido tomados, e isso começa muito antes da drenagem.

Todo o lixo que é jogado direto ao chão, por exemplo, tem a capacidade de obstruir a passagem da água, o que atrapalha imensamente todo o processo de absorção.

Em rodovias, por exemplo, esse método é importante para manter os caminhos sempre secos para os carros, evitando acidentes. Entretanto, com a obstrução das drenagens, poças d’água se acumulam nesses espaços, o que pode torná-los perigosos.

O descarte de lixo nas ruas é o principal ponto que atrapalha os processos de drenagem. Por isso, diferentes métodos de conscientização têm sido aplicados no Brasil, mostrando a importância de se preservar o meio ambiente.

Além disso, novos investimentos podem ser feitos por conta da preservação do ecossistema. Isso porque, com as passagens funcionando bem, o governo poderá investir nos métodos de drenagem em mais regiões do país.

Curiosidades sobre a drenagem

  1. A drenagem linfática é conhecida mundialmente por ser uma técnica de massagem que estimula a circulação e o funcionamento do corpo. Assim, diminui os inchaços relacionados ao excesso de cansaço, por exemplo.
  2. Drenagens também são comuns em estádios de futebol. Antes de todo jogo, o gramado faz o processo de secagem para que fique propício a prática do esporte.
  3. Assim como as hortas localizadas em regiões mais afastadas, as urbanas também usam a drenagem.

Drenagem no ambiente agrícola

Para que tudo saia corretamente, é necessário a contratação de uma empresa especializada em fazer esse tipo de serviço. Os preços desse tipo de trabalho são elevados, no entanto, o resultado e o retorno são vistos rapidamente.

Fazer sozinho a estrutura de absorção da água pode ser perigoso, pois, ao invés de evoluir o solo, poderá estar o comprometendo. Assim, a difusão da água não será feita corretamente e problemas surgirão, como pontos de alagamento dentro da propriedade.

Regiões que tenham alta densidade de chuva necessitam da drenagem nas propriedades. Esse método é importante não só para agricultura, mas também para a locomoção do indivíduo por sua propriedade. A drenagem é uma opção indispensável a quem deseja realizar boas atividades relacionadas ao solo, permitindo que o ambiente esteja sempre propício a receber diferentes tipos de cultivo.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo