O ecoturismo já é desenvolvido em território brasileiro, entretanto, ainda existe muito campo a ser explorado
O ecoturismo visa a preservação da natureza em parceria com o desenvolvimento turístico da região.
Algumas cidades e estados do Brasil vem promovendo o ecoturismo há alguns anos. A cidade de Bonito, por exemplo, é uma referência dentro do ramo.
O que é ecoturismo?
Ecoturismo é um segmento dentro das atividades turísticas que promove e organiza o turismo de maneira sustentável, sem a degradação do meio ambiente e aproveitando as belezas naturais de cada região.
Também chamado de turismo de natureza ou turismo ecológico, ele incentiva, então, a exploração do patrimônio cultural e ambiental. Seu principal objetivo é promover a preservação das regiões e o bem-estar da população que vive no local.
Entretanto, é muito difícil chegar a este nível de turismo, na prática. Isso porque o trânsito de pessoas e veículos pode ser prejudicial, principalmente em locais que desejam manter o máximo possível de natureza preservada. Ainda assim, especialistas afirmam que o ecoturismo controlado ajuda na preservação, além de ser uma forma de educação ambiental.
Tipos de ecoturismo
Existem diversos tipos de ecoturismo. Ele apenas vai variar conforme a localização, atrativos geográficos e características de cada local onde desponta este potencial. Alguns exemplos de ecoturismo, portanto, podem ser encontrados nas atividades:
- Tirolesa
- Cavalgada
- Caminhadas
- Flutuação
- Observação de aves
- Cicloturismo
- Parapente
- Asa-delta
- Balonismo
- Rafting
É importante lembrar, entretanto, que cada uma destas atividades deve ser realizada de forma consciente e preservando o ambiente. O ecoturismo possui alguns “ditados” que devem ser seguidos para que a atividade não seja prejudicial:
- Da natureza não se tira nada, a não ser fotos.
- Nada se deixa na natureza, a não ser pegadas.
- Nada se leva da natureza, a não ser recordações.
Seguindo este lema, então, o turismo é garantido e a preservação também.
Ecoturismo no Brasil
O ecoturismo no Brasil vem sendo bastante difundido em diversas regiões. Contudo, estudos apontam que o potencial turístico brasileiro relacionado ao turismo ecológico poderia ser bem mais explorado. Muitas cidades e estados ainda não sabem como aproveitar as suas belezas naturais.
Ainda assim, algumas operadoras estão se especializando na área e movimentam este segmento. Conforme os dados, muitos estrangeiros gostam de viajar para o Brasil e conhecer esta prática de turismo. Os principais destinos de ecoturismo atualmente são a Amazônia, Pantanal e Foz do Iguaçu. Além disso, também existe a cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul, conhecida como uma referência no ramo.
Os princípios do ecoturismo
O turismo ecológico segue alguns princípios para que possa funcionar na prática. Um dos mais importantes é que deve minimizar o impacto ambiental, além de favorecer a conservação da natureza. Um dos objetivos deste tipo de turismo também é de aumentar o conhecimento cultural e ambiental da população, assim como dos turistas que visitam a região.
Por fim, então, o ecoturismo deve promover a consciência a respeito do meio ambiente e das causas ambientais. Deve trazer benefícios financeiros para a conversação do local no qual está inserido, assim como proporcionar experiências positivas para os turistas e moradores locais.