Ecoturismo é segmento turístico que visa a preservação da natureza

Inicio » Agronegócio » Ecoturismo é segmento turístico que visa a preservação da natureza
28/05/2019 Por
Ecoturismo é segmento turístico que visa a preservação da natureza

O ecoturismo já é desenvolvido em território brasileiro, entretanto, ainda existe muito campo a ser explorado

O ecoturismo visa a preservação da natureza em parceria com o desenvolvimento turístico da região.

Algumas cidades e estados do Brasil vem promovendo o ecoturismo há alguns anos. A cidade de Bonito, por exemplo, é uma referência dentro do ramo.

Ecoturismo

O que é ecoturismo?

Ecoturismo é um segmento dentro das atividades turísticas que promove e organiza o turismo de maneira sustentável, sem a degradação do meio ambiente e aproveitando as belezas naturais de cada região.

Também chamado de turismo de natureza ou turismo ecológico, ele incentiva, então, a exploração do patrimônio cultural e ambiental. Seu principal objetivo é promover a preservação das regiões e o bem-estar da população que vive no local.

Entretanto, é muito difícil chegar a este nível de turismo, na prática. Isso porque o trânsito de pessoas e veículos pode ser prejudicial, principalmente em locais que desejam manter o máximo possível de natureza preservada. Ainda assim, especialistas afirmam que o ecoturismo controlado ajuda na preservação, além de ser uma forma de educação ambiental.

Tipos de ecoturismo

Existem diversos tipos de ecoturismo. Ele apenas vai variar conforme a localização, atrativos geográficos e características de cada local onde desponta este potencial. Alguns exemplos de ecoturismo, portanto, podem ser encontrados nas atividades:

  • Tirolesa
  • Cavalgada
  • Caminhadas
  • Flutuação
  • Observação de aves
  • Cicloturismo
  • Parapente
  • Asa-delta
  • Balonismo
  • Rafting

Ecoturismo

É importante lembrar, entretanto, que cada uma destas atividades deve ser realizada de forma consciente e preservando o ambiente. O ecoturismo possui alguns “ditados” que devem ser seguidos para que a atividade não seja prejudicial:

  1. Da natureza não se tira nada, a não ser fotos.
  2. Nada se deixa na natureza, a não ser pegadas.
  3. Nada se leva da natureza, a não ser recordações.

Seguindo este lema, então, o turismo é garantido e a preservação também.

Ecoturismo no Brasil

O ecoturismo no Brasil vem sendo bastante difundido em diversas regiões. Contudo, estudos apontam que o potencial turístico brasileiro relacionado ao turismo ecológico poderia ser bem mais explorado. Muitas cidades e estados ainda não sabem como aproveitar as suas belezas naturais.

Ainda assim, algumas operadoras estão se especializando na área e movimentam este segmento. Conforme os dados, muitos estrangeiros gostam de viajar para o Brasil e conhecer esta prática de turismo. Os principais destinos de ecoturismo atualmente são a Amazônia, Pantanal e Foz do Iguaçu. Além disso, também existe a cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul, conhecida como uma referência no ramo.

Ecoturismo

Os princípios do ecoturismo

O turismo ecológico segue alguns princípios para que possa funcionar na prática. Um dos mais importantes é que deve minimizar o impacto ambiental, além de favorecer a conservação da natureza. Um dos objetivos deste tipo de turismo também é de aumentar o conhecimento cultural e ambiental da população, assim como dos turistas que visitam a região.

Por fim, então, o ecoturismo deve promover a consciência a respeito do meio ambiente e das causas ambientais. Deve trazer benefícios financeiros para a conversação do local no qual está inserido, assim como proporcionar experiências positivas para os turistas e moradores locais.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo