Eldorado Brasil se destaca na produção de celulose em território nacional

Inicio » Agronegócio » Eldorado Brasil se destaca na produção de celulose em território nacional
06/09/2019 Por
Eldorado Brasil se destaca na produção de celulose em território nacional

Eldorado Brasil é uma das maiores produtoras de celulose do país

No Brasil, diversas empresas conseguem, aos poucos, crescer e garantir o seu espaço. E no mercado de celulose, a Eldorado Brasil é um bom exemplo disso; já que figura entre as que vem ganhando notoriedade ao longo dos últimos anos.

Trata-se de uma organização de destaque e, por isso, muitos gostam de dizer que a Eldorado Brasil tem uma história muito curta, mas extremamente relevante para o cenário industrial nacional. Fundada no ano de 2010, esta empresa brasileira de celulose já é considerada uma das maiores do ramo no país.

Eldorado Brasil beneficia a nossa economia e o meio ambiente

A história da Eldorado Brasil

Tudo aconteceu quando a J&F Participações se uniu a MCL Participações e, no mesmo mês, foi iniciada a construção da primeira fábrica da empresa. O investimento era de 6,2 bilhões de reais e a propriedade foi construída em Três Lagoas, no estado do Mato Grosso do Sul.

O tempo passou e a empresa foi crescendo, ganhando um notório espaço em territórios nacional e internacional. E isso pode ser comprovado, facilmente, através dos números da empresa. Em 2013, o grupo Eldorado Brasil chegou à marca de 1 milhão de toneladas de celulose comercializadas.

O sucesso foi tanto que, na metade do ano de 2015, o grupo precisou abrir seu próprio terminal de cargas no porto de Santos para dar conta de transportar toda a demanda de produtos. Isso porque, na época, quase 100% de sua produção era voltada para a exportação.

Atualmente, a empresa vive seu auge. Ano após ano vem batendo recordes de produção e venda de celulose e energia. Ainda é interessante ressaltar que a fábrica Eldorado Brasil é autossustentável em relação ao consumo de energia. Isso se deve ao uso da biomassa produzida no processo de fabricação da celulose.

Como a celulose é produzida?

Como estamos falando sobre uma empresa que é referência no ramo da produção de celulose, nada mais justo que comentar um pouco sobre este produto e como ele é produzido.

Para começar, é interessante que você saiba que ela é uma matéria-prima extraída diretamente das árvores e tem diversas finalidades, seja dentro ou fora do setor agropecuário. Assim, as principais etapas de seu processo de extração são:

  1. colheita da árvore;
  2. corte do tronco;
  3. separação da capa do tronco.

Em seguida, os troncos das árvores são enviados diretamente para a fábrica.  Lá é realizado o processo de polpação – onde o material vira a celulose propriamente dita.

Eldorado Brasil

Mais adiante, diferentes processos químicos são realizados para que ela obtenha a sua tradicional textura branca; podendo, assim, ser utilizada também na produção de papel de celulose Eldorado.

Contudo, é importante que haja um controle ambiental na produção da celulose. Durante o processo inicial, muitas árvores são derrubadas, o que acaba trazendo um enorme prejuízo para o nosso ecossistema de uma maneira geral.

Felizmente, quando falamos sobre a Eldorado Brasil, esse problema se torna um pouco menor. Isso porque a empresa pratica a reposição de áreas desmatadas, e já foi responsável por mais de 200 mil hectares de floresta plantada até hoje.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo