Celulose traz vantagens em produções e consumo do mundo agropecuário

Inicio » Meio Ambiente » Celulose traz vantagens em produções e consumo do mundo agropecuário
28/03/2019 Por
Celulose traz vantagens em produções e consumo do mundo agropecuário

A celulose é um matéria-prima muito utilizada na agropecuária, o seu uso pode aumentar a rentabilidade da fazenda

A celulose é uma matéria-prima muito comum na agropecuária. Extraída diretamente das arvores, uma de suas principais características é promover mais qualidade para o desenvolvimento das plantas.

No entanto, a celulose é um material não consumido de forma direta por seres humanos. Isso porque a sua composição não seria benéfica ao organismo. Por outro lado, alguns animais – como os bois e vacas – podem se alimentar do material, e seu organismo suporta e digere o produto com facilidade.

Vaca se alimentando de vegetais que possui celulose

O que é celulose?

A celulose é uma matéria-prima extraída diretamente das árvores e tem diversas finalidades, seja dentro ou fora do setor agropecuário. Os vegetais, por exemplo, se beneficiam muito do produto durante sua fase de crescimento, pois ela oferece os nutrientes necessários em seu avanço. Já no caso do consumo animal, ele ajuda a melhorar as paredes do estômago do gado e na produção de bactérias que os protegem de doenças graves.

Todavia, seres humanos, mesmo não podendo se alimentar das fontes de celulose de forma direta, fazem o seu consumo por meio da ingestão de vegetais. Alimentos ricos em nutrientes são compostos pela matéria, de modo que ela ajuda, mesmo que indiretamente, a melhorar o funcionamento do organismo humano.

Entre os principais alimentos compostos pela fibra de celulose e consumidos pelos seres humanos, podemos citar:

  • Couve
  • Repolho
  • Espinafre
  • Almeirão
  • Rúcula
  • Acelga
  • Brócolis
  • Alface

O consumo da celose por meio de vegetais ajuda pessoas que buscam qualidade de vida; uma vez que esses alimentos são compostos pelas fibras de celulose – capazes de melhorar o desempenho atlético e, consequentemente, a regeneração do corpo.

Além disso, a indústria têxtil é uma das maiores consumidores de celulose em todo o mundo. O algodão, material utilizado nas pessoas de roupa, é a planta que mais têm a presença da matéria-prima, cerca de 98%.

O uso dessa matéria-prima nas fraldas descartáveis também é extremamente importante. A estrutura da celulose –  para esse intuito – é usada como impermeabilizante, impedindo a passagem da urina do bebê. Quando em contato com líquido, a celulose incha, de modo que absorve toda o líquido.

Produção da celulose

O processo da produção da celulose é importante, pois ela é a primeira etapa de toda a construção de uma das matérias primas mais importantes do agronegócio. As principais etapas desse processo são:

  1. Colheita da árvore
  2. Corte do tronco
  3. Separação da capa do tronco

Feito isso, os troncos das arvores são envidados diretamente para a fábrica para que seja feito o processo de polpação – que é onde o material vira a celulose propriamente dita. Em seguida, diferentes processos químicos são realizados para que ela tenha a textura branca; podendo, assim, ser utilizada também na produção de papel de celulose.

Contudo, é importante que haja um controle ambiental na produção desse produto. Durante o processo inicial, muitas árvores são decupadas, de modo que possa trazer prejuízos principalmente ecossistema.

De acordo com dados do Imazon (2015), o desmatamento da Amazônio acontecesse de forma excessiva, e já está em algo por volt de 215%. Para se ter uma noção, o tamanho do problema é tão grande que, em dimensões territoriais, o território degradado chega a ser maior que a cidade de São Paulo.

Por isso, é importante que haja um controle ambiental na produção de celulose, para assim entender de onde tão vindo as grandes produções e assim equilibra-las junto ao desmatamento. A celulose é importante para a vida humana, porém, isso precisa realocado junto a qualidade de vida do universo.

Agências se saúde promovem comitês anuais para tratar de assuntos importantes a vida na terra. O desmatamento, além de prejudicar a vida humana, atrapalha todo o ecossistema, de modo que animais venham a ter suas raças extintas. A celulose é uma matéria-prima que não é utilizada comercialmente em sua forma bruta. Dessa maneira, não é possível encontrá-lo em mercados, por exemplo.

Celulose - Amido no arroz

Amido e celulose

O amido é um carboidrato que está interligado com a produção de glicose. O excremento que é extraído das plantas é utilizado nas hidroelétricas, para assim trabalhar no uso de novos tipos de energia. Além disso, produções naturais têm grandes quantidades de amido, como a batata, arroz e o milho.

Juntos, o amido e a celulose formam dois dos maiores produtos de toda a natureza. A disponibilidade dos dois ainda é vista como algo fértil, visto que ela é encontrada em diferentes tipos de plantas e em praticamente por toda a sua extensão.

A importância do amido se dá pelo fornecimento de nutrientes durante o desenvolvimento dos vegetais, tornando sua aparência mais viva atraente para o consumo dos humanos e dos animais. Hoje, com a alta tendência para atingir a bola alimentação, o uso de vegetais que possuam amido e celulose na composição tornou-se cada vez mais comum.

Um ponto importante é que, por estar presente na maioria dos vegetais, ele acaba se tornando acessível a diferentes tipos e classes sociais – elevando a qualidade de vida destes.

Celulose na agropecuária

Pequenos agricultores que estejam crescendo podem tirar vantagens do uso da celulose. Isso porque eles podem fazer o uso dos vegetais para autoconsumo e, ainda, para ajudar na alimentação dos animais. Deste modo, podem incentivar o desenvolvimento correto e saudável do rebanho para que sirvam na pecuária de corte.

A celulose na pecuária afeta diretamente a economia, uma vez que as produções podem gerar exportações para diferentes países do globo. Atualmente, o Brasil é um dos maiores exportadores de vegetais em todo o mundo. Mercados como o da China e Estados Unidos importam o vegetal brasileiro. O solo e o clima considerado tropical são fatores de extrema importância para o cultivo de vegetais que possuam celulose.

Celulose

Toda a evolução da celulose é importante para investimento no setor e a aparição de novos agropecuaristas. Dessa maneira, o mercado brasileiro cresce com um todo, possibilitando investimentos em outras áreas de crescimento.

Propriedades que tenham grandes hectares, por exemplo, podem investir na produção de celulose em maior quantidade, elevando o nível de sua fazenda a produções consideradas estratosféricas. A celulose ainda é uma matéria-prima muito consumida de forma indireta e indireta; embora seu nome ainda não se sobressaia em relação aos vegetais.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo