Empaer atua na agricultura familiar do Mato Grosso

Inicio » Agronegócio » Empaer atua na agricultura familiar do Mato Grosso
07/05/2019 Por
Empaer atua na agricultura familiar do Mato Grosso

A Empaer é uma empresa pública com foco na extensão e desenvolvimento de projetos rurais

Uma das principais funções da Empaer é trabalhar com os pequenos agricultores e auxiliar na produção rural dos municípios do Mato Grosso.

A Empaer está ativa desde da década de 90 e atende mais de 120 cidades do estado.

Empaer

O que é Empaer?

Empaer é uma empresa pública do Estado do Mato Grosso que atua na extensão rural dos municípios. Com o nome de Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural, a instituição foi criada em 1992.

Seu surgimento, então, nasceu da fusão de duas outras organizações já existentes: a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MT), a Empresa de Pesquisa Agropecuária (Empa) e a Companhia de Desenvolvimento Agrícola (Codeagri).

Apesar do surgimento da Empaer apenas na década de 90, o trabalho de extensão rural no estado já existia desde setembro de 1964. Foi oficializado, então, com a fundação da empresa pública.

Atuação da Empaer

São mais de 148 unidades da instituição distribuídas pelo Mato Grosso. Dessa forma, a empresa consegue prestar seus serviços para mais de 120 municípios. Os escritórios estão distribuídos da seguinte forma:

  • 1 escritório central em Cuiabá
  • 9 escritórios regionais
  • 124 escritórios locais
  • 3 centros regionais de pesquisa e transferência de tecnologia
  • 1 núcleo com sete laboratórios (nestes espaços são trabalhadas questões envolvendo o solo, nutrição animal, fitopatologia, controle biológico, biotecnologia, assim como sementes e entomologia)
  • 6 campos experimentais
  • 4 viveiros de produção de mudas

Conforme a própria empresa descreve, a insfraestrutura é focada para o atendimento do pequeno produtor rural e da propriedade familiar. O objetivo é levar tecnologia e conhecimento para auxiliar esses produtores.

De que forma a Empaer trabalha?

A instituição trabalha principalmente com extensão rural, criando e desenvolvendo projetos em parceria com os produtores. Alguns pontos principais no trabalho da empresa estão focados em:

  • Assistência técnica e extensão rural
  • Profissionalização e capacitação de agricultores, através de cursos e palestras
  • Elaboração de projetos de crédito rural, viabilizando assim a compra de produtos e insumos
  • Pesquisa com culturas anuais, frutíferas, pastagem, assim como pecuária, piscicultura, essências florestais e recursos naturais renováveis
  • Análises de solo, bem como de solo, fitopatologia, adubos e corretivos, nutrição animal e vegetal
  • Produção e comercialização de mudas frutíferas, ornamentais, culturas perenes, florestais nativas

Objetivos da Empaer?

Uma das missões descritas pela empresa é de gerar conhecimento e facilitar as tecnologias no meio rural. O objetivo, assim, é de facilitar a extensão para o desenvolvimento das áreas interioranas. A prioridade da Empaer, portanto, é a agricultura familiar.

Para o futuro, a instituições tem alguns planos. Uma de suas pretensões é ganhar estabilidade como empresa  moderna e atualizada, atuando com eficiência no cumprimento do trabalho com os agricultores.

Empaer

Como entrar em contato com a Empaer?

É possível entrar em contato com a instituição pessoalmente, em seus escritórios, ou ainda por telefone. O escritório central da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural fica localizado na rua 55, Bairro Boa Esperança, em Cuiabá. Ele está aberto de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. Para entrar em contato, basta telefonar para o número (65) 3613-1700.

Já nos demais escritórios regionais da Empaer, bem como os Centros Regionais de Pesquisa e Transferência de Tecnologia e Campos Experimentais, o horário de funcionamento é das 7h30 às 13h30.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo