Endógenos: fenômenos naturais que modificam a geografia da Terra

Inicio » Meio Ambiente » Endógenos: fenômenos naturais que modificam a geografia da Terra
12/03/2019 Por
Endógenos: fenômenos naturais que modificam a geografia da Terra

Agentes endógenos podem ser encontrados em diferentes segmentos: na saúde e na geografia, principalmente

Em relação à superfície da Terra, os fatores endógenos são aqueles fenômenos que modificam a estrutura ou as paisagens. Eles ocorrem através de movimentos naturais do próprio planeta.

Os agentes endógenos também podem se referir à características de doenças, por exemplo. São fatores determinantes que não possuem relação com o organismo. Ou seja, independente dos hábitos que a pessoa possui, invariavelmente ela está propensa àquela condição de saúde.

Endógenos

O que é endógeno?

Endógeno pode ser classificado como qualquer fator que afeta o homem, a geografia, ou a produção rural, proveniente de causas internas. A palavra pode ser usada com diferentes objetivos, estando relacionada com doenças, fenômenos climáticos ou geografia, por exemplo.

Fatores endógenos na saúde

Em relação às questões de saúde, existem fatores que são inerentes às escolhas de determinada pessoa. Ou seja, o indivíduo está propenso à determinada situação, independente de seus hábitos ou comportamentos.

Estes fatores são chamados endógenos e podem se basear em herança genética ou anatomia do corpo humano. Nestes casos, portanto, a pessoa já nasce com as características definidas e imutáveis.

Fatores endógenos na geografia

A superfície da Terra pode sofrer alterações ao longo dos anos, essas mudanças são causadas por fatores endógenos ou exógenos. Assim, a geografia é constantemente afetada por movimentações e transformações que têm origem no interior do planeta.

Também chamados de agentes endógenos do relevo, eles são elementos naturais que surgem nas camadas mais profundas da Terra e, quando chegam à superfície, causam alterações e fenômenos.

Os exemplos de fatores endógenos acontecem no núcleo terrestre, entretanto, podem afetar muito a população. São eles:

  • Terremotos
  • Vulcões
  • Tectonismo

Quais são os agentes endógenos da Terra?

Também chamado de tectonismo, este fenômeno é a movimentação que acontece entre as fissuras das placas que compõem a crosta terrestre. Ao se movimentarem, então, as placas criam alterações geográficas graduais ao longo dos anos. Um exemplo disso é a formação de cordilheiras e montanhas.

Já os vulcões se formam nos pontos de choque entre estas placas. Um vulcão ativo ocasionalmente expele o magma, em forma de lava, para a superfície da Terra. Assim, ao se solidificar, este magma cria novas formações terrestres, como rochas.

Outro exemplo são os terremotos causados pela movimentação abrupta e choque entre as placas tectônicas. Assim, os abalos sísmicos acontecem quando as placas estão se acomodando na crosta terrestre. Os terremotos podem, então, provocar grandes prejuízos para a vida terrestre – desde a destruição de cidades até a formação de tsunamis.

Endógenos

Relações entre endógeno e exógeno

Como vimos, fatores endógenos da geografia são relacionados a fenômenos internos, promovidos pela própria Terra.  Já os fatores exógenos acontecem por causas externas, que também causam modificações na superfície terrestre.

Alguns exemplos destes fatores são:

  • Movimento das águas como chuvas e rios
  • Ventos fortes
  • Alterações no clima e temperatura

Ambos os fatores, sendo endógeno ou exógeno, causam mudanças no ambiente onde vivemos: algumas mais repentinas, outras no decorrer de milhares de anos. A questão é que todos os tipos de vida são, portanto, diretamente dependentes e influenciados por estes agentes.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo